SóProvas


ID
1451284
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerada a norma-padrão escrita, é clara, concisa e correta a seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Não consigo ver o erro da letra D

  • A- "...tomar emprestado deles..." B) Verbo haver com sentido de existir = singular C) Atém D) A redação da frase não está clara, falta uma vírgula, eu acho....

  • O erra da letra D é a pontuação. Não deveria ser usada a vírgula depois de tratam, mas sim, dois pontos.

  • Poxa que provinha difícil! 

  • dificil mesmo. Bem, não entendi bulufas desta frase da letra e.


  • Não tenho certeza,se estiver errada me corrijam, mas acredito que a letra D o erro está na regência. Quem justifica, justifica algo A alguém, então ficaria: justificou sua opinião a forma que ambos se tratam. Prova difícil,  precisamos do comentário do prof.

  • Por favor professores, comentem mais as questões! Ainda mais numa prova como essa! 

  • Nao seria o erro da letra D, a falta do "de" antes do "que" pedido pela regência do verbo tratar? ....e justificou sua opinião pela forma DE que ambos se tratam.... Quem se trata, trata DE alguma forma... P.S.: não tenho certeza.

  • O erro da letra D nao estaria em AMBOS SE?

    ambos deve vir antes de substatntivo, podendo ser ambos são amigos ou ambos os empresarios...
  • Na letra D)  eu "acho" que falta a preposição com como assinalado a seguir: "Considerou inócua qualquer tentativa de mediarmos os conflitos que crescem em progressão geométrica e justificou sua opinião pela forma com que ambos se tratam, excessivamente agressiva."

  • D) Considerou inócua qualquer tentativa de mediarmos os conflitos que crescem em progressão geométrica e justificou sua opinião pela forma que ambos se tratam, excessivamente agressiva.

    Há também um problema de correlação verbal. Formas possíveis para pretérito perfeito do indicativo não podem ser correlacionadas com presente, senão vejamos:

    1) Pretérito perfeito do indicativo + Pretérito imperfeito do indicativo  

    Ex: Notou que seu desempenho nas provas melhorava à medida que resolvia questões anteriores.  

    2) Pretérito perfeito do indicativo + Pretérito imperfeito do subjuntivo  

    Ex.: Desejei que você gabaritasse a prova.  

    3) Pretérito perfeito do indicativo + Pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo  

    Ex.: Quis que eles tivessem gabaritado a prova. 

    Fonte: Curso do Estratégia, professor Fabiano Sales.
  • Segundo a professora Flávia Rita, o erro da letra D está no SE junto do verbo tratar, pois não faz sentido a frase ser reflexiva.

  • Ainda não consegui ver o erro da letra d)
  • Segundo o comentário do professor aqui do QC, o erro da D está no "que"...o correto seria "pela forma COMO ambos se tratam".


    Tá difícil, viu...cada um fala uma coisa...

  • a)Tributos em homenagem a esportistas são cada vez mais frequentes, e mais comum também está ficando o hábito de o anfitrião tomar emprestado DELES as frases mais representativas de seu estilo.ERRADA - QUEM EMPRESTA, EMPRESTA DE. 

      b) Ele que não receie, pois grandes distâncias podem ser enfrentadas sem medo, em vias desconhecidas, se HOUVER pontos de referência bem determinados que orientem o motorista. ERRADO, HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR FICA NO SINGULAR 

      c) Na mão inversa da maioria dos representantes sindicais, é ele, o líder veterano, que se atêm a detalhes insignificantes para o desejado pacto, de cuja realização tantos dependem. ERRADO, ELE SE ATÉM (NOS VERBO QUE DERTIVAM DO VERBO "TER" A 3º PESSOA DO SINGULAR É COM ACENTO GRAVE, O CIRCUNFLEXO É NA 3º PESSOA DO PLURAL) ELES SE ATÊM. 

      d) Considerou inócua qualquer tentativa de mediarmos os conflitos que crescem em progressão geométrica e justificou sua opinião pela forma COMO ambos se tratam, excessivamente agressiva. ERRADO- O "QUE" FOI MAL UTILIZADO. 

      e) Acordos tácitos podem ser imunes a críticas de quem observa, de fora, os que celebram a convenção, mas nunca prescindem da constante validação daqueles que estabelecem os pactos mudos. CORRETA. 

  • A) Tributo já significa homenagem. Houve uso de redundância.

  • colega,

    o erro da letra D está na falta da preposição COM após a palavra FORMA...

    pois, quem trata (no sentido de cuidar, lidar VTI ou VTDI) trata com ...

    Ex:Trate os clientes COM respeito



  • a) Tributos, em homenagem a esportistas, são cada vez mais frequentes, e mais comum também está ficando o hábito de o anfitrião tomar emprestado DELES as frases mais representativas de seu estilo. ERRADO 
    --> De o anfitrião TOMAR (o "de" está separado do "o" porque "o anfitrião" é sujeito do verbo tomar que está no infinitivo). 
    -->tomar emprestado DELES.

    b) Ele que não receie, pois grandes distâncias podem ser enfrentadas sem medo, em vias desconhecidas, se HOUVER pontos de referência bem determinados que orientem o motorista. ERRADO 
    VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL (não varia) - Se HOUVER PONTOS DE REFERÊNCIA.

    c) Na mão inversa da maioria dos representantes sindicais, é ele, o líder veterano, que se atêm a detalhes insignificantes para o desejado pacto, de cuja realização tantos dependem. ERRADO 
    ... É ele que se ATÉM (3º PESSOA DO SINGULAR- ADVÉM DO VERBO TER).

    d) (ELE) Considerou inócua qualquer tentativa de mediarmos os conflitos que crescem em progressão geométrica e justificou sua opinião pela forma COMO ambos se tratam, excessivamente agressiva. ERRADO 
    MANEIRA - PELA FORMA COMO

    e) Acordos tácitos podem ser imunes a críticas de quem observa, de fora, os (AQUELES) que celebram a convenção, mas nunca prescindem da constante validação daqueles que estabelecem os pactos mudos. CORRETA.


  • A letra E é a única perfeita, sem erro algum. Eu matei a questão, oh yes.

  • Estranho que a correta seja uma frase muito pouco clara, já que o enunciado pede frase "clara e concisa". 

  • A FCC escreve ''clara'' mas é melhor procurar o erro gramatical porque quase todas as frases que ela inventa são esquisitas rs