SóProvas


ID
1454134
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de energia, que deseja ampliar a sua participação no mercado, precisa identificar suas forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e concorrentes que existem e que se constituem em desafios que deverão ser aproveitados ou enfrentados pela empresa, em função de seu objetivo.

Um desses tipos de desafios está adequadamente descrito da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • C_ ntre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).
    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!
    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.
    Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.
    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.
    Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.
    Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar-se aos seus efeitos, não é verdade?
    Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).

  • Força e Fraquezas (análise organização)  Ameaças e Oportunidades (análise ambiente).

    Força: vantagem em relação aos concorrentes

    Fraqueza: aptidões que interferem no andamento do negocio

    Ameaça: análise externa que influência negativamente na empresa

    Oportunidade: análise externa que influência positivamente.


    fonte:http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal ............. (microambiente)

     

     

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros................... (macroambiente)

     

    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Vinicius Lapolli

    A - as oportunidades são elementos do microambiente no qual a empresa atua e se refere às suas competências.

    ERRADO

    • As oportunidades são elementos externos favoráveis para a atuação da entidade. Nesse sentido, demonstram elementos do ambiente capazes de contribuir para o sucesso organizacional.

    ===

    B - as forças se referem ao mercado e aos seus atores, que se constituem em elementos que pressionam a empresa.ERRADO

    • as forças se referem ao mercado e aos seus atores, que se constituem em elementos que pressionam a empresa.
    • As forças são elementos internos à entidade e representam características positivas do modo como ela atua. O mercado e os atores do mercado são características externas.

    ===

    C - as ameaças são os aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva da empresa.

    CERTO

    • As ameaças são variáveis do ambiente que podem prejudicar o sucesso da empresa. Desse modo, representam aspectos políticos, concorrenciais, econômicos que não estão sob controle da entidade e que, por isso, ameaçam a sua atuação.

    ===

    D - as fraquezas se referem às empresas que atuam no mesmo setor e mercado, mas que não são concorrentes dessa empresa do setor de energia. ERRADO

    • As fraquezas fazem parte da análise interna e se referem às deficiências da empresa na condução dos negócios. Essas franquezas são fundamentadas em, por exemplo, falta de pessoal, equipamentos inadequados, baixa liquidez
    •  Empresas que atuam no mesmo setor de mercado podem ser analisadas na perspectiva do Ambiente externo.

    ===

    E - os concorrentes são as empresas dos diversos setores da economia que apresentam as melhores práticas do mercado. ERRADO

    • Os concorrentes são aqueles atuam no mesmo setor econômico da companhia em análise e disputam a participação de mercado com a entidade em análise.
    • A avaliação das empresas que possuem as melhores práticas do mercado pode ser positiva para a empresa e seu estudo se da através do Benchmarking.