-
Incorre erro o gabarito D afirmar que a cultura não proporciona a estabilidade. Vejamos os casos da Cultura Mecanicista.
-
A c está errada, e se organização tiver cultura que estimule a inovação?
-
RESPOSTA D : A principal desvantagem da cultura organizacional é de não estimular
a estabilidade do contexto social, sem demonstrar os padrões
adequados aos funcionários, aumentando a ambiguidade no ambiente
de trabalho.
A CULTURA ORGANIZACIONAL tem como pressupostos básicos:
-Estabelecer PADRÕES de relacionamento entre as pessoas.
-Fixar o estilo de gerenciamento da organização
-Limita estratégias
-Influência o caráter dos indivíduos.
-Proporciona ordem e estrutura para as atividades
-É um processo dinâmico e contínuo de transformação.
-
A cultura organizacional ou cultura
corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de
normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os
membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados
compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das
demais.
A cultura organizacional tem grande influência no andamento das empresas
no mercado, pois tanto afeta no seu interior e na sua formação, como no
relacionamento com os demais, afetando as vendas e compras. Porque
todos os costumes e tradições que as empresas possuem alteram o seu
andamento podendo ser pontos positivos ou negativos, ou se modificando
com o tempo.
A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de
comportamento), valores compartilhados (crenças) e pressupostos
(valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são
sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes
ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.
-
Creio que a letra E esteja errada por afirmar q são normas informais e não escritas
-
A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.,
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas.
A cultura organizacional, assim como a gestão das organizações é dinâmica e modifica-se com o tempo, já que também sofre influência do ambiente externo e de mudanças na sociedade. Entretanto, a cultura de uma instituição também pode influenciar essa mesma sociedade. (com relação a letra C)
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_organizacional
-
Item D). As desvantagens da cultura organizacional:
- Uma cultura forte pode dificultar os processos de mudança e adaptação da organização, fazendo com que as pessoas não aceitem bem os processos de mudança;
- Uma cultura forte pode dificultar a aceitação da diversidade na organização.
-
Na alternativa "d" é justamente o contrário. A principal desvantagem da cultura organizacional é de estimular a estabilidade do contexto social,a manutenção do status quo, a dificuldade de aceitação da mudança e a limitação quanto à capacidade de inovação e diversidade.
-------------------
Gabarito: D
-
Para Chiavenato,
“A cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa.” Para esse autor a cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível. “No nível visível, estão os padrões e estilos de comportamento dos empregados. No nível como um iceberg, invisível estão os valores compartilhados e crenças que permanecem durante um longo período de tempo. Este nível é mais difícil de mudar.”
Não existe organização sem cultura, portanto é necessário que haja entendimento de todos os membros da organização das principais características da cultura para que ocorra o bem estar individual e coletivo resultando numa interação social, tornando indivíduos seres mais socializados. A cultura pode ser entendida como um sistema simbólico, tal como a arte, o mito, a linguagem, a comunicação entre as pessoas e os grupos sociais. Ela permite a elaboração de um conhecimento consensual sobre o significado do mundo e também serve como um instrumento de poder e legitimação da ordem vigente.
A cultura organizacional é a base da organização. São as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como em manifestações mais tangíveis – histórias, símbolos, edifícios e produtos. Para Mintzberg et al. (2000) a força de uma cultura está em legitimar as crenças e os valores compartilhados entre os membros de uma organização. A cultura organizacional não existiria sem as pessoas.
A cultura é um fator que diferencia uma empresa da outra. Existem culturas inovadoras, que incentivam a tomada de riscos e de novas ideias. Também existem culturas conservadoras, que apreciam a segurança e o cuidado em mudar de direção.
A cultura dá um senso de identidade aos membros da empresa. Muitas pessoas procuram trabalhar em organizações que valorizam as mesmas coisas do que elas.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online