SóProvas


ID
1454665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada item a seguir é apresentada uma situação hipotética acerca do processo contábil de reconhecimento, mensuração e evidenciação, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ao realizar uma venda a prazo a um cliente especial, a empresa vendedora efetuou o cálculo das duplicatas a receber, com taxa de juros de 0,50% ao mês. Normalmente a taxa de juros praticada pelo mercado é de 1% ao mês. Para ajustar a valor presente a operação de venda a prazo, o responsável pelo reconhecimento contábil da operação considerou adequado o uso da taxa de 0,50% ao mês.
Nessa situação, a decisão do responsável está correta por refletir fielmente o valor justo da transação de venda a prazo.

Alternativas
Comentários
  • Em ocasiões como a descrita em que há concessão de condições mais vantajosas para financiamento a clientes especiais, a taxa a ser registrada deve ser aquela comum de mercado, nesse caso, a utilizada comumente pela empresa (1%).

  • A taxa especial utilizada não reflete o valor justo, que é 1%, mas, sim, o valor presente (0,5%).

     

    Portanto, onde se lê: "a decisão do responsável está correta por refletir fielmente o valor justo da transação de venda a prazo."

     

    Deveria estar: a decisão do responsável está correta por refletir fielmente o valor presente da transação de venda a prazo.

  • a compra financiada de um veículo por um cliente especial que,
    por causa dessa situação, obtenha taxa não de mercado para esse
    financiamento, faz com que a aplicação do conceito de valor presente com a
    taxa característica da transação e do risco desse cliente leve o ativo, no
    comprador, a um valor inferior ao seu valor justo; nesse caso prevalece
    contabilmente o valor calculado a valor presente, inferior ao valor justo, por
    representar melhor o efetivo custo de aquisição para o comprador. Em
    contrapartida o vendedor reconhece a contrapartida do ajuste a valor presente
    do seu recebível como redução da receita, evidenciando que, nesse caso, terá
    obtido um valor de venda inferior ao praticado no mercado.

  • A questão esta errada porque falou que é pra refletir o VALOR JUSTO, sendo que o correto seria VALOR PRESENTE.

  • errado, é necessário lembrar que o ajuste a valor presente nem sempre leva o valor do ativo a refletir o valor justo na data da mensuração.

    "valor presente e valor justo não são sinônimos. Por exemplo, a compra financiada de um veículo por um cliente especial que, por causa dessa situação, obtenha taxa não de mercado para esse financiamento, faz com que a aplicação do conceito de valor presente com a taxa característica da transação e do risco desse cliente leve o ativo, no comprador, a um valor inferior ao seu valor justo(...)" CPC 12, ITEM 6.

  • Há três técnicas para seu mensurar o VALOR JUSTO: abordagem do custo, abordagem da receita e abordagem do mercado.

    A abordagem de RECEITA converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros.

    Veja, portanto, que a abordagem de RECEITA tem relação com o VALOR PRESENTE de fluxos de caixa.

    O valor presente (ou seja, aplicação da abordagem de receita) é uma ferramenta utilizada para relacionar valores futuros (por exemplo, valores ou fluxos de caixa) a um valor presente utilizando uma taxa de desconto. 

    Existem princípios gerais que regem a aplicação de qualquer técnica de valor presente utilizada para mensurar o valor justo, como que os fluxos de caixa e taxas de desconto refletem premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou passivo. 

    O Pronunciamento Técnico CPC 12 diz que os elementos integrantes do ativo e do passivo decorrentes de operações de longo prazo, ou de curto prazo quando houver efeito relevante, devem ser ajustados a valor presente com base em taxas de desconto que reflitam as melhores avaliações do mercado quanto ao valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos do ativo e do passivo em suas datas originais.

    Sendo assim, a taxa a ser utilizadano desconto é a de 1% ao mês (taxa de juros praticada pelo mercado), e não a efetivamente utilizada de 0,5% ao mês.

  • Alguns pontos importantes do CPC 12:

    1) Valor presente e valor justo não são sinônimos

    2) Em algumas circunstâncias, o valor justo e o valor presente podem coincidir

    3) Se a taxa (usada pela empresa) é igual à taxa de mercado na data da transação ----> nesse primeiro momento, o valor presente da transação é equivalente a seu valor de mercado ou valor justo (fair value)

    4) Se a empresa utiliza uma taxa que não a de mercado ----> para o comprador, o valor presente do ativo será inferior ao valor justo; para o vendedor, o valor obtido com a venda é inferior ao do mercado. Ou seja, o valor presente não é equivalente ao valor justo.

    Conclusão:

    Se a empresa utilizasse a taxa igual a de mercado (1%), o valor presente seria equivalente ao valor justo.

    Mas a empresa utilizou uma taxa (0,5%) que difere da taxa de mercado (1%), logo o valor presente não coincide com o valor justo.

    Portanto, a questão está ERRADA.

  • Gabarito : errado

    VALOR PRESENTE:

    São passíveis de ajuste ao valor presente não somente os ativos realizáveis que tenham sido negociados ou determinados sem a previsão de encargos ou rendimentos financeiros, mas também aqueles que tenham sido negociados ou determinados com previsão de encargos ou rendimentos financeiros, porém com taxas não condizentes com as prevalecentes no mercado para as condições econômicas do momento e para os riscos das entidades envolvidas.

  • Errado

    Valor justo (fair value) - é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

    Valor presente (present value) - é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade. Tal fluxo de caixa pode estar representado por ingressos ou saídas de recursos.

  • COLABORANDO

    Lembrar CPC.12 + Princ. da Prudência (Ativos ==> Menor valor em 2 possibilidades)

    100 / 1,05 = VP: $ 95,23 aprox.

    100 / 1,1 = VP: $ 90,90 aprox. (MENOR VALOR) = Tx. Mercado

    Bons estudos.

  • Por que essa questão não foi anulada? CPC 12 não estava no edital desse concurso.

  • Respondi errado!!!