SóProvas


ID
1455454
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A análise dos autores que se vinculam à Teoria Crítica no que diz respeito “(...) às consequências e condições contemporâneas para o exercício profissional no âmbito das políticas sociais” (BEHRING, 2009: 20) reside no fato de que este termina por:

Alternativas
Comentários
  • Prescindir*= desobriga, dispensa, não precisa, destitui.


    Assim, o item b quer dizer que: "o exercício profissional no âmbito das políticas sociais PRESCINDE, ou seja, NÃO PRECISA de um assistente social que pensa cria, negocia demandas na arena pública, articula e elabora (...)". Desta forma, penso que para o item está correto o verbo PRESCINDIR deveria ser trocado.

  • Muito bom Germana! 


  • Artigo Política Social de Boscheti,

    De outro ângulo, encontram-se perspectivas prescritivas: discute-se, não a política social como ela é, mas como ela deve ser, sobrepondo-se o projeto do pesquisador à análise da realidade. Com isso inviabiliza-se o conhecimento mais aprofundado da política social, bem como a formulação de estratégias consistentes por parte dos sujeitos políticos envolvidos. O superdimensionamento analítico unilateral das determinações econômicas ou políticas ou mesmo a separação/isolamento dessas esferas (BEHRING, 2002) também tem sido recorrente nas discussões sobre o tema, bem como a formulação de classificações, modelos e “tipos ideais” de forte inspiração weberiana, propondo-se inúmeras tipologias de política social a partir da análise de experiências históricas comparadas (DRAIBE; AURELIANO, 1989; ESPING-ANDERSEN, 1991).

  • Analisando melhor a questão poderemos entender que a B está correta sim. Segundo o texto de  Behring - Política Social no contexto da crise capitalista - a autora chama para a análise das políticas sociais e faz uma critica com relação as implicações na atuação profissional nas políticas públicas: para o sistema "não se faz necessário um assistente social que pensa, cria,negocia demandas na arena pública, articula e elabora um projeto de intervenção e cujo produto é o atendimento de necessidades individuais e também coletivas e/ou a formação da consciência", o ideal é ter um profissional acrítico, ocupado apenas com o fazer imediato... A autora acrescenta que este redirecionamento pretende mobilizar profissionais que operam o projeto de gestão da pobreza (e não do seu combate ou erradicação) que vem de cima, que o reitera junto a indivíduos e famílias – para as quais se transfere cada vez mais responsabilidades de reprodução e cujo produto é o acesso “feliz” a políticas minimalistas e medíocres..."

  • Quando aparece numa questão a palavra PRESCINDE, derruba muita gente, eu por exemplo que errei a questão e não sabia que:

    PRESCINDE É DIFERENTE DE PRECISAR

    PRESCINDE significa: dispensar - renunciar.

  • GAB. B

    Questão muito difícil pois exige uma interpretação complexa... faz-se uma crítica à situação das políticas sociais atuais que exigem um profissional que apenas gerencie a pobreza, que não seja mediador de questãos mais amplas e decisivas, que vá nas raízes do problema. Ou seja, o"mercado de trabalho" nesta conformação, dispensa (prescinde) o profissional que pensa, que reflete e direciona criticamente sua prática. ao menos foi isso que entendi.

    Apenas compreender a palavra "prescindir" não faz acertar a questão. foi o meu caso. xC

  • "reside no fato de que este termina por"? Alguém sabe o que isto significa?

  • Gabarito B.

    Prescindir = desobriga, dispensa, não precisa, destitui.

    De acordo com Behring (2009) no texto Política Social no contexto da crise capitalista chama para a análise das políticas sociais e faz uma crítica com relação as implicações na atuação profissional nas políticas públicas: para o sistema "não se faz necessário um assistente social que pensa, cria, negocia demandas na arena pública, articula e elabora um projeto de intervenção e cujo produto é o atendimento de necessidades individuais e também coletivas e/ou a formação da consciência", o ideal é ter um profissional acrítico, ocupado apenas com o fazer imediato. A autora acrescenta ainda que este redirecionamento pretende mobilizar profissionais que operam o projeto de gestão da pobreza (e não do seu combate ou erradicação) que vem de cima, que o reitera junto a indivíduos e famílias – para as quais se transfere cada vez mais responsabilidades de reprodução e cujo produto é o acesso “feliz” a políticas minimalistas e medíocres.

  • Eu acertei, mas demorei muito pra entender a pergunta, pois acredito que o mais difícil dessa questão foi compreender o que significava "prescindir" e que o termo "este" se referia "às consequências e condições contemporâneas para o exercício profissional". Depois disso, ficou fácil! Pensa assim: as consequências e condições contemporâneas para o exercício profissional acabam por nao querer um assistente social que pensa, cria, negocia demandas na arena pública, articula e elabora um projeto de intervenção, e cujo produto é o atendimento de necessidades individuais e também coletivas. Esse nao é o interesse do sistema.

  • Redação horrível dessa questão.