SóProvas


ID
1452133
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um determinado órgão público pretende contratar associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, para a prestação de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado. Nesse caso e nos termos da Lei n° 8.666/93, a licitação é

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por  orgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado


    Gabarito: C

  • 1.  Dispensa LICITAÇÃO DispensaDA e DispensáVEL

    VEJAM LÁ O MEU MAPA MENTAL

    <<< https://imindmap.thinkbuzan.com/v1/#5498c20fb656ede01c4cdef8


    Abraço =D


  • Adotando uma certa lógica, podemos resolver a questão com o mínimo de conhecimento da Lei 8.666. 


    1. O enunciado não menciona o tipo de serviço a ser contratado e nem discrimina o valor do contrato, portanto, não podemos apontar qual modalidade de licitação seria, eliminando assim as alternativas A), D) e E).


    2. Resta analisar letra B) e C). Em relação à letra B), sabemos que inexigibilidade ocorre quando a competição é inviável. No caso, nada diz o enunciado acerca das hipóteses de inexigibilidade elencadas em lei, embora o rol seja exemplificativo.


    3. Por conseguinte, nos resta a letra C), resposta de nossa alternativa. Caso de dispensa.


    Avante!

  • art. 24. Dispensa de licitação:

    XX.Contratar associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos e entidades da Adm. Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço seja compatível com o do mercado. 

  • Perfeito comentário do Luciano Beck, temos que ter esse raciocínio rápido mesmo na hora das provas. 

  • Ainda que se cogite a possibilidade de correção da alternativa "e)", é sabido que, em princípio, o pregão é modalidade opcional de licitação, podendo sempre a Administração optar pelo uso de outra, desde que o valor do objeto seja apropriado. 


    A única exceção é em âmbito federal, por força do art. 4º do Decreto 5.450/2005, que dispõe que "nas licitações para aquisição de bens e serviços comuns será obrigatória a modalidade pregão". Ciente disso, dizer que é "obrigatória a modalidade pregão" é errar feio, hein?

  • 8666. Art. 24. É dispensável a licitação:  
    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

  • Resp. "C"

    NÃO CONFUNDIR DISPENSÁVEL (ART.24) COM INEXIGÍVEL (ART.25)

    DISPENSÁVEL: são aqueles 33 casos do artigo 24


    INEXIGÍVEL: aqueles 3 do artigo 25


    * caso na prova pergunte e vc ficar na dúvida.


    * lembre-se dos 3 casos do 25.


    * se não for nenhum dos 3 do 25. FORNECEDOR EXCLUSIVO / SERVIÇO TÉCNICO ESPECIALIZADO / ARTISTA

    *provavelmente será um dos 33 casos do artigo 24.


    art. 25

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, VEDADA a inexigibilidade para SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


  • Resposta: C

    Lei 8666/93

    Art. 24. É dispensável a licitação:  

    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

  • Rener Assis, muito boa essa sacada!

  • É fácil matar essa questão mesmo que não soubéssemos que era causa de dispensa. A banca não nos deu nenhum objeto pra classificar se é pregão, concorrência ou convite. Por exemplo, valores, intervalo mínimo, etc. Logo, eliminamos três opções (a,d,e). Sabemos que a licitação é inexigivel em três casos: fornecedor exclusivo, serviço técnico especializado de natureza singular e artista. (Eliminamos b) Portanto, chegamos à conclusão da alternativa correta mesmo que não saibamos taxativamente quais são as dispensas.

  • Laura Freire, muito bom seu mapa mental. Parabéns!

  • Macete infalível dispensável é possível,  mas inviável 

  • A letra correta é a letra C de Coala

  • Eu como não decorei os 24 artigos rs, fui pela lógica e achei que esse serviço da associação de deficientes físicos era um serviço muitíssimo especializado...entaum marquei a B! rs

  • Não decorei todas as opções de dispensável, mas como não diz valor não pode ser obrigatória em nada e como não se fala em nenhuma hipótese de inexigibilidade só pode ser dispensável.

  • GABARITO C 

     

    Art. 24, XX da LL

  • Pessoal, é só decorar os casos de DISPENSADA e INEXIGÍVEL, o resto é DISPENSÁVEL.

     

    DISPENSADA para: *Alienações de BENS MÓVEIS inservíveis (Ex.: Compra, Venda, Doação, Troca...);

    *. Alienação: jur transferência para outra pessoa de um bem ou direito.

     

    INEXIGÍVEL para: FONECEDOR EXCLUSIVO(vedada preferência de marca), SERVIÇOS TÉCNICOS DE NATUREZA SINGULAR(vedada para serviços de publicidade e divulgação) e profissional de qualquer SETOR ARTÍSTICO, consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública;

     

    DISPENSÁVEL:  O que não se enquadrar em DISPENSADA e INEXIGÍVEL.

     

    QUESTÃO EXEMPLO: Vejam, a questão abaixo não cita palavras da DISPENSADA e INEXIGÍVEL, logo, é?

    A União Federal pretende contratar fornecimento de energia elétrica e gás natural com empresa concessionária de serviços públicos, segundo as normas da legislação específica. Nesse caso e nos termos da Lei n° 8.666/93, a licitação é

     

    a) obrigatória na modalidade pregão.

    b) dispensável.

    c) obrigatória na modalidade concorrência.

    d) obrigatória na modalidade convite.

    e) inexigível.

  • Lei 8.666/93

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

  • Gabarito: C

  • Dispesada>pode ter concorrência

    Inexígivel > Não tem concorrência

    macete dos alunos do qc.

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8666/1993 (REGULAMENTA O ART. 37, INCISO XXI, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, INSTITUI NORMAS PARA LICITAÇÕES E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 24. É dispensável a licitação

     

    XX - na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Admininistração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.