-
GAB-D
O guia é, preferencialmente, o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo. Ele é a porta de entrada da insti-tuição e permite um mapeamento panorâmico do acervo. No guia deverão constar todos os dados básicos necessários para orientar os consulentes, desde as informações práticas — tais como o endereço da instituição, os telefones, o horário de atendimento etc. — até as informações específicas sobre o acervo, como por exemplo os fundos e as coleções que ele possui, seu nível de organização, as condições físicas e jurídicas do acesso, as possibilidades de reprodução de documentos etc. O guia também deve conter uma pequena introdução que apresente o histórico da instituição e explique o processo pelo qual seu acervo foi formado.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf6.pdf
-
Complementando o comentário do colega...
Índice - Lista sistemática do conteúdo de um documento , disposta em determinada ordem para indicar sua localização
Catálogo - Instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático , cronológico , onomástico ou geográfico
Inventário - Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.
Repertório - Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente documentos, pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos.
Gab : D
-
Essa resposta copiei de uma questão anterior da FCC
TIPOS
BÁSICOS DE INSTRUMENTOS DE PESQUISA
*1. GUIA –
Obra destinada à orientação dos usuários no conhecimento e na
utilização dos fundos que integram o acervo de um arquivo
permanente. É o instrumento de pesquisa mais genérico, pois se
propõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no
arquivo.
2. INVENTÁRIO
A)
Inventário Sumário –
as
unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são
identificadas e descritas sucintamente. Trata-se de instrumento
do tipo arrolamento.
B)
Analítico Analítico –
as
unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são
identificadas pormenorizadamente.
3.
CATÁLOGO – Instrumento de pesquisa elaborado segundo um
critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico,
incluindo todos os documentos, pertencentes a um ou mais fundos,
descritos de forma sumária ou pormenorizada.
4. REPERTÓRIO –
Descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados,
pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático,
cronológico, onomástico ou geográfico. Pressupõe um juízo de
valor que estabelece ou não a inclusão de determinado documentos.
INSTRUMENTOS
DE PESQUISA AUXILIAR
1.
ÍNDICE – É uma lista sistemática, pormenorizada, dos
elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos,
disposta em determinada ordem para indicar sua localização no
texto.
2.
TABELADE EQUIVALÊNCIA OU CONCORDÂNCIA – É um instrumento de
pesquisa auxiliar que dá a equivalência de antigas notações para
as novas que tenham sido adotadas, em decorrência de alterações no
sistema de arranjo.
FONTE:
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3ª ed. Rio de
Janeiro: FGV, 2002. pp. 127-139.
-
1. Guia – obra destinada a orientação dos usuários no conhecimento e na utilização dos fundos que integram acervo de um arquivo permanente. É o instrumento de pesquisa mais genérico, pois se propõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo. Sua finalidade é informar sobre o histórico, natureza, estrutura, período de tempo, quantidade de cada fundo integrante do acervo total do arquivo
-
Gabarito: Letra D)
O guia é um instrumento de pesquisa que permite que o usuário tenha informações sobre o arquivo de forma abrangente e popular , fornecendo assim dados gerais sobre a instituição e condições de consulta, além de descrever sumáriamente os fundos e coleções.
Outros instrumentos de pesquisa:
Inventário: "É um instrumento de pesquisa que descreve sumáriamente ou analiticamente as unidades arquivísticas dos fundos de arquivo e cuja a descrição obedece uma ordenação lógica que pode refletir ou não a disposição física dos documentos.
Catalogo: É um instrumento de pesquisa elaborado sobre o critério temático, geográfico, cronológico, onomástico . (visa a localização do documentos)
Repertório: Instrumento de pesquisa o qual são pormenorizados alguns documentos préviamente selecionados, pertecente a um ou mais fundos.
Indíce: É uma lista sistemáca, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento disposta em uma determinda ordem para indicar a sua localização no texto.
-
Vamos analisar os instrumentos de pesquisa:
Guia - instrumento que traz informações sobre a instituição arquivística e os seus acervos como um todo. É o instrumento mais abrangente e o primeiro a ser consultado, levando em conta a metodologia de descrição do geral para o particular.
Inventário - instrumento que traz informações sobre os acervos arquivísticos, de forma mais específica. Ele pode ser sumário (resumido) ou analítico (pormenorizado)
Catálogo - instrumento que traz informações sobre cada documento dentro de cada acervo. Também pode ser sumário ou analítico.
Repertório (ou Catálogo Seletivo) - instrumento que traz informações sobre documentos individuais que pertencem a conjuntos diferentes, mas possuem elementos em comum, como a referência a uma data, um evento, uma situação ou pessoa específica. Somente pode ser analítico.
Índice - instrumento que traz informações sobre o conteúdo de cada documento. Ele mostra sobre quais assunto o documento trata, bem como em que parte do documento o usuário pode localizar esses assuntos.
Portanto, conforme se analisa as definições acima, o instrumento mais básico e geral e, portanto, prioritário (não pode faltar), é o guia, pois é ele quem "traz" o usuário ao arquivo.
Gabarito do professor: Letra "D"