SóProvas


ID
1452085
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação aos servidores públicos, a Constituição estabelece que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "E".

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • Alguém pode me explicar a alternativa "C"? Vejam o motivo da minha dúvida:

    Hely Lopes Meirelles: "comprovado durante o estágio probatório que o servidor público não satisfaz as exigências legais da Administração ou que seu desempenho é ineficaz, pode ser exonerado justificadamente pelos dados colhidos no serviço, na forma legal, independentemente de inquérito administrativo, isto é, de processo administrativo disciplinar , mesmo porque não se trata de punição"
  • Bruna, penso que como não implementado o tempo para a estabilidade (diga-se, estando em estágio probatório), não se pode falar em demissão. Ainda, sequer me parece adequado utilizar o termo "demissão" no enunciado da questão. 

  • Bruna, acho que o problema está na questão dizer " A Constituição estabelece", ou seja, tem que ser a letra fria do Art.41 da CF.

  • Errei por pensar no corte de orçamento elencado pelo art.169. E a " E" ter o somente. Pqp

  • Bruna, a questão diz DEMITIDO. Demissão é uma pena, ou seja, ele deve ter cometido alguma infração, logo tem que ter processo administrativo. Exoneração é a saída por livre vontade, por insuficiência ou pelo que diz o art 169, §4º. ;) 

  • E

    artigo 41-

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.


  • Marquei a opção menos errada. Pq ao pé da letra da CF todas estariam erradas.... A exoneração poderá ocorrer por sentença judicial TRANSITADA EM JULGADO, e nao qualquer sentença. ...

  • No Manual de Direito Constitucional Descomplicado os autores citam ainda uma 4ª hipótese:

    "excesso de despesa com pessoal nos termos do art.169, par.4º" (página 417)
  • tudo bem que na E faltou o transitado em julgado né.

  • Pessoal o erro da letra C é que é claro que menos não sendo estável é preciso de um processo para demitir ou no caso exonerar o servidor...se o cara tá em estágio, nesse tempo ele está sendo julgado em relação a assiduidade e tudo mais....não pode a adminsitração chegar lá e opa vc tá em estágio, te quero fora daqui pq não é estável...como assim? é claro que se vc vai acusar o cara de alguma coisa é preciso ter um processo para dar ampla defesa ao acusado.  não sei se fui clara. rs

  • achei uma boa explicação da letra C pelo livro direito administrativo descomplicado:

    não obstante a exoneração de um cargo público, em tese, não revestir caráter punitivo, o STF, há muito, consagrou o entendimento de que a exoneração do servidor em decorrência de inabilitação em estágio probatório deve observar o devido proesso legal, em que lhe sejam previamente assegurados o contraditório e a ampla defesa.

  • Esse é um tipo de questão em que você escolhe a menos errada, pois faltou a 4ª opção:


    No Manual de Direito Constitucional Descomplicado os autores citam ainda uma 4ª hipótese:"excesso de despesa com pessoal nos termos do art.169, par.4º" (página 417)

  • E o excesso de despesa com pessoal...

    Esse somente torna a questão claramente errada.

    FCC: fundação copia e cola

  • Como a questão pede o que estabelece a Constituição, trata-se do art.41, §1° e seus incisos, que estaria descrito ao pé da letra na questão E, não fosse pela displicência de não terem acrescentado a expressão TRANSITADA EM JULGADO, no caso da sentença judicial. Quanto à letra C, o problema é que apesar de não ser necessário processo administrativo, é preciso existir algum procedimento administrativo, para a exoneração do servidor, para que se fique comprovada sua inaptidão para o cargo. No entanto, em se tratando de demissão (medida punitiva) é necessário o PAD. Mas, enfim, a letra E seria a opção menos errada.

  • A letra E só está correta pelo simples fato que a FCC considera correta a alternativa menos errada, mas ao pé da letra estaria errada por ter faltado o excesso de despesa com pessoal, já que a questão pediu "a constituição estabelece" e não "o artigo 41 estabelece",pois tanto o art.41 quanto o art.169 pertencem a constituição, logo, atende ao que a questão pede.

