SóProvas


ID
1459009
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O grid gerencial de Blake e Mouton traz à discussão algumas formas de integração entre habilidades e pressupostos que podem ajudar a reconhecer estilos de liderança.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção e com os resultados obtidos.
II. O modelo de gerente 9.9 baseia-se na extração de máximos resultados frente aos recursos disponíveis.
III. O modelo pressupõe estilos dominantes e subdominantes que podem se alternar em função de conjunturas diversas.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas I, II e III estão erradas. O Grid faz uma correlação entre um gerente voltado para Tarefas e Pessoas.


    Att,

  • O termo “gerência empobrecida” significa, na realidade, ausência de liderança no interior de uma empresa; Grid 1.9 – Country-Club: expressa uma situação na qual o líder demonstra grande preocupação com as necessidades de seus subordinados e procura, de todos os modos, proporcionar um ambiente de trabalho agradável e não estressante, ou seja, um ambiente semelhante ao existente num clube. Embora exista elevada preocupação com os subordinados, há pouca preocupação com a realização das tarefas (produção) e nenhuma, ou muito pouca consideração com os subordinados. Grid 5.5 – Meio Termo: ponto intermediário, no qual a preocupação do líder com os subordinados se equilibra com a preocupação com a realização da tarefas; Grid 9.9 – Equipe: expressa a melhor situação possível. Trata-se de uma gerência de êxito, na qual as tarefas são cumpridas eficientemente, com dedicação e envolvimento dos subordinados, num ambiente de confiança e respeito.

    É o grau máximo de liderança do grid, no qual a preocupação com os empregados é muito elevada, o mesmo acontecendo com o desempenho na realização das tarefas e com o nível da produção. Para Blake e Mouton, as posições mais interessantes no grid gerencial são, obviamente, a 5.5 (Meio Termo) e a 9.9 (Equipe). A missão do treinamento seria capacitar os gerentes que se encontrassem em qualquer das demais posições para que pudessem deslocar-se para a posição 5.5 ou 9.9.

  • Na minha opinião somente a II está correta, tendo me vista que "recursos" podem ser o recursos materiais e os recursos humanos

    Voltando-se para Tarefas e Pessoas.

    Não entendo por que a II está errada. 

    Alguém?

  • I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção e com os resultados obtidos. (produção x pessoas)
    II. O modelo de gerente 9.9 baseia-se na extração de máximos resultados frente aos recursos disponíveis.( gerencia de equipe)
    III. O modelo pressupõe estilos dominantes e subdominantes que podem se alternar em função de conjunturas diversas.( estilo pessoal e estilo ideal)

    C
     

  • ALTERNATIVA C

    I- o modelo é baseado na liderança focada nas pessoas ou na liderança focada nas tarefas, fazendo uma ponderação para cada situação.

    II - Ao meu ver, o gerente (9,1) é o que baseia-se na extração de máximos resultados, pois o líder autocrático é o que consegue melhores resultados.

    III - O modelo baseia-se em 9 pontos de liderança por tarefas e 9 pontos de liderança para pessoas, assim é possível definir modelos dominantes e subdomintes através da combinação desses pontos.

     

    Questão que ratifica a afirmação::

    Q486335

    Aplicada em: 2015

    Banca: FGV

    Órgão: DPE-MT

    Prova: Administrador

    Com relação aos estudos e às teorias de liderança, analise as afirmativas a seguir. 
    I. A teoria dos traços reza que a liderança é inata e surge por características físicas, habilidades e personalidade. C
    II. O líder autocrático, apesar de fixar as diretrizes, não consegue o mesmo volume de produção do líder democrático. E
    III. O estudo sobre estilos de liderança mostra que o líder liberal é o que obtém a melhor qualidade dos produtos entregues. E

    O líder voltado para tarefas atinge melhores resultados.

  • LETRA C

     

    Sobre o item II

     

    Líder equipe 9.9 Segundo Blake e Mouton, esse é o estilo mais eficaz para uma organização! O líder se esforçaria tanto para obter eficiência na produção, como em manter seus funcionários motivados e em constante desenvolvimento.

     

    Fonte : estratégia

  • Os trabalhos de Blake e Mouton (1964) resultaram na proposta do Grid Gerencial baseada na maneira pela qual os três atributos universais das organizações estão interligados entre si:

    – Orientação para produção.

    – Orientação para pessoas.

    – E hierarquia.

    A forma como o gerente conjugaria tanto a orientação para a produção quanto a orientação para pessoas definiria, em última instância, a forma como ele empregaria o atributo "hierarquia".

     

    Cada uma dessas dimensões é medida por meio de uma escala de 1 a 9, cuja combinação permite identificar 81 posições possíveis para o estilo de liderança.

     

    Estilo (9.1) – representa a Preocupação máxima com a produção e mínima com as pessoas. Caracteriza o líder que se utiliza da autoridade para alcançar resultados. Este líder, em geral, age de maneira centralizadora e controladora. A eficiência das atividades resulta de medidas relacionadas com as condições de trabalho no sentido de que os elementos humanos interfiram o menos possível. O gerente que opera na posição 9.1 pode ser caracterizado como

    "exímio executor de tarefas", ele se preocupa e age em função da produção.

