O problema das questões da FGV é que às vezes você precisa optar por uma resposta genérica e às vezes por uma específica.Nessa questão por exemplo:a falta de tratamento(uso generalizado da água),o emprego generalizado e utilização inadequada(uso generalizado da água) são opções que nos leva à mesma resposta .Mas , a resposta está relacionada a "um problema principal da água da chuva" que é:composição química.
Infelizmente, faz sentido caso você leia umas 3 vezes o enunciado e o texto. O problema da água da chuva é "alta concentração de poluentes atmosféricos", ou seja, a sua composição química . Incorreto é conceber o erro DO USO DA ÁGUA (demais alternativas). Gabarito letra C .
eu marquei a letra D tb, mais fazendo uma segunda leitura eu percebi que a falta de tratamento não é o problema principal, mais sim , ela não poder ser utilizada pq. contém concentração de poluentes atmosféricos.;;;; isso torna a letra C correta....
Discordo da resposta. A composição química é h2o. Pra mim o gabarito esta errado.
Fiquei com a letra B, O principal sentido deste paragrafo é "Não usem a água da chuva inapropriadamente!". ESSA é a mensagem do paragrafo. Meu deus, toda questão de interpretação da fgv eles colocam 3 respostas corretas, assim não da...
Sem lógica, a letra D é mais sensata. Qual o principal problema da água da chuva? Composição química? Nunca. O principal problema da água da chuva é seu consumo sem o devido tratamento. Tanto que o próprio texto indica para usá-la na limpeza da casa.
Gostaria de ver a resposta da banca.
RESPOSTA C
Nessa questão temos que focar no que questão pede: o problema principal da água da chuva é
... .
O foco é a palavra PRINCIPAL, o texto nos remete a diversos "problemas", mas o PRINCIPAL e DA ÁGUA é " alta concentração de poluentes atmosféricos" ou seja "a composição química" , se a água não tivesse "alta concentração de poluentes" os demais problemas não existiriam.
Vejam que :
B) não se trata de um problema da água a utilização, mas um erro das pessoas, e a utilização para limpeza de casa vem como conselho, pois, como o texto diz: o MELHOR é ...
D) a falta de tratamento na verdade é um problema em decorrência do erro na utilização de forma inadequada e não um problema da água.
A e E) em nenhum momento se fala de formas adequadas de armazenamento e faz parte do erro utilizar a água de forma genérica, não é um problema da água.
"A composição química da água da chuva é uma combinação da composição química das gotículas que formam as nuvens e das substâncias que se incorporam às gotas de chuva durante a precipitação. Sendo assim, a água da chuva, de certa forma, retrata as características da massa de ar, no que diz respeito ao conteúdo de partículas e gases solúveis em água, através da qual atravessam as gotas de chuva durante a precipitação"
.
O autor da questão se ligou na química do fenômeno. A composição química pode ser alterada sim por fatores externos. Isso me fez errar a questão. Pensei que a composição química fosse sempre a mesma, afinal, o texto só falou em "concentração de poluentes". Mas faz sentido sim, Letra C. A origem do problema, a causa maior é A COMPOSIÇÃO QUÍMICA ALTERADA.
Pessoal, o enunciado pede: Segundo o aviso Voltando ao texto:
Segundo o aviso, “A água da chuva armazenada em casa não pode ser usada para beber, tomar banho e cozinhar porque ela contém uma alta concentração de poluentes atmosféricos , que podem causar mal à saúde. Essa água só é indicada para consumo com tratamento químico, feito somente por especialistas, não bastando ferver ou filtrar. Por isso, é melhor usá-la apenas na limpeza da casa".
porque ela contém uma alta concentração de poluentes atmosféricos -> Esse é o principal problema, o vocábulo "p orque" aqui é conjunção causal.
Alternativa C não deveria ser o gabarito. Composição química é H2O. Se a água possui poluentes isso não altera a composição. A água continua sendo água. O termo correto seria mistura. Isso é química básica! Sabendo que a banca é fraca e desconhece o conceito de composto acertei a questão.
