SóProvas


ID
1451920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue o item subsequente.

A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incorreto: Disfunções da Cultura
    Até agora não analisamos se uma cultura é boa ou ruim. Muitas de suas características podem ser vantajosas. Uma cultura pode trazer estabilidade ao sistema social na organização, proporcionando um sentido de identidade aos integrantes da organização e um comprometimento com algo maior do que os interesses pessoais.6
    Entretanto, a cultura também pode ser negativa em certas circunstâncias. Algumas características dessas disfunções são:7
    Ø Barreiras às mudanças – a cultura pode ser negativa quando há um ambiente dinâmico (com muitas mudanças acontecendo) e essa cultura impede que a organização se adapte aos novos desafios. A consistência no comportamento não é positiva em ambientes dinâmicos, apenas nos estáveis.
    Ø Barreiras às diversidades – culturas fortes põem pressão nos integrantes para se “encaixarem” em um perfil de comportamento considerado adequado. A contratação de pessoas de cor, raça, idade, gênero ou outras diferenças pode colidir com essa “visão” do que é aceitável na organização. Essa cultura pode então dificultar a assimilação de pessoas diferentes, que são necessárias para que a organização tenha qualidades e características que somente pessoas diferentes costumam trazer para uma organização.
    Ø Barreiras às aquisições e fusões – a maior dificuldade que duas organizações costumam encontrar ao ocorrer uma fusão ou aquisição é como conciliar duas culturas diferentes (principalmente quando essas organizações são grandes!). Normalmente, só eram considerados os fatores financeiros ou a linha de produtos envolvidos, mas atualmente os fatores culturais passaram também a ser considerados.


    Fonte: 7 Robbins e Coulter, Administração, 1998.

  • Segundo Giovanna Carranza do EuVouPassar:
    "A cultura de uma organização envolve elementos tangíveis e intangíveis. Os fatores tangíveis são aqueles concretos e facilmente percebidos, como o estilo de vestuário, a organização dos ambientes de trabalho e as tecnologias de gestão, por exemplo. Já os elementos intangíveis estão relacionados à questões mais subjetivas, ligadas às crenças, valores, símbolos, regras não institucionalizadas e tabus. Bowditch e Buono chamam os elementos tangíveis de cultura organizacional objetiva e os elementos intangíveis compõem a cultura organizacional subjetiva."

    Dessa forma a questão se torna Errada, pois afirma que a cultura organizacional é altamente subjetiva.
  • COMPLEMENTANDO

    Q292497Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 4Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Cultura Organizacional; 

    As organizações são compreendidas a partir das dimensões subjetiva e objetiva da cultura organizacional, a qual descreve os elementos culturais tangíveis e intangíveis que caracterizam o modo de ser e agir das organizações. 

    GABARITO: CERTO

  • quando se tratar de cultura organizacional lembrem se ela não é absoluta,pois podem haver mudanças as quais são difíceis mas acontecem.

  • Parte da cultura organizacional é subjetiva, ou seja, ela é inagitável ou de difícil identificação, caso um aspecto intangível da cultura conflite com a nova tecnologia a nova tecnologia vai perder a briga pra cultura organizacional.

  • O conceito de cultura é necessário e muito utilizado porque atende a várias necessidades e vários interesses da sociedade e dos próprios pesquisadores. A cultura implica estabilidade, enfatiza demonstrações conceituais, serve como fator aglutinador para levar os membros do grupo em direção ao consenso, implica dinâmica e padronização.


    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122006000100005&script=sci_arttext
  • Sus iniciativa foi legal Larissa, mas precisa ter essa mensagem em todas as questões!!! Fala sério...

  • A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública. ERRADA

  • Não estou convencida quanto ao erro dessa questão. Tem algo que estamos deixando escapar...eu "acho" que o erro não está em dizer que é altamente subjetiva. A cultura é altamente subjetiva, assim como tem fatores objetivos também. Acho que o erro está em ser ou não capaz de impedir que algo seja introduzido na empresa, mas não encontrei embasamento teórico.