  • Não teria que ser sentença judicial transitada em julgado ? 

  • Nenhuma alternativa está 100% correta, a alternativa E é a menos errada, mas faltando a parte que diz "transitada em julgado" significa que ainda cabe recurso e nesse caso não poderia exonerar/perder o cargo. Questão passível de ser anulada.

  • Se não há sentença judicial transitada em julgado, uma simples decisão em primeira instância já exoneraria o servidor, ou seja, em outras palavras, ele não teria direito a recurso. Quem muito estuda, está acostumados com pegadinhas. Nesse caso, a própria banca se confundiu ou agiu politicamente: "Vamos inserir uma questão, não vamos anular, e assim eliminamos um bom número de candidatos".

  • Nenhuma alternativa está 100% correta, a alternativa E é a menos errada, mas faltando a parte que diz "transitada em julgado" significa que ainda cabe recurso e nesse caso não poderia exonerar/perder o cargo. Questão passível de ser anulada.

  • O comando da questão diz:

    ...a Constituição estabelece que:

    O que está escrito na alternativa E) é o que a Constituição estabelece sim, só não está completa, as outras alternativas não estão de acordo com o que a constituição estabelece. Basta seguir o comando da questão.

  • Acho que a letra C está incorreta porque não se trata de demissão, mas de exoneração.

  • Pra falar a verdade mesmo, nenhuma está correta. A sentença que demite o servidor é a que transita em Julgado, sentença judicial apenas não gera perda de cargo como MANDA ====> CF ART 41, §1º, I...

  • TODAS ERRADAS, A "E" MENOS ERRADA.


  • além de tudo torna a "E" errada pela expressão "somente" sendo que faltou ainda uma hipótese a de divida pública em que o presidente poderá exonera servidores estáveis "questão anulável"

  • É sério que esta questão não foi anulada?

  • É por essa e outras questões que devemos parar de estigmatizar as Bancas. Ora o povo diz "FCC é a letra da lei" ora "FCC considera correta a alternativa menos errada" ou seja não segue a CF ao pé da letra pra derrubar os candidatos... Meu povo o negócio é estudar, a FCC faz as questões algumas letra da lei e outras interpretativas, como todas as bancas. Gabarito é E, porque todas as outras opções estão ERRADAS MESMO, enquanto a letra E deixou o "transitado em julgado" implícito, logo, por eliminação, não tem o que se questionar!


    Abs.

  • Art. 41 CF/88 - Gab. E

  • faltou o , TRANSITADO EM JULGADO,  e isto faz muita diferença, em uma decisão judicial,  o servidor somente perde o cargo em decisões judicial transitada em julgado, com direito a ampla defesa e o contraditório.

    passível de recurso para questão.  se a banca  anula é outra questão.

  • Avaliação  períodica não seria antes de adquirir estabilidade, a questão fala uma vez estavel, pelo que aprendir av pr é durante o estagio,, os 3 anos


  • Questão totalmente NULA, pois o item E que foi considerado correto possui dois erros:

    1º Erro - O Artigo 41, §1º, inciso I da CF/88 diz claramente: "Em virtude de sentença judicial transitada em julgado. " Como o item considerado correto afirma somente "Sentença judicial" é de entendimento pacificado que dessa sentença ainda cabe recurso e, portanto não atende o requisito da norma constitucional.

    2º Erro - O item E diz que: "uma vez estáveis, SOMENTE podem perder o cargo em virtude de sentença judicial, de processo administrativo ou de procedimento de avaliação periódica, assegurada sempre a ampla defesa. "

    Note que a banca utilizou a palavra SOMENTE para determinar que não existiria outra forma de um servidor estável perder o cargo, além das formar descritas no item E. No entanto, o Artigo 169 da CF/88 diz, em resumo, em seu §4º que caso as despesas com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ultrapassar os limites estabelecidos em Lei Complementar o servidor estável poderá perder o cargo.

