SóProvas


ID
1459012
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação aos estudos e às teorias de liderança, analise as afirmativas a seguir.
I. A teoria dos traços reza que a liderança é inata e surge por características físicas, habilidades e personalidade.
II. O líder autocrático, apesar de fixar as diretrizes, não consegue o mesmo volume de produção do líder democrático.
III. O estudo sobre estilos de liderança mostra que o líder liberal é o que obtém a melhor qualidade dos produtos entregues.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O líder autocrático consegue uma produção superior aos demais, porém gerando um nível maior de stress nos funcionários.

    Att,

  • ''III. O estudo sobre estilos de liderança mostra que o líder liberal é o que obtém a melhor qualidade dos produtos entregues. ''


    Falso.
     A abordagem ideal sobre estilos de liderança que o líder deve assumir é a situacional. Ou seja, de acordo com a situação deve adotar um estilo de liderança, sendo certo que na maior parte das vezes a liderança democrática é a melhor recomendada mas em certas situações não deve se furtar em usar um estilo autocrático (para findar discussões infrutíferas, por exemplo) ou liberal.
  • Não é possível afirmar qual dos estilos é o ideal e o mais produtivo e eficiente, tudo vai da maturidade da equipe e necessidade da mesma em relação ao líder, ou seja, da situação encontrada e dos resultados esperados. Já a teoria dos traços, em resumo, afirma que o líder já nasce com as características que vão transformá-lo em líder dentro de um padrão pré-determinado. Letra A.

  • Características Físicas como traços de liderança?   Alguém por favor me diz qual deve ser o fisico de um bom líder.


  • Rafael, concordo com você! Quais são?

  • A questão misturou conceitos da teoria dos traços e da teoria comportamental.


    A teoria dos traços foi caracterizada corretamente, por isso correta a afirmação da assertiva I.


    Os outros dois itens abordam a teoria comportamental, a qual faço questão de trazer os conceitos:


    Os estudiosos Lewin, Lipitt e White, da Ohio State University, mapearam 3 estilos diferentes: o autocrático, o democrático e o liberal.


    ·  Autocrático: controla rigidamente seus funcionários e não delega autoridade nenhuma;


    ·  Democrático: conta com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Existe um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder. Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o consultivo e o participativo.


    ·  Liberal (ou laissez-faire, algo como deixa fazer, em francês): existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. A equipe tem liberdade para “tocar” o trabalho como bem entender, o papel do líder seria mais consultivo, em casos de dívida e de fornecer os recursos para as tarefas.


    Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança e as descobertas apontaram para o estilo democrático.

    Os resultados mostraram também que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam entregar os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos.

    Crítica: não existe um estilo superior, mas que o melhor estilo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.


  • "Aspectos físicos- Uma boa estrutura física, força, aparência e postura também eram considerados traços favoráveis a um líder nato."

  • A liderança é "inata"... não seria nata? Zezuis
  • GABARITO: A

     

    inato (1)

    adjetivo

    1. que pertence ao ser desde o seu nascimento; inerente, natural, congênito.

    2fil no cartesianismo, que se origina da mente, sem qualquer mescla com a experiência sensível nem influência da imaginação criadora (diz-se de ideia).

    3p.ext. fil na filosofia moderna, que tem sua origem em ou deriva de ou é inerente à mente ou à constituição do intelecto, em lugar de ