SóProvas


ID
1457545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de organização e motivação, julgue o item a seguir.

Um hipermercado é um típico exemplo de departamentalização por produtos.

Alternativas
Comentários
  • 1. Departamentalização por Produto
    Nesse tipo de departamentalização, as divisões são agrupadas por tipo de produto ou serviço. Dessa forma, uma grande empresa poderia ser dividida em: setores de alimentos infantis, de bebidas, de limpeza doméstica etc.
    Esse modelo é mais adequado quando as tecnologias envolvidas na fabricação, comercialização ou atendimento ao cliente de cada produto ou serviço são muito diferentes.
    Um caso prático é o da empresa GE (General Electric), que fabrica desde turbinas de avião até lâmpadas e equipamentos médicos. Como cada produto é muito diferente, e suas cadeias de suprimento e de distribuição são diversas, faz mais sentido dividir os departamentos por tipo de produto.10
    Assim, cada administrador está mais capacitado a focar nos aspectos importantes de cada setor, facilitando, portanto, o processo de gestão e de inovação nas linhas de produtos e serviços. Dessa maneira, fica mais fácil atender os clientes de uma maneira mais adequada.

    Essa departamentalização aumenta a coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão. Além disso, a maior capacidade de inovação e de flexibilidade é outra vantagem desse modelo.11
    Entretanto, nem tudo “são flores”. Nesse tipo de departamentalização, os “especialistas” ficam espalhados pela organização, deixando, muitas vezes, o treinamento e o desenvolvimento técnico para segundo plano.


    RENNÓ (2013)

  • Questão estranha. A departamentalização de um Hipermercado (pelo menos os que conheço) é geralmente funcional. Departamento Financeiro, RH, Compras, etc. 

  • Departamentalização POR produtos é diferente de departamentalização DE produtos. Maldita CESPE.

  • Resposta da banca: Certo


  • Nunca trabalhei em mercado, mas eu não marcaria como certo, pois os departamentos não são divididos por produtos e sim por funções...

  • Exemplos de departamentos do hipermercado: frios e laticínios, padaria e confeitaria, açougue, produtos de limpeza, hortiftuti, bebidas, higiene pessoal e etc. 

  • Kkkkkkkkkkk esse tipo de questão penso uns 5 minutos nela. Frases curtas no cespe, e diga-se passagem óbvias, dão até medo avemaria.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS: 

    Naturalmente, neste modelo de departamentalização os departamentos são divididos por tipo de produto. As organizações que funcionam com esse tipo de departamentalização são compostas, por “cs“css” etc.  Este  sistema é escolhido pelas instituições quando os produtos e serviços oferecidos são muito diferentes uns dos outros e demandam uma atuação muito específica. Quando cada produto é vendido para um público diferente, com cadeias de suprimento e de distribuição distintas, pode ser interessante uma divisão dos departamentos por tipo de produto.

    Fonte: Rodrigo Rennó


    GAB CERTO

  • eu diria num hipermercado e não "um hipermercado" mas... o cespe sendo o cespe

  • Não compliquem algo simples. Dependendo para qual lado você olhe, pode-se ver uma departamentalização diferente (administrativamente veríamos uma departamentalização funcional; no que diz respeito aos clientes, ao que é "tocável", a departamentalização é por produtos, afinal supermercados estão divididos por alimentos, higiene, etc...).

    Ou seja, a afirmativa está certa. Mesmo que existam outras formas.
  • Quando pensamos em departamentalização, pensamos em diferenciação do processo produtivo. Agora pensamos: um hipermercado utiliza processos produtivos distintos para a comercialização dos produtos que vende? Isso exige a especialização funcional para cada produto? Na minha visão um hipermercado não exige a departamentalização por produtos, essa perspectiva é própria de empresas holdings, como por exemplo, de alimentos com artigos de higiene pessoal. O processo para o desenvolvimento e comercialização desses produtos é completamente diferente, inclusive quanto à diferenciação por marca (mesma empresa), e isso exige especialização funcional, ou seja, departamentalização. O cespe sempre surpreende pela simplicidade como entende a matéria, como o objetivo é passar no concurso vamos obedecer. O item foi considerado correto.