    Portanto, mesmo que a banca alegue que o termo "Transitado em julgado estava implícito" o item está falso, pois não cita a situação descrita no Artigo 169, §4º.

  • Marcos rego, você está confundindo a avaliação PERIÓDICA de desempenho (prevista no art.41, parágrafo 1º, inciso III da CF) com a avaliação ESPECIAL de desempenho (prevista no art.41, parágrafo 4º da CF), esta sim deve ser aplicada ao servidor para fins de aprovação no estágio probatório.

  • Realmente a letra E está errada tambem, porém FCC tem essa de considerar a menos errada como questão certa... e a menos certa como questão errada.

  • Não viaja, galera!!! Sentença judicial transitada em julgado é uma sentença judicial, então pronto.


  • O que deixa essa questão E errada é o "somente"... 

  • Layr, há um abismo de diferença entre sentença judicial e sentença judicial transitada em julgado. Tanto que você pode errar várias questões se usar esse entendimento que os dois são iguais. 

  • Layr, como o colega abaixo afirmou, há uma diferença significativa entre sentença judicial e sentença judicial transitada em julgado. A sentença judicial é passível de recurso, podendo ser confirmada ou não pela instância superior. Nesse caso, se ele perder o cargo em razão da sentença judicial, será nulo. Já sentença judicial transitada em julgado não é mais passível de recurso, não havendo mais discussão. Logo, de fato, toda sentença judicial transitada em julgado é uma sentença judicial, entretanto, se a questão afirmar que basta a sentença judicial, quando a CR determina que tenha transitado em julgado, a questão estará errada e não apenas incompleta. 


  • CF/88

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.


  • Para mim era sentença judicial transitado em julgado e não qualquer sentença judicial. =/

  • Alguém errou a questão por duvidar da letra e) por considerar essa "hipótese" ?

    Citada na Constituição Concursos do professor Marcelo Novelino. 


     


    Art. 169.  § 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.   

    As vezes não é bom saber demais. !!!

  • Aos colegas Leo Pinheiro81, Nalu, fernanda sa, JUAREZ JÚNIOR ,

    Vcs estão corretos quanto à 4ª hipótese(art.169, §4º) !

    Todavia, no respectivo edital, não pedia tal parte da Constituição. Se a banca a exigisse na questão, extrapolaria o edital.


    Grande abraço !

  • Tudo bem que faltou a "TRANSITADO EM JULGADO" mas seria qual assertiva mesmo se não a "E" ?!?!?

  • Está incompleta, mas por eliminação nem tem como errar!

  • Questão passível de anulação, faltou o transito em julgado, e a demissão por procedimento de avaliação de depende de lei complementar, não existe eficácia plena da norma. Uma vergonha para uma banca renomada.


  • Eu não achei a E menos errada não! concordo que faltou o q indica art 169, marquei letra C pq foi a única q fiquei em dúvida, pois tinha certeza do erro das demais!

  • discordo plenamente da questão "e"

    por dizer que é "somente" nessas hipóteses a questão cai em erro. faltou citar a hipótese do art. 169 parágrafo 4°/CF que fala dos gastos da Administração Pública com mais de 60% da renda com remuneração....

  • Não acho que a "E" esteja menos errada que a letra "A", porque o período de avaliação ja passou, pois a questão diz que ele ja é estável!

  • Avaliação periódica depois de estável? Existe isso?

  • Letra E correta, é a mais completa em relação a letra A,

    Ainda mencionaria o excesso de despesa

  • Artigo 41 guerreiros

  • COM essa questão a FCC quer ficar que nem a bosta da IESES?


  • Washington e Tatiana, a diferença eu sei. 

    O que eu quis dizer é que a "sentença judicial" é um termo mais abrangente que "sentença judicial transitada em julgado".

