SóProvas


ID
1452790
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional é dita tradicional, ou seja, caracterizada pelo modelo organizacional burocrático; em outros, a cultura organizacional é chamada de participativa, isto é, calcada na flexibilidade e adaptabilidade.
Nesse sentido, considerando as características de ambos os modelos de cultura organizacional, assinale T para uma característica tradicional e P para uma característica participativa.

( ) Autocracia
( ) Informalidade
( ) Remuneração baseada no desempenho
( ) Trabalho individualizado

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi Bulhufas

  • Autocracia = Decisoes centralizadas. Algo bem tradicional.
    Se fosse Democracia, seria participativa. Todos funcionários participam;

    Informalidade: Sem se prender muito as normas e regras, tem foco no resultado, no fim e não nos meios. É, portanto, participativo, se fosse altamente FORMAL, se prendendo a procedimentos, papeis, formas, meios, seria a visão tradicional e antiga.

    Remuneração baseada no desempenho: conforme tem resultado, recebe mais, algo participativa. Se fosse algo linear, não dependesse nada do seu desempenho, seria a visão tradicional. Independente do seu mérito, iria ganhar igual.

    Trabalho individualizado, é a visão antiga, sem grandes interdependencias, ou seja, visão tradicional.
    Trabalho em equipe, varias pessoas de diferentes visões e funções... exemplo um arquiteto e um administrador trabalhando junto num processo e um complementando o outro, é a visão participativa.

  • Acrescentando a belissima informação do colega THIAGO LUCA

    Gab 'd'

  • teno meinhas duvidas se informar é participativo.

     

  • ALTERNATIVA D)

    Chiavenato (2005) propõe dois tipos de classificação da cultura organizacional:

    • estilo tradicional e autocrático – voltado para a hierarquia verticalizada, o trabalho é individual, cauteloso e analítico e as promoções são feitas de acordo com o tempo de empresa, e não pelo desenvolvimento pessoal;

    • estilo participativo e democrático – baseado na participação e colaboração de toda equipe, que, por sua vez, tem autonomia na hora da decisão, fazendo com que o poder seja descentralizado, e sua promoção é realizada por meio do desempenho individual.

    As diferenças entre uma cultura e outra são assim elencadas pelo autor:

    Estilo TRADICIONAL

    Autocrático; Hierárquico e verticalizado; Impositivo; Formal; Centralizado; Trabalho isolado e individualizado; Analítico e cauteloso; Conservador e avesso a riscos; Orientado para custos e controle; Remuneração e promoção baseadas no tempo de casa.

    Estilo PARTICIPATIVO

    Participativo; Igualitário e horizontalizado; Colaborativo; Informal; Descentralizado; Trabalho em equipe autônoma; Intuitivo e ousado; Inovador e disposto a riscos; Orientado para serviços e qualidade; Remuneração e promoção baseadas no desempenho.

    Fonte: Gran Cursos