SóProvas


ID
1452901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue o item que se segue de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.

A formalidade de um texto oficial está relacionada à impessoalidade com que se trata o assunto da comunicação e ao emprego da norma-padrão da língua.

Alternativas
Comentários
  • 1.3. Formalidade e Padronização

            As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das já mencionadas exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível (v. a esse respeito 2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento); mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

            A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.

            A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagra


    GAB CERTO

  • Padrão culto de linguagem 

                         ≠

    Padrão OFICIAL de linguagem (não é aceito)

  • IMPESSOALIDADE:

       - Quem comunica.
       - Quem é comunicado. 
       - O assunto a ser tratado.


    Olha o que a banca já fez:
    A formalidade de um texto oficial está relacionada somente à impessoalidade com que se trata o assunto da comunicação e ao emprego da norma-padrão da língua. (ERRADO)


    GABARITO CERTO
  • Não entendi por que a questão foi dada como certa. O MRPR fala de padrão CULTO da linguagem, não de "norma-padrão". Alguém pode esclarecer, por favor?

  • Gab. Certa

     

    A banca omitiu a palavra "culta", mas considerou correta.