Gabarito letra C
Errei da primeira vez que respondi, mas hoje consigo ver mais claro pelo seguinte:
, “A água da chuva armazenada em casa não pode ser usada para beber, tomar banho e cozinhar QUAL O MOTIVO DA ÁGUA ARMAZENADA NÃO PODER SER USADA PARA BEBER? A RESPOSTA VEM LOGO EM SEGUIDA porque ela contém uma alta concentração de poluentes atmosféricos , que podem causar mal à saúde. Essa água só é indicada para consumo com tratamento químico, feito somente por especialistas, não bastando ferver ou filtrar. Por isso, é melhor usá-la apenas na limpeza da casa".
Veja que a composição quimica da água é o problema dela não poder ser utilizada, o tratamento é o meio pelo qual ela poderá ser utilizada no futuro.
Destrinchando o fragmento que justifica a resposta da banca:
“A água da chuva armazenada em casa não pode ser usada
para beber, tomar banho e cozinhar porque[CONJUNÇÃO CAUSAL] ela contém uma alta
concentração de poluentes(COMPOSIÇÃO QUÍMICA) atmosféricos, (...)
Letra C.
A alternativa da composição química, do jeito que está, não pode ser considerada correta. Composição química da água é H2O e ponto. Qualquer coisa a mais ou a menos e teremos tudo, exceto água apenas. A alternativa D fornece uma resposta muito mais adequada.
Se o examinador quis dificultar a resolução da questão, pisou na bola. Em hipótese alguma "composição química" é o mesmo que particulados presentes na água, que foi o que o elaborador quis dizer, provavelmente. O próprio texto não corrobora a posição daquele.
Mais subjetiva impossível.
Letra C.
Comentário:
Esta questão faz referência direta à seguinte frase do texto:
“Segundo o aviso , ‘A água da chuva armazenada em casa não pode ser usada para beber, tomar banho e cozinhar porque
ela contém uma alta concentração de poluentes atmosféricos, que podem causar mal à saúde.’”.
O aviso é claro ao afirmar que a alta concentração de poluentes impede o uso da água para beber, tomar banho ou cozinhar.
Assim, o problema principal da água da chuva é realmente a composição química e a alternativa correta é a (C).
Como a questão foi bem literal, fica fácil perceber que as demais alternativas estão erradas.
Gabarito: C
Prof. Décio Terror
Questões de interpretação da FGV nos faz pensar! O segredo dessa questão está na própria pergunta : "Segundo o aviso [...]". Se você, caro concurseiro incansável, voltar no texto reler sobre o segundo aviso, notará que tal aviso faz menção à composição química da água.
Aternativa correta: C)
Não poderia ser a letra D porque ferver ou filtrar é um tratamento ineficaz, esse é o problema da D, ela generalizou, ou seja, só o tratamento quimíco resolve.
Gabarito C
Se eu usar desinfetante para limpar o chão... Ok! Se eu usar para beber... Posso morrer!
Se eu usar perfume para passar no corpo... Ok! Se eu usar para beber... Posso me intoxicar!
Se eu usar a água da chuva para lavar o chão... Ok! Se eu usar para beber ou tomar banho... Posso ficar doente!
O problema não é a composição, mas sim, a utilização inadequada de algo que serve muito bem para outras finalidades.
o armazenamento deficiente.
-> o texto NÃO se preocupa em considerar o armazenamento da água de chuva ser deficiente ou não.
a utilização inadequada.
-> o texto não faz alusão à utilização da água de chuva ser inadequada ou não até porque o texto NÃO diz ser indicado o uso da chuva para qualquer fim, se não para lavagem da casa pex.
a composição química.
-> realmente existe uma preocupação genuína na não utilização da água de chuva em razão da composição química, daí a necessidade de tratamento químico desse tipo de água.
a falta de tratamento.
-> a falta de tratamento é um problema, porém, NÃO é o principal problema.
o emprego generalizado
-> extrapolação afirmar isso!