-
Resposta: B
Minayo (2010, p. 25-26) trata sobre o CICLO DA PESQUISA QUALITATIVA. A autora afirma que a pesquisa é um trabalho "artesanal" que é feito por meio de uma linguagem baseada em conceitos, proposições, hipóteses, métodos e técnicas. A esse processo, da-se o nome de "Ciclo de Pesquisa". Divide-se o ciclo em 3 etapas:
1. Fase exploratória: Desenvolver o projeto e seus procedimentos; dedicar tempo para definir investimentos, objeto de estudo, metodologias a se utilizar, hipóteses a se considerar, escolha e descrição dos instrumentos, o cronograma de ação a ser pensado, procedimentos exploratórios a se fazer para escolher o espaço e a amostra qualitativa.
2. Trabalho de campo: "consiste em levar para a prática empírica a construção teórica elaborada na primeira etapa. Envolve "instrumentos de observação, entrevistas ou outras modalidades de comunicação e interlocução com os pesquisados, levantamento de material documental e outros." Neste momento aqui, confirma-se e refuta-se hipóteses.
3. Análise e tratamento do material empírico e documental: procedimentos que vão interpretar os dados empíricos e articulá-los com a teoria que fundamentou o projeto e outras leituras utilizadas. Essa 3ª etapa possui 3 procedimentos importantes: a. A ordenação dos dados; b. a classificação destes e c. a análise (propriamente dita).
É importante ressaltar que o Ciclo da Pesquisa não se fecha! Pois toda pesquisa produz conhecimento e gera novas indagações (Minayo, 2010, p.27), conforme afirma a autora. Ou seja, Ao mesmo tempo em que se pensa num trabalho que apresenta "início, meio e fim" (devido ao tempo delimitado para a realização da pesquisa), seu produto acaba sendo provisório, e também reflete nas construções teóricas(que também evoluem), pois tratam-se de processos sociais que mudam com o tempo.
-
ciclos de pesquisa qualitativa:
* fase exploratoria:produçao do projeto de pesquisa e de todos os procedimentos ,escolha de instrumentos.
* trabalho de campo:prática da teoria elaborada na primeira etapa:observaçao ,entrevista,modalidades de comunicaçao com os pesquisados
* analise e tratamento do material empirico e documental:procedimentos para interpretar,compreender e valorizar os dados empiricos>dividide-se em 3 :
1-ordenaçao de dados
2-classificacao de dados
3-analise propriamente dita
-
Fundamentos da pesquisa quantitativa nas ciências sociais são os próprios princípios clássicos utilizados nas ciências da natureza:
a) o mundo social opera de acordo com leis causais;
b) o alicerce da ciência é a observação sensorial;
c) a realidade consiste em estruturas e instituições identificáveis enquanto dados brutos por um lado e crenças e valores por outro. Estas duas ordens se correlacionam para fornecer generalizações e regularidades;
d) o que é real são os dados brutos; valores e crenças são dados subjetivos que só podem ser compreendidos através dos primeiros.]
http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/1428/minayo__2001.pdf
-
Ano: 2019 Banca: Órgão: Prova:
Acerca da dimensão técnico-operativa do serviço social e da pesquisa social, julgue o item subsecutivo.
Na pesquisa qualitativa, a fase exploratória, o trabalho de campo e a análise e o tratamento do material empírico e documental são etapas essenciais do trabalho científico.