-
No caso de uma função de proporção fixa (complementares perfeitos), dado que a curva tem o formato em L, não há como derivar, logo, não há como determinar a TMS.
-
Outra explicação:
"Para que a TMST seja constante em todos os pontos da isoquanta, esta deve ser uma reta, ou seja, destacar fatores de produção perfeitamente substituíveis.
A isoquanta com proporções fixas representa o caso de complementares perfeitos e possui o formato de L (do tipo Leontief). Notadamente, na parte vertical a TMST é infinita, na parte horizontal é igual a zero e no vértice irá depender da proporções fixa em que são empregados os fatores produtivos.
Portanto, a TMST é variável no decorrer da isoquanta."
http://dbconcurseiro.blogspot.com.br/2016/07/bacen-2013-conhecimentos-especificos.html
-
GAB: ERRADO
Fonte: Galera do QC / Celso Natale - Estratégia
A Taxa Marginal de Substituição Técnica − TMST - é sempre constante em curvas isoquantas de substitutos perfeitos.
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DE PROPORÇÕES FIXAS
O formato em L aparece quando os insumos precisam ser combinados em proporções fixas. Isso quer dizer que não adianta aumentar só um dos insumos para aumentar a produção.
Portanto, não possibilidade de substituição entre os fatores de produção, já que eles são perfeitamente complementares.
- Bens complementares têm curvas de indiferença retas e com 90 graus, formato “L”. (Parte vertical = TMgS infinita/ Parte Horizontal = TmgS igual a 0).
Além disso, uma função de produção associada a essas isoquantas em L é chamada de função de produção com proporções fixas ou função do tipo Leontief.
=-=-=
PRA AJUDAR!
Q715068 - Q320404