-
1. VALOR PRIMÁRIO, PROBATÓRIO OU ADMINISTRATIVO
Este valor prende-se com as razões para as quais o documento foi criado pelo serviço produtor – fins administrativos, legais ou financeiros.
Um documento é produzido por actos administrativos e deles faz prova, sendo esta a razão que justifica a sua existência e utilização.
Este valor é relativamente precário, delimitando-se em prazos de conservação administrativa, uma vez que os direitos e obrigações, garantidos pelos documentos, prescrevem ao fim de um certo tempo.
2. VALOR SECUNDÁRIO OU INFORMATIVO
Sempre que os direitos e obrigações dos documentos prescrevem mas continuam a ter valor como testemunho e fonte de informação, passam a assumir um valor secundário.
Enquanto que todos os documentos têm um valor primário que dura mais ou menos tempo, conforme os casos, nem todos têm ou adquirem necessariamente um valor secundário. Este valor só é atribuído a posteriori.
Todos os documentos que perderam o seu valor primário e que, por outro lado, não adquiriram valor secundário devem ser eliminados de acordo com a respectiva tabela de avaliação e selecção.
-
Quando um documento é criado, ele possui valor primário.
Associe esse valor com a ideia de importância administrativa, ou valor administrativo. O documento é criado ou recebido pela instituição para que ela cumpra suas finalidades.Por outro lado, quando perder este valor, é possível (embora nem sempre ocorra, como veremos a frente) que o documento adquira valor secundário, de interesse para outros indivíduos que não o usuário o inicial. O valor secundário mais lembrado em provas é o valor histórico. Embora a Constituição Imperial do Brasil não possua mais nenhum interesse administrativo (como funcionário público, eu não respondo mais à Coroa Portuguesa já tem um tempinho...), o seu valor histórico é inquestionável, uma vez que retrata a estrutura estatal da época.
-
Valor primário/administrativo:
Refere-se aos
documentos que a instituição mantém em sua guarda para
dar suporte às atividades que a mesma realiza no dia a dia.
Está relacionado ao motivo pelo qual o documento foi
criado e por isso está presente em todo documento quando
de sua criação. É um valor temporário, ou seja, todo
documento, em determinado momento de sua existência,
prescreverá administrativamente.
https://www.grancursospresencial.com.br
-
Gabarito: d) primário.
Por eliminação: Arquivos INFORMATIVOS e HISTÓRICOS estão dentro de valor SECUNDÁRIO. Os arquivos de valor secundário compreendem os arquivos PERMANENTES.
Logo, resta apenas a letra "d".
-
Corrente - 1a idade/ativo
- Nat. adm alta
- Valor primário
- frequentemente consultado
intermediário - 2a idade/ semi ativo
- Nat. adm. baixa/decrescente
- Valor primário
- ocasionalmente consultado
permanente - 3a idade/ inativo
- Natureza histórica
- Valor secundário
- guarda definitiva
-
qual é o valor que está ligado ao motivo pelo qual o documento é criado? Primário! E qual é o valor que está ligado às características históricas, culturais, informativas e probatórias que o documento pode vir a adquirir? Valor secundário.
Gabarito: D
-
- Os documentos arquivísticos têm um valor que, por estar ligado aos motivos da criação dos documentos, diz respeito à entidade produtora. É o valor:
- Todo documento é criado no Corrente = Primário
- Todo documento é Produzido no Corrente = Primário
GABARITO: D
-
Resolução:
Qual é o valor que está ligado ao motivo pelo qual o documento é criado? Primário!
E qual é o valor que está ligado às características históricas, culturais, informativas e probatórias que o documento pode vir a adquirir? Valor secundário.
Gabarito: D
A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!