-
ORGANIZAÇÃO LINEAR
A organização do tipo linear tem sua origem na organização dos antigos exércitos,
o princípio da autoridade linear, princípio escalar que estabelece a hierarquia da
autoridade.
O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de
autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados.
É uma forma de
organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das
organizações.
Características da Organização Linear:
Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do
superior sobre seus subordinados, típica das organizações militares;
Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das
linhas existentes no organograma;
Centralização das decisões: existe uma autoridade máxima que
centraliza todas as decisões e o controle da organização;
Aspecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica,
diminui o número de cargos ou órgãos.
FONTE:http://www.ricardoalmeida.adm.br/tga06ra.pdf
-
Gabarito: D de Dias de luta dias de glória
-
Características da organização linear:
a) Autoridade linear ou única: a principal característica da organização linear é a autoridade única e absoluta do superior sobre seus subordinados, decorrente do princípio da unidade de comando, típica das organizações militares;
b) Linhas formais de comunicação: as comunicações entre os órgãos ou cargos na organização são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma;
c) Centralização das decisões: A organização linear desloca e converge toda a autoridade para a cúpula da organização: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização.
d) Aspecto piramidal: em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização e da autoridade linear de cada superior em relação aos subordinados, a organização linear apresenta um formato piramidal. À medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.
Vantagens da organização linear:
a) Estrutura simples e de fácil compreensão; b) Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e notável precisão de jurisdição; c) Facilidade de implantação; d) Estabilidade; e) Tipo de organização indicado para pequenas empresas.
Desvantagens da organização linear:
a) Estabilidade e constância das relações formais (podem levar à rigidez e à inflexibilidade da organização linear, dificultando a inovação e a adaptação da organização a novas situações ou condições externas); b) Autoridade linear baseada no comando único e direto (pode tornar-se autocrática, provocando rigidez na disciplina, bitolando e dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas); c) Exagero na função de chefia e de comando; d) A unidade de comando torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada; e) À medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação, principalmente nos níveis de cúpula da organização, que centralizam as decisões e o controle, já que não utilizam assessoria auxiliar, e) As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas, sujeitas a intermediários e a distorções.
Obs: A cadeia escalar ou cadeia de comando está intimamente relacionada com a unidade de comando.
Fonte: Livro: Introdução `a Teoria Geral da organização. Chiavenato (2014)
Gabarito D
Bons Estudos!!!
-
GABARITO: LETRA D
LINEAR (OU CLÁSSICA): Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, tendo sua origem na hierarquia militar. O nome linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade, entre superior e subordinado. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
As suas características são:
- Autoridade linear ou única: unidade de comando, cada subordinado só se reporta a um chefe, por isso dizemos que apresenta linhas de cadeia de comando.
- Linhas formais de comunicação: as comunicações entre os órgãos ou cargos da organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Cada administrador centraliza as comunicações.
- Centralização das decisões: como cada linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo.
- Aspecto piramidal: em decorrência da centralização da autoridade e da autoridade linear, à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.
Vantagens:
• Autoridade única. • Indicado para pequenas empresas. • Mais simples e econômicas.
• Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida). • Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.
Desvantagens:
• Tendência burocratizante. • Diminui o poder de controle técnico.
• Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.
• Comunicação demorada e com distorções. • Sobrecarrega a direção e as chefias. • Não favorece o espírito de cooperação e equipe.
AULA - PROF. PETRONIO CASTRO.
-
A questão aborda o tema desenho estrutural das organizações.
Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).
A estrutura linear, a qual a questão exige conhecimento, é simples e de fácil implantação e explicita claramente as responsabilidades dentro da organização. Uma de suas características é a unidade de comando, ou seja, há autoridade única. A estrutura linear (piramidal) é adequada para ambientes estáveis e pequenas empresas.
- Autoridade linear ou única.
- Linhas formais de comunicação.
- Centralização das decisões.
- Aspecto piramidal.
A questão quer saber qual das alternativas NÃO traz uma característica ou um princípio da estrutura linear.
A- Correta. O princípio dispõe que cada empregado deve receber ordens de apenas um superior.
B- Correta. De acordo com esse princípio de Fayol deve haver uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.
C- Correta. centralização da autoridade refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
D- Incorreta. O controle de serviços é a exceção aos princípios da organização linear. Tal termo não se encontra nos rol dos 14 princípios de Fayol;
E- Correta. De acordo com Fayol, esse princípio corresponde a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.
Fontes:
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D