SóProvas


ID
1454512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

O superávit primário, como proporção do PIB requerida para estabilizar a relação entre a dívida pública e o PIB, é uma função direta da relação entre a dívida pública/PIB e a taxa de juros e, ainda, uma função inversa do crescimento real da economia, para certa taxa de inflação e de senhoriagem.

Alternativas
Comentários
  • Não é o superávit nominal que é função direta da taxa de juros?

  • Primeira parte:

    A finalidade primária do cálculo do superávit primário é avaliar a capacidade de pagamento de juros da dívida pública. Assim, quanto mais elevada a taxa de juros incidente sobre a dívida, mais elevada a necessidade de superávit, pelo que ambas variáveis são diretamente relacionadas. O mesmo acontece com a relação dívida/PIB. Ora, caso a taxa de juros seja constante, e a relação dívida/PIB aumente, evidentemente o valor pago de juros também irá aumentar, exigindo um maior superávit primário. 

    Segunda parte:

    Alternativamente, reparemos na relação dívida/PIB, em que a elevação do PIB (denominador) causada pelo crescimento real da economia torna tal relação menor. Se ela for menor, então o superávit primário que a estabiliza também pode ser menor. Logo, aqui, há uma relação inversa em relação ao crescimento real da economia.