    E a questão não diz em momento algum que basta ser sentença judicial. O que é dito é que "podem perder o cargo em virtude de sentença judicial"

    Seria o mesmo que eu afirmar que o TRT é um órgão da justiça.
    O fato de ser da justiça do trabalho é apenas uma questão de ser mais específico. Se tivesse uma afirmação em cada alternativa, com certeza a opção a ser feita seria a mais específica possível.


  • Importante atinar para uma 4a possibilidade de perda do cargo do cargo público constitucionalmente expressa, qual seja: a prevista no artigo 169, parágrafos 3o, e seguintes da CRFB (extrapolação dos limites com despesas de pessoal previstos na LRF). 

    Sendo assim, ao meu ver, consideraria esta questão errada por não estar totalmente completa. Uma vez que o termo "somente"(contido na assertiva E, considerada como a resposta) descarta a existência de outras possibilidades de perda do cargo público.


  • Sejamos razoáveis, apenas a letra E se salva, portanto marcar outra opção seria demonstrar mais estupidez do que a Banca!!

  • a E é mais ''correta'', mas faltou o trânsito em julgado, não é FCC?

  • Por que a FCC se acha no direito de suprimir palavras da CF? Examinadores idiotas.

    Cadê o trecho "transitada em julgado"? 

    Essa questão deveria ser anulada.

    Mas vem aquela historinha: "A banca constitui última instância de recurso, sendo soberana em suas decisões e blá, blá, blá...."

    Deviam acrescentar nos Editais, antes do blá, blá,blá: "A banca é formada também por palhaços que gostariam de ser legisladores. Mas como não conseguem e são frustrados por isso, ficam alterando o teor das Leis e afirmando depois que as questões estão certas. Então nem adianta entrar com recurso, pois a banca constitui......(blá,blá,blá)" 

     

  • Mariquita ., sim, mesmo depois de estável, na teoria, o servidor ainda ficará sujeito avaliação PERIÓDICA de desempenho, para saber se o servidor está andando na linha, se está cumprindo suas devidas atribuições tudo certinho. 

  • ____COMPLEMENTANDO______

    Ainda existe a hipótese de perda de cargo de forma não punitiva, prevista no art. 169 , § 4º , CF : quando a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, após adotarem as medidas de contenção de despesas com pessoal ativo e inativo como a redução de 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração dos não estáveis, se essas não forem suficientes para adequar os gastos dentro dos limites estabelecidos, terão também de ser exonerados os estáveis.

  • Art.41 CF/88 § 1° O servidor público estável só perderá o cargo:

    Sent.judicial trans. julgado;

    P.A.D.;

    Avaliação periódica de desempenho e

    Corte de despesas.

    Obs.: para a lei 8112/90 , só nos dois primeiros casos acima!!!

  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    GABA E

  • GABARITO E de ESTUDA !

     

    ** falta o Trânsito em Julgado **

  • VIDE       Q835261

     

    AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO: SERVIDOR AINDA NÃO-ESTÁVEL

     

    AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE DESEMPENHO: SERVIDOR ESTÁVEL

     

    O ESTÁVEL (03 ANOS)   só perde o cargo público nos seguintes casos:


    Perda do Cargo do Servidor Estável:

     

     

    1) Sentença judicial transitada em julgado

     

    2) Processo Administrativo Disciplinar - PAD

     

    3) Recusa na avaliação periódica de desempenho (AINDA NÃO REGULAMENTADA POR LC)

     

    4)        LC 101/00 - A Adm. não poderá comprometer daquilo que arrecada de impostos com pagamento de pessoal ( União: 50% e Estados: 60%)

     

    5) Art. 169 da CF -  Perda do cargo por excesso de despesa - a despesa do pessoal ativo e inativo não poderá exceder os limites estabelecidos em lei. Método de diminuição de despesa, sucessivamente nesta ordem: (I) diminuição em, pelo menos, 20% das despesas com cargos em comissão e função de confiança  (II) exoneração dos servidores NÃO estáveis (III) exoneração dos servidores estáveis, fará jus a indenização correspondente a um mês de remuneração por ano de serviço. 

