SóProvas


ID
1458766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da classificação de documentos, julgue o item que se segue.
O primeiro princípio de classificação é o princípio da proveniência.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, outra semelhante ajuda, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - ArquivologiaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Fundo; Conceitos Fundamentais; Princípios Arquivísticos ; 

    A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.

    GABARITO: CERTA.


  • Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivologia-conceito.html 
  • Alguém tem alguma referência bibliográfica falando especificamente dessa questão do "primeiro princípio de classificação"? 

    Acompanhando os comentários. Obrigada!

  • @Serenna

    A referência é essa aqui:

    O que parece ser o fundamento teórico-metodológico da classificação de documentos arquivísticos é, sem dúvida nenhuma, a base sobre a qual tem se construído a Arquivística contemporânea: o princípio da proveniência, que delimita externamente o conjunto, e o princípio da ordem original, que dá o caminho para a organização interna do fundo.

    fonte: A função classificação - do nosso querido Renato Tarciso

  • Sim, o princípio da Proveniência é o princício básico.

  • QUal o Segundo princípio?

  • PRIMEIRO - PROVENIÊNCIA/RESPEITO AOS FUNDOS;

    SEGUNDO - ORDEM ORIGINAL/PRIMITIVA/SANTIDADE.

    CERTO.

  • Na dúvida, marque sempre proveniência! haha

  • A classificação é atividade que organiza de maneira lógica os documentos, segundo um critério predefinido (assunto, atividade, inter-relação, etc). A classificação pode ser feita com base em vários critérios, e até mesmo com base em combinações entre eles, devendo um deles ser o principal.

    O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo produzidos por uma entidade não podem ser misturados aos produzidos por outra entidade, sob pena de este documentos perderem seu caráter probatório. Este é um fundamento que deve orientar todos os trabalhos dos profissionais de arquivos.

    Então, ao providenciar a classificação, o primeiro, ou principal, critério a ser considerado é a proveniência, ou seja, a primeira consideração a ser feita na classificação é: quem produziu o documento? A partir daí, passa-se a outros critérios, como a atividade que o produziu, o tempo em que foi produzido, o local, etc.

    Gabarito do professor: Certo
  • Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos

    É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide da proveniência, pois evita danos graves e irreparáveis à organização dos arquivos que há tempos atrás eram dispostos por tema ou outro fator qualquer. Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas). Por esse princípio, os gestores da documentação devem levar em conta a origem administrativa dos documentos, ou seja, sua proveniência, não misturando seus documentos com documentos de origem distinta. Este princípio fixa a identidade e origem do fundo, define-se como o princípio fundamental segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com os de outra proveniência. É universalmente aceito como a base teórica e prática da Arquivística.

  • Deus me defenderay

  • Pra cima guerreiros!!!

  • princípio da proveniência é fundamental e concorre com o princípio da pertinência

  • *** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.

     

     

    Princípios:

     

    Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

     

    Há dois tipos de fundos:

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos; 

    Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

    Organicidadeproduz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.

     

    Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

     

    Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

     

    Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

     

     

    Outros princípios:

     

    Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);

     

    Princípio da Territorialidadeos arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;

     

    Princípio da Pertinência Temáticaos arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

     

    Macete:

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência        ---> Sério isso cai em prova.

     

    --

     

    Fontes:

     

    - Estratégia Concursos;

    - Outras questões do CESPE;

    - Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).

  • A PROVENIÊNCIA e a ORDEM ORIGINAL  fundamentam a CLASSIFICAÇÃO  e a ORGANIZAÇÃO dos doc's.

     

    prof. Darlan Eterno

  • A classificação é atividade que organiza de maneira lógica os documentos, segundo um critério predefinido (assunto, atividade, inter-relação, etc). A classificação pode ser feita com base em vários critérios, e até mesmo com base em combinações entre eles, devendo um deles ser o principal.

    O princípio da Proveniência determina que os documentos de arquivo produzidos por uma entidade não podem ser misturados aos produzidos por outra entidade, sob pena de este documentos perderem seu caráter probatório. Este é um fundamento que deve orientar todos os trabalhos dos profissionais de arquivos.

    Então, ao providenciar a classificação, o primeiro, ou principal, critério a ser considerado é a proveniência, ou seja, a primeira consideração a ser feita na classificação é: quem produziu o documento? A partir daí, passa-se a outros critérios, como a atividade que o produziu, o tempo em que foi produzido, o local, etc.

    Gabarito do professor: Certo

     

    Por: Mayko Gomes

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA:
    – Está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – princípio intimamente ligado ao organograma da instituição.

     

    Fonte: Qconcursos.

  • Certo.

    Respeito aos Fundos/Proveniência: É o primeiro princípio a ser aplicado na classificação dos documentos de arquivo e, é ele que fundamenta (serve de base) os principais procedimentos, em especial arquivos permanentes, onde é comum a reunião de arquivos de entidades distintas. Segundo esse princípioo, o arquivo produzido por uma instituição não deve ser misturado (não confundir com armazenado) aos de outras fontes geradoras (entidade, órgão ou pessoa física), sob pena de estes documentos perderem seu caráter probatório, devem ser mantidos em um mesmo fundo (conjunto documental).  Este é um fundamento que deve orientar todos os trabalhos dos profissionais de arquivos. Então, ao providenciar a classificação, o primeiro, ou principal, critério a ser considerado é a proveniência, ou seja, a primeira consideração a ser feita na classificação é: quem produziu o documento? A partir daí, passa-se a outros critérios, como a atividade que o produziu, o tempo em que foi produzido, o local, etc.

    Esse princípio delimita externamente o fundo. Os procedimentos adotados nos arquivos (classificação, protocolos, avaliação, arquivamento, etc) devem ter como base o interesse administrativo no acesso e uso da informação, ou seja, devem ser executados sempre para atender às necessidades da instituição que produziu o documento, considerando que este é direta e intimamente ligado às suas atividades. Sendo assim, a ligação entre o documento e a instituição produtora jamais pode ser ignorada, conforme determina o princípio da Proveniência. (não confundir com Procedência).

    Como construção física e intelectual, o princípio de respeito aos fundos tem mais enfoque nas relações entre documentos, seus produtores e suas funções que na ordenação física dos documentos.

    Em resumo, o princípio da Proveniência diz quais documentos são ou não são do arquivo, mas não diz qual a importância dos documentos para o arquivo. Este trabalho é feito pela avaliação, que tem como fundamento prático a Teoria das Três Idades, que determina a passagem dos documentos de arquivo por fases conforme se modifica sua importância para o arquivo.

  • O primeiro princípio de classificação (organização dos documentos em um arquivo) é o princípio da proveniência, que afirma que documentos de entidades distintas não devem se misturar uns aos outros.

     

    by neto..