SóProvas


ID
1455358
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Os conhecimentos que construímos estão embebidos no contexto temporal, cultural, espacial em que são criados e, assim, considera-se que as formações da subjetividade não podem ser compreendidas desligadas da formação social na qual se constituem." (MANCEBO, D. Indivíduo e Psicologia. In JACÓ- VILELA, A. (org.) Psicologia Social: abordagens sócio-históricas e desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999).

Na perspectiva histórica, a Psicologia Jurídica constituiu-se como:

Alternativas
Comentários
  • O ponto chave da questão se dá justamente na solicitação feita. Não está diretamente relacionado ao texto e ao livro. Mas é necessário lembrar a atuação do perito no âmbito jurídico e o psicodiagnóstico.

    "considera-se que as formações da subjetividade não podem ser compreendidas desligadas da formação social na qual se constituem"

  • Gabarito: A

    "Ao analisar os campos de atuação do psicólogo jurídico, percebe-se um predomínio da atuação desses profissionais enquanto avaliadores. A elaboração de psicodiagnósticos, presente desde o surgimento da Psicologia Jurídica, permanece como um forte campo de exercício profissional".

    LAGO, V. et al. Um breve histórico da psicologia jurídica no Brasil e seus campos de atuação. Estudos de Psicologia I Campinas I 26(4) I 483-491 I outubro - dezembro 2009.

  • Foi-se o tempo que a prática da psicologia jurídica era um saber centrado principalmente no psicodiagnóstico. Está precisando se atualizar banca FGV. 

  • Assim, tá meio desatualizada a questão e restrita, mas se acerta por eliminação..

     

  • Galera, também errei a questão, mas por falta de atenção. Observem a pergunta:

     

    Na perspectiva histórica, a Psicologia Jurídica constituiu-se como:

     

    Ou seja a perspectiva histórica remete ao passado da psicologia jurídica!

     

    Bons estudos!

  • Gabarito A

    A questão pede a resposta em relação ao contexto histórico, e a Psicologia Jurídica constituiu-se como:

    um saber centrado principalmente na práxis do psicodiagnóstico