     

     

  • Anulável ...faltou a redução de gastos com pessoal

     

  • Consegui acertar escolhendo a menos errada. Sem "trânsito em julgado" a alternativa E fica errada. 

  • Meu... que abusurda de facil foi essa prova do TRE RR

  • Exatamente Ana. Sentença judicial "transitada em julgado"

  • Lucas Vicentini, entendo que o "corte de gastos" não é hipótese de demissão, mas sim de exoneração. O primeiro há "culpa" do servidor; o segundo, não.

  • PIADA!

  • Lembrando que, em relação à perda de cargo, a CF e a 8.112 pregam de formas diferentes, então, sempre estar atento se o comando da questão trata de constitucional ou 8.112.

     

    A letra "a" seria 8.112.

     

    CF >>> art 41 - uma vez estáveis, somente podem perder o cargo em virtude de sentença judicial, de processo administrativo ou de procedimento de avaliação periódica, assegurada sempre a ampla defesa. ( 3 formas)

     

    8.112 >>> Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. ( 2 formas)

  • Errei por pensar que nao tinha o "transitado em julgado" estaria errado! raiva.

  • queria fazer uma prova de concurso dessa

  • § 1º O SERVIDOR PÚBLICO ESTÁVEL SÓ PERDERÁ O CARGO: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada AMPLA DEFESA; 

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada AMPLA DEFESA.  

    GABARITO -> [E]

  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 2º Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

     

     

  • Aqui é o seguinte:

     

    A banca colocou a "A" pros desesperados marcarem sem ler as outras.

     

    Depois criou a "E" pra quem conhece a constituiçao parar e pensar: "Bom, nao ta completa, mas dentre as alternativas existentes é a melhor. Entao vou nela"

     

    Por fim, "B", "C" e "D" tao ali pra quem nao estudou nada marcar!

  • Em concurso público notei que não é a alternativa correta e sim a alternativa mais correta, mais completa. Colocou a alternativa A para pegar os apressadinhos.

  • A letra "E" ainda está incompleta! tem mais uma possibilidade, que é a de crise orçamentária!

  • É o famoso PESA

    Processo administrativo

    Excesso de gastos

    Sentença Judicial

    Avaliação periódica de desempenho.

  • Gab E

     

    Anulável ... faltou o "Excesso de gastos com pessoal"

     

     

    Processo administrativo

    Excesso de gastos

    Sentença Judicial

    Avaliação periódica de desempenho.

     

     

  • Em algumas questões da banca em que há a a necessidade de sentença judicial TRANSITADA EM JULGADO, e se este último termo estiver "faltando", a assertiva é falsa, aí nessa questão a FCC decide omiti-lo e considera a assertiva correta.


    E não é teimosia com a banca, é unicamente porque você estava em dúvida entre uma alternativa e outra e optou em não marcar essa porque achou que estivesse errada (que pelo entendimento da banca em outras questões, está).

  • QUESTÃO ANULÁVEL.

  • horrível

  • Questão incompleta não quer dizer que esteja errada.

  • O servidor público ESTÁVEL só perderá o cargo: 

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; 

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; 

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

    Gabarito ---> E.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.          

          

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:   

     

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;           

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;           

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.  
     

  • Pare de choradeira de qualquer forma era a única que sobrava! Reclamar não adianta nada, vc quer que tenham pena de vc? Te adianto, não terão! Engole a mágoa e segue em frente, use os comentários para acrescentar algo e não para ficar lamuriando.

    ----------------------------------------------------------------------------------------

    A diferença do estudante por fases é que aquele que está estudando a mais tempo reclama menos da banca e tenta traçar uma estratégia, achar um dado com o que vem aprendendo, é igual conhecer namorada, sempre tem algo novo.

    Já os iniciantes perdem demasiado tempo conjecturando o sexo dos anjos...

  • Também há a possibilidade de perder o cargo o ''estável'' em razão de excesso de despesa com pessoal !