    Estilo (1.9) – Neste caso, a Preocupação máxima é para com as pessoas e mínima com a produção. Caracteriza o líder que busca sempre a harmonia de relacionamentos, mesmo que tenha que sacrificar a eficiência e a eficácia do trabalho realizado. A atenção conduz a um ambiente organizacional e a um ritmo de trabalho cordial e descontraído. As relações humanas são importantes, o grupo é a unidade-chave da organização.

    Estilo (1.1) – representa a Preocupação mínima com relação à produção e com relação às pessoas. Caracteriza o líder que desempenha uma gerência empobrecida. Este tipo de líder, em geral, adota uma postura passiva em relação ao trabalho, pouco se espera dele e pouco ele oferece. De acordo com os autores, a abordagem 1.1 raramente é encontrada nas organizações onde as ações não são repetitivas e onde cada situação apresenta um conjunto de problemas a serem resolvidos. Para eles, a pessoa que adota esse estilo pode ser descrita como estando

    "perdida entre" ao invés de "estar administrando pessoas".

    Estilo (5.5) – o meio-termo, ou seja, a orientação para a produção é tão importante quanto à orientação para com as pessoas. Este tipo de líder procura manter o equilíbrio entre os resultados obtidos e a disposição e ânimo no trabalho. O desempenho adequado da organização se torna possível pelo equilíbrio entre a necessidade de realizar o trabalho e a manutenção em nível satisfatório da disposição de ânimo das pessoas.

    Estilo (9.9) – estilo onde a máxima Preocupação com a produção e com as pessoas caracteriza o líder que vê no trabalho em equipe a única forma de alcançar resultados mediante a integração na busca de objetivos comuns. As pessoas devem estar envolvidas nos objetivos da organização e no cumprimento das metas.

     

  • A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. 


    (F) I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção (Relação com as Pessoas) e com os resultados obtidos. 
    (F) II. O modelo de gerente 9.9 baseia-se na extração de máximos resultados frente aos recursos disponíveis (extração máxima com relação com as Pessoas)
    (V) III. O modelo pressupõe estilos dominantes e subdominantes que podem se alternar em função de conjunturas diversas. 

  • (F) I. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção, ou seja , com os resultados  dos esfroços e com as pessoas

    ( F) II  Acredito que o correto seria Estilo (9.1) – representa a Preocupação máxima com a produção e mínima com as pessoas. Caracteriza o líder que se utiliza da autoridade para alcançar resultados. Este líder, em geral, age de maneira centralizadora e controladora. A eficiência das atividades resulta de medidas relacionadas com as condições de trabalho no sentido de que os elementos humanos interfiram o menos possível. O gerente que opera na posição 9.1 pode ser caracterizado como "exímio executor de tarefas", ele se preocupa e age em função da produção.(

    (v) III

  • Sobre a II: 9.1 é o Líder - TAREFA, não o 9.9. Tbm concordo que o 9.1 se encaixa na afirmativa.

  • I – Errado. O modelo inter-relaciona a preocupação do líder com os meios de produção/resultados obtidos e as necessidades das pessoas;

    II – Errado. O modelo 9:1 é o que extrai os maiores resultados, pois baseia-se em uma maior produtividade, já que não “perde tempo” discutindo com os subordinados as possibilidades da tomada de decisão nem se preocupa com as suas necessidades, como o faz o líder equipes 9:9.

    III – Correto. Na verdade esse modelo possui 9 pontos voltados à tarefa e 9 pontos voltados às pessoas, mas, para fins didáticos, só são trabalhados para concursos os estilos 1:1, 1:9, 9:1, 5:5 e 9:9. Assim, há diversos estilos de liderança que podem ficar mais latentes em determinada situação e em outras não. São estilos dominantes e subdominantes que se alternam continuamente.

    Gabarito: C

  • 1- Líder Autoritário: é aquele líder que se preocupa somente com a execução das tarefas, negligenciando as necessidades das pessoas. Com isso, as pessoas se sentem desvalorizadas e o controle da equipe é totalmente baseado em ordens e controle.

     2- Líder Fraco: é o líder cuja única preocupação é fazer o mínimo para se manter na posição atual. Não se dedica à execução das tarefas e não se preocupa com as pessoas.

     3- Líder de Clube Social: é o líder que se preocupa quase que exclusivamente em manter um ambiente agradável e um bom relacionamento com a equipe, sacrificando, até mesmo, os resultados e a execução das tarefas.

     4- Líder de equipe: este estilo integra as preocupações com as metas/resultados e as pessoas. É uma abordagem de equipe, centrada nas metas, que procura obter o melhor resultado possível por meio da participação e envolvimento de todos aqueles que podem colaborar.

     5- Líder com bom senso: esse estilo de liderança representa o “meio-termo”, ou seja, o equilíbrio entre a execução de tarefas e metas e preocupação com as pessoas.

    Fonte:https://www.securityreport.com.br/destaques/que-tipo-de-lider-voce-e/#.YV2nh9rMLIU