SóProvas


ID
1454926
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a definição de competências e atribuições privativas na lei de regulamentação do Assistente Social, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As atribuições privativas são definidas pelo lugar que a profissão ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.
( ) As atribuições privativas são prerrogativas profissionais decorrentes de uma formação específica.
( ) As competências profissionais são responsabilidades que se definem nos espaços ocupacionais.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questões tímicas de concurso, que estudamos, estudamos e estudamos e aparece aquelas que voce não leu em lugar algum !!! alguém me indica onde eu encontro essas definições

  • letra E - conferi a prova no pci concursos - Certa

  • Felipe Batista, dê uma olhada no artigo 4º e 5º da Lei 8662/93.

  • Gente, discordo do gabarito.... Não aceito que as competências sejam responsabilidades que se definem nos espaços ocupacionais!! Se fosse o espaço ocupacional que definisse o que compete ou não ao profissional, não seria necessário ter uma Lei de regulamentação para legalizar o que compete e o que se atribui privativamente ao profissional. Logo, o que define as competências e as atribuições privativas é a Lei 8662|93 (Lei de Regulamentação da Profissão).

     

  • As competências profissionais, tanto podem ser desenvolvidas por Assistentes Sociais como por outros profissionais competentes, com outras formações. Por isso as Instituições definem se serão desenvolvidas por AS ou por outro  profissional. Todas as competências expressas no Código de Ética podem ser desenvolvidas por outro profissional. O Código da a prerrogativa de que AS tem competência pra desenvolver tais atividades.. Não é de exclusividade dos AS.

    Já as atribuições privativas, nenhum outro profissional pode desenvolver. Somente AS.

  • Concordo contigo AE Carvalo. As competências do AS são definidas pelas normas que regem a profissão, não pelo local onde ele trabalho.

     

    "As atribuições privativas são definidas pelo lugar que a profissão ocupa... ". COMO ASSIM MINHA GENTE???? Alguém explica, por favor!! 

     

     É a Lei 8.662/93, em seus artigos 4º e 5º que trazem, respectivamente, as competências e as atribuições privativas do AS. 

  • Leandra Cristina, o enunciado fala do lugar em q o Serviço Social ocupa na divisão sociotécnica do trabalho, como por exemplo: numa equipe multidisciplinar cada profissional tem suas funções delegadas de acordo com atribuições que são privativas de suas respectivas profissões,ou seja, o Psicólogo tem suas atribuições privativas, o Assistente Social tem suas atribuições privativas e etc...Sendo assim, nesse contexto, As atribuições privativas são definidas pelo lugar que a profissão ocupa na divisão sociotécnica do trabalho. 

  • Gabarito letra E

    Na brochura do CFESS sobre "Atribuições privativas do/a assistente social em questão", todos os itens são abordados direta ou diretamente.

    Destaco o que compreendo validar o gabarito da banca do item III: "redimensionamento dos espaços ocupacionais e das demandas profissionais [...] impõem novas competências a esse profissional" (p. 33)

    Outra referência que contribui no entendimento da questão é o texto do Maurílio "Considerações sobre atribuições e competências profissionais de assistentes sociais na atualidade" (O texto é de 2015 - por isso, eu disse "contribui"):

    "Promover uma reflexão sobre atribuições e competências é discutir a [item I] particularidade da intervenção profissional na divisão social e técnica do trabalho, num contexto contemporâneo, em que empregadores vêm buscando ditar como e de que forma devem trabalhar os(as) assistentes sociais. Assim, hoje, profissionais de Serviço Social atuam em programas e projetos governamentais federais que determinam não apenas quais serviços devem ser desenvolvidos nos municípios — por meio do repasse de financiamento —, mas também vêm buscando determinar como deverão intervir os(as) profissionais que lá atuam, inclusive assistentes sociais. Tal determinação tem vindo por meio de vários documentos sobre como, de que forma e com quais profissionais a categoria de assistentes sociais deve intervir. Isso também vem ocorrendo nos outros espaços ocupacionais — a exemplo do sociojurídico e do empresarial —, sendo [item III] cada vez mais demandados para desenvolver iniciativas que buscam determinar quais são as suas competências profissionais, muitas vezes, chocando-se com as atribuições privativas" (p. 679-680).

    Siga @profissionaldeluta

  • Ah desgrama!

    essa questão é uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia (¬_¬ )¯\_(ツ)_/¯¯\_(ツ)_/¯