-
Gabarito errado.Pegadinha: avaliação dos documentos no arquivo permanente.
-
Questão errada, acredito que outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e PesquisaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário; Avaliação de Documentos;
A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.
GABARITO: CERTA.
-
O Plano de destinação: é o conjunto de instrumentos que permitem, em decorrência do processo de avaliação documental, que se encaminhem os documentos para a guarda temporária ou definitiva, bem como para eliminação.
A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.
Ou seja, um não substitui o outro, pois são complementares.
-
Como diz o professor Hugo goes: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
-
O plano de destinação é parte componente da tabela de temporalidade, não podendo substituí-la. Porém, há casos em que a instituição não possui ainda uma tabela de temporalidade, e, por um processo de seleção, a comissão de avaliação pode aprovar a eliminação de certos documentos.
Ainda, não há aplicação da tabela de temporalidade na fase permanente, pois os documentos dali devem ser guardados indefinidamente.
Gabarito do professor: Errado
-
Gab.: ERRADO
De acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística, tal plano é o esquema no qual se fixa a destinação de documentos, como, por exemplo, a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente
-
Avaliar documentos no Arquivo Permanente?? Não existe isso.
Os documentos estão no arquivo permanente porque já foram avaliados e obedeceram os prazos de guarda previstos na Tabela de Temporalidade.
Ou seja, a avaliação é uma atividade prévia ao recolhimento.
-
Gab: ERRADO
Acrescentando...
A Tabela de Temporalidade não é aplicada na fase permanente, porque os documentos, a partir dali, serão guardados e conservados para sempre/ permanentemente..
Erros, mandem mensagem :)