  • Se pensarmos que a departamentalização funcional é mais adequada a empresas menores, em ambientes estáveis, com poucos produtos e/ou serviços, ou que operem em uma região pequena, talvez ficaria realmente tangível caracterizar um hipermercado como um típico exemplo de departamentalização por produtos e serviços e não como funcional.




    Mas o ideal mesmo seria o QC investir nossa bendita grana em profissionais especializados nessa seara para comentar essas questões de cunho tão subjetivo e que acabam com a qualidade de nossos estudos!




    Tenha santa paciência!

  • http://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/

    Esse link me ajudou a esclarecer essa questão.
  • os supermercados normalmente criam os setores de acordo com os tipos de produtos. Ex.: seção de produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, doces..enfim. DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS.

    Nas lojas de departamento, como são chamadas, a gente costuma ver a DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE. Ex.: Seção Feminina, Masculina, Infantil....DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE.

  • Gabarito: CORRETA.

     

    Um hipermercado é divido em departamentos segundo  os seguinte critérios: latícínios, frutas, verduras, cereias, higiene, limpeza etc. Essa divisão caracteriza a departamentalização por produtos.

     

    Fonte: Giovanna Carranza

  • EXATAMENTE! E, PARA CADA CORREDOR DESTE MERCADO, PODEMOS TER UMA ESPÉCIE DE DEPARTAMENTO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Gabaraito: CERTO

     

    Sempre que  a questão falar em "departamentalização por produtos" e pedir exemplo: lembra sempre que se trata de grandes empresas.

  • Depois de uns 5 (cinco) anos envolvido com concurso...nem sei mais o que siginifica Departamentalização por Produto depois dessa questão!!!

  • Questão certa. Pode parecer tola, mas aparece em provas de analistas e não podemos perder.

    Em um supermercado as instalaçõe são usadas de acordo com o produto que é ofertado: pão na padaria, carne no açougue e congelados na parte fria.  

  • DEVIA TER SIDO ANULADA ESSA MERDA.....A FRASE DEVERIA SER ASSIM: EM UM HIPERMERCADO HÁ DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS. PQ A DEPARTAMENTALIZAÇÃO OCORRE DENTRO DO HIPERMERCADO!!!

  • Aí vc que sabe a matéria na hora da prova pensa: respondo o que ele disse ou o que quis dizer?!?



    um hipermercado... = é dividido em funções como RH, Compras, MKT, etc..

    o modelo utilizado dentro de um hipermercado = é dividido por produtos ou seções

     

    Vc que sabe a matéria é obrigado a deixar a questão em branco pq sabe-se lá o que o cara vai escolher como gabarito...

  • A departamentalização por produtos permite que o administrador de cada departamento foque sua atuação para TODOS os aspectos do PRODUTO ( desenvolvimento, comercialização, custo, lucratividade, desempenho, etc.). A atenção é voltada 100% para o produto e não para o objetivo geral da organização.

    Item correto.

  • GABARITO: CERTO

    EXEMPLOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS/SERVIÇOS: Supermercados (com as seguintes divisões por produtos: laticínios, açougue, hortifrutigranjeiros, padaria etc.) e lojas de vestuário (público feminino, masculino, infantil, sem gênero).

    Estruturas organizacionais de varejo, tais como hipermercados, geralmente, são melhor favorecidas pela departamentalização do tipo geográfica, haja vista a maior acurácia na identificação das peculiaridades do mercado consumidor local. Nessa toada, à matriz desse hipermercado (em geral, localizadas nas grandes metrópoles ou mesmo no exterior) seria mais adequada a departamentalização do tipo funcional, matricial ou por projetos, na medida em que há a concentração de especialistas pensando, estrategicamente, objetivos mais amplos para suas filiais.

  • Não entendo mais nada. Outro dia fiz uma questão onde perguntava: qual a departamentalização de uma loja de roupas? Pensei: clientes! (masculino, feminino, adulto, infantil) Mas tava errado. Depois pensei: Produto! (calça, camisas, shorts, bermudas, sandálias...) Mas tava errado. A RESPOSTA ERA: FUNCIONAL! Por que tem vendedores, segurança, moça do caixa. Aí pergunto, não é a mesma coisa de um hipermercado?