SóProvas


ID
1455448
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à pesquisa em Serviço Social, o desenvolvimento de uma postura investigativa permanente é condição precípua:

Alternativas
Comentários
  • Sobre o caráter investigativo da profissão: Consultar - MIOTO, Regina C. T.; LIMA, Telma C. S. de. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social em foco: sistematização de um processo investigativo. Revista Textos & Contextos

  • Assim é que, no cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais, há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem os serviços. Faz-se necessário não apenas coordenar e executar políticas sociais, projetos e programas, mas também avaliá-los, coordenar pesquisas, realizar vistorias, perícias e laudos, emitir parecer técnico, formar assistentes sociais. Aqui se reconhece e se enfatiza a natureza investigativa das competências profissionais. Mais do que uma postura, o caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais. 

    Yolanda Guerra. A dimensão investigativa no exercício profissional.

  • Gabrito: E

     

  • Gabarito  E.

     

     

    A respeito da dimensão investigativa ou atitude investigativa no exercício profissional,  Yolanda Guerra (2009, p. 14) afirma que "[...] Daí que a postura investigativa do profissional se explicita na realização das suas competências como um todo: nas fases de planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo. A dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva, e a qualidade de uma implica a plena realização da outra".

     

    Diante da citação já chegaríamos ao gabarito (letra E). Apesar disso, e para fortalecer o entendimento, na análise de Cristina Kologeski Fraga (2010, p. 12) “A postura investigativa é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social”.

     

     

    Ref.

    GUERRA, Yolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

    Fraga, C. Kologeski. A atitude investigativa no trabalho do assistente social. Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282010000100004>