  • Acredito que o erro não está em " altamente subjetiva". Acredito que a cultura é sim altamente subjetiva, pois é algo que está enraizado na pessoa, cujo traz em seu bojo a forma de ser, de comportar-se e de convivência. Diante disso, em regra, a cultura - por ser imensurável-, impede que novas tecnologias são introduzidas na administração pública, pois o funcionário que está acostumado a viver e trabalhar de uma forma não aceita que lhe imponha novas formas de trabalho. Veja que, em regra, a cultura tende a dificultar sim, no entanto, é possível ser introduzidas novas tecnologias, porém com um pouco de dificuldade. 
    A questão ERRA ao dizer que não é capaz de impedir a introdução!!! É capaz sim, porém possível!!! 

  • Acredito que o erro está em dizer que ela "não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública".


    Basta imaginar uma organização tradicional, coercitiva e de sistema fechado. A tendência é termos uma resistência enorme a qualquer tipo de mudança, que dirá novas tecnologias.

  • Conforme dito anteriormente, a cultura organizacional é compreendida a partir de dimensões/aspectos objetivos/formais/tangíveis como subjetivos/informais/intangíveis.

    Aspectos formais: são os componentes visíveis e publicamente observáveis, são orientados para aspectos operacionais. Dentre os elementos visíveis da cultura organizacional estão: estrutura organizacional; títulos e descrições de cargos; objetivos e estratégias da organização; tecnologia e praticas operacionais; políticas e diretrizes de pessoal;  métodos e procedimentos adotados pela organização; e medidas de produtividade.

    Aspectos informais: são componentes invisíveis, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos. Tais elementos são: os padrões de influência e poder; percepções e atitudes das pessoas; sentimentos e normas de grupo; crenças, valores e expectativas; e relações afetivas.

    O item erra ao afirmar que a cultura organizacional é altamente subjetiva. Devemos lembrar que as organizaçoes são dotada de duas dimensões, uma subjetiva e outra objetiva, e que no caso dessa última, a tecnologia é um dos elementos que a compõe.

  • Complementando...

    A cultura organizacional pode representar uma importante barreira à mudança organizacional, especialmente no caso de culturas fortes e conservadoras.

    (CESPE/PREVIC/Analista-Administração/2011) A cultura nas organizações auxilia o controle da gestão e a diminuição de divergências e diferenças; contudo, pode impedir que a organização se desenvolva, colocando obstáculos às mudanças, à diversificação e às fusões e aquisições. C

    (CESPE/ABIN/OTI-Administração/2011) A cultura organizacional pode ser considerada uma barreira à mudança quando os valores da organização não estão de acordo com aqueles que podem melhorar a eficácia organizacional. C


    Carlos Xavier

  • Questão "boba" ; comparada com outras de Adm.

  • Errado! Esse "altamente tangíveis" deixa a questão erronea. A cultura organizacional contém elementos tangíveis e intangíveis. Os elementos tangíveis sçao chamados de cultura organizacional objetiva e os elementos intangíveis compõem a cultura organizacional subjetiva.

     

    "Estude muito! No final vai valer a pena!"

  • Resumindo:

     

    Uma crença(elemento subjetivo), por exemplo, pode impedir a introdução de uma tecnologia em uma empresa.

     

    Gabarito ERRADO!

  • DEPENDE! A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE SER CLASSIFICADA COMO CONSERVADORAS E ADPTATIVAS; FRACAS E SÓLIDAS.

    LOGO, DIZER QUE ELA É ALTAMENTE SUBJETIVA DEIXA O ITEM ERRADO. A CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA CORPORAÇÃO MILITAR, POR EXEMPLO, É CONSIDERADA COMO CONSERVADORA E SÓLIDA. OU SEJA: BEM OBJETIVA QUANTO A SUAS INTENÇÕES.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • o erro não está em dizer "altamente subetiva" até porque os elemtots intangíveis são a maior parte do chamado "iceberg da cultura organizacional". não é esse o erro da questão, mas sim afirmar que em regra a cultura não é capaz de impedir inovação tecnólogica. É o contrário.

     

    Em regra, a cultura de uma entidade é tão forte que pode impedir qualquer mudança dentro da mesma.

  • justamente por ter características subjetivas (dos fundadores), possivelmente haverá resistência a uma nova tecnologia se incompatível com a subjetividade.

  • A cultura organizacional é altamente subjetiva, razão por que, em regra, ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.

     

    Parte em azul: correta.

    Se pensarmos naquela ideia de cultura como iceberg, só os artefatos são tangíveis e facilmente identificáveis.

    Valores e pressupostos básicos envolvem grande subjetividade. Exemplo: um valor da empresa X é flexibilidade, mas o que é ser flexível?

     

    Parte em vermelho: incorreto.

    Se a cultura for muito forte, muito provavelmente associada com aquela da burocracia, em que encontramos apego excessivo em normas, regulamentos, implantar uma nova tecnologia deve ser muito difícil, pois muitos podem acreditar que perderam o emprego ou outros podem alegar que ela não trará mais impessoalidade ou formalidade para as funções organizacionais.

  • Correção:

     

    A cultura organizacional não é altamente subjetiva, pois ela possui elementos objetivos e subjetivos.  Dica: ler os comentários mais úteis (colegas Rosane Aguiar e Acreditar sempre...).

  • Gabarito Correto.

     

    *A cultura organizacional pode ser ainda adaptativa ou conservadora.

    I)Culturas adaptativas possuem características que fazem com que elas se adaptem mais facilmente a mudanças de padrões, paradigmas, normas, comportamentos, etc.

    II)As culturas conservadoras são justamente o contrário: favorecem a manutenção das coisas do jeito que estão. Nela, as ideias certas são as que já existem, os paradigmas devem ser mantidos, etc.

  • ERRADO

    A cultura organizacional realmente inclui vários aspectos subjetivos, mas também inclui aspectos objetivos. Além disso, ela é capaz de criar dificuldades para introdução de mudanças na organização, por isso é possível dizer que ela consegue sim impedir a introdução de uma nova tecnologia.

    PROF. Carlos Xavier

  • Vale acrescentar que a cultura organizacional é capaz de impedir e dificultar a inserção de tecnologias na organização. Item que tambem torna a questão errada
  • subjetiva é essa matéria!!!Droga!

  • Se a cultura for bastante forte, ela pode impedir qualquer coisa!

  • CULTURA ORGANIZACIONAL: PADRÃO de ASSUNTOS BÁSICOS COMPARTILHADOS, que um GRUPO aprendeu como maneira de RESOLVER SEUS PROBLEMAS de ADAPTAÇÃO EXTERNA e de INTEGRAÇÃO INTERNA e que funciona bem a ponto de ser CONSIDERADO VÁLIDO E DESEJÁVEL PARA SER TRANSMITIDO AOS NOVOS MEMBROS como a FORMA CORRETA DE PERCEBER, PENSAR E SENTIR em relação aos seus PROBLEMAS.


    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, p. 223.

  • parei de ler no subjetiva.

  • ERRADO

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • Uma das desvantagens mais citadas na literatura é que a cultura organizacional, quando forte e conservadora, pode impedir processos de mudança e a introdução de novas tecnologias ou inovações no ambiente de trabalho. Portanto, assertiva errada.

    Gabarito: E

  • o cespe não cansa de fazer questao lixo

  • ERRADO

    Aspectos subjetivos e objetivos.

  • “A cultura organizacional é altamente subjetiva”

    Errado. A cultura organizacional possui dimensões objetivas e subjetivas que descrevem os elementos tangíveis e intangíveis da organização.

    “ela não é capaz de impedir a introdução de nova tecnologia na administração pública.”

    Errado. A cultura organizacional pode ser uma barreira a novas mudanças, por isso ela é capaz de impedir a introdução de novas tecnologias.

    Gabarito: ERRADO