SóProvas


ID
1456678
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) é uma aplicação que tem como objetivo a complementação da aposentadoria do seu investidor. Pode-se dizer que o PGBL é bom para o empregado que possui renda tributável e declara o imposto de renda no modelo completo, pois ao investir num PGBL, tem-se restituído o Imposto de Renda (IR) retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação.

Como a tributação do PGBL ocorre no resgate sobre o(s) seu(s)

Alternativas
Comentários
  • No VGBL, não possibilita reduçãodo IR
    E o IR é somente sobre o valor do rendimento.
    .
    Questão ficou fácil quanto somente duas questoes com Valor Integral.
    Resposta Correta Letra: D 

  • A não tributação do capital é o VGBL, o PGBL postega o IR na declaração completa, limitado a 12% da renda bruta anual tributável, sendo assim , no resgate paga IR pelo valor integral.LETRA D

  • Questão tranquila, dava pra responder inferência.

    Se há restituição do IR é porque há incidência, então letras C e E estão fora.

    Alternativa A (postergado) e B (Diferido), os termos são sinônimos, logo, duas alternativas iguais...

    Restou apenas a letra D

  • No caso do PGBL, as contribuições pagas podem ser deduzidas da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta, porém no resgate ou recebimento do benefício, o IR incidirá sobre todo o montante recebido pelo participante.

    O PGBL é um plano de previdência com cobertura por sobrevivência indicado aos consumidores que preencham a declaração de ajuste anual do imposto de renda para pessoas físicas (I.R.P.F.), devendo-se ter em mente que podem ser utilizados para redução da base de cálculo do IR, limitado a 12% da renda bruta anual.
    Dessa forma, quando do recebimento de resgate ou benefício pago sob a forma de renda ou pagamento único, a alíquota do IR incidirá sobre o montante total recebido incluindo aí as contribuições e rentabilidade.

    Resposta letra (D)

  • VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) e PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) são planos por sobrevivência. O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar.

    A principal diferença entre os dois reside no tratamento tributário dispensado a um e outro. Em ambos os casos, o imposto de renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda. Entretanto, enquanto no VGBL o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no PGBL o imposto incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda.

  •  

    Benefício Fiscal do PGBL:

     

    Exemplo:

     

    → Uma pessoa que recebe 10.000 reais mensais ao final de um ano terá recebido 120.000 reais (10.000 x 12) - renda bruta anual.

     

    → Aderindo a um plano de Previdência Complementar na modalidade PGBL esta pessoa pode DEDUZIR 12% de sua renda bruta anual (14.400 reais no exemplo acima citado) da base de cálculo do IR.

    BASE DE CÁLCULO DO IR : 120.000 reais

    BASE DE CÁLCULO DO IR APÓS A DEDUÇÃO DE 12% DA RENDA BRUTA ANUAL: 105.600 reais

     

    Ao invés de pagar IR sobre a renda bruta total, ela tem a possibilidade de investir esse valor (14.400 reais) em um plano de previdência PGBL e adiar o pagamento do IR para o momento do resgate do benefício, lembrando que o valor INTEGRAL do benefício será tributado (no momento do seu resgate).

     

  • Ao contrário dos planos VGBL cuja tributação incide somente sobre os rendimentos, nos planos PGBL todo o capital investido mais os rendimentos, ou seja, o valor integral é tributado. Porém os valores pagos ao PGBL podem ser declarados até o limite de 12% da renda bruta anual tributável do contribuinte no momento da declaração anual de ajuste do Imposto de Renda. Isso significa que não há isenção de imposto de renda e sim um adiamento do cálculo já que é possível sua dedução na declaração de Imposto de Renda. Por isso, a opção D é a que responde da questão.

    GABARITO: LETRA D

  • LETRA D CORRETA

    PGBL:

    Indicado para quem faz declaração completa IR

    Permite dedução do IR de até 12% sobre a renda bruta

    IR pago sobre o resgaste total

     

    VGBL:

    Indicado para quem faz declaração simplificada ou isento

    Não permite dedução em IR

    IR pago sobre os rendimentos 

  • No PGBL, a tributação do IR ocorre, no resgate, sobre o valor total (integral) – portanto, já eliminamos as alternativas A, B e C.

    Não há isenção de IR, mas sim uma desoneração fiscal DURANTE a fase de acumulação. Logo, o IR é postergado (adiantado) e, de fato, não há sua isenção – alternativa D.

    Resposta: D

  • Os planos tipo PGBL costumam ser indicados para quem entrega a declaração do Imposto de Renda usando o modelo completo, aproveitando benefícios fiscais. Isso porque quem contrata um PGBL pode deduzir as contribuições realizadas no plano de sua renda bruta tributável. O limite é de 12% ao ano. Em contrapartida, na hora de resgatar os recursos do plano de previdência, o Imposto de Renda incidirá sobre o valor total (o principal das contribuições mais os rendimentos). não é declarado no inventário, isso quer dizer que, caso o titular venha a falecer, a quantia é direcionada de forma automática para os beneficiários (que são definidos no momento em que o contrato for fechado). Pode-se dizer que o PGBL é bom para o empregado que possui renda tributável e declara o imposto de renda no modelo completo, pois ao investir num PGBL, tem-se restituído o Imposto de Renda (IR) retido na fonte pelo empregador sobre o valor da aplicação.

    VGBL não incluem o benefício fiscal proporcionado pelos PGBL. Por isso, são indicados para os investidores que fazem a declaração de Imposto de Renda no modelo simplificado. Para quem faz a declaração no modelo completo, o VGBL pode fazer sentido em uma situação: caso o investidor queira aplicar mais do que 12% da renda em previdência privada. É que acima desse limite o PGBL deixa de valer pena, porque as contribuições não podem ser mais deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda. A vantagem do VGBL é que, no resgate, o Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos. Classificado como seguro de pessoa.

  • Galera o qconcursos é muito bom, mas minha preparação tá sendo por esse curso aqui

    https://go.hotmart.com/F59929540P

    É excelente! diversas aulas e professores de todas as matérias. Pensando na nossa aprovação para o Concurso do Banco do Brasil

  • LETRA D CORRETA

    PGBL:

    Indicado para quem faz declaração completa IR

    Permite dedução do IR de até 12% sobre a renda bruta

    IR pago sobre o resgaste total

     

    VGBL:

    Indicado para quem faz declaração simplificada ou isento

    Não permite dedução em IR

    IR pago sobre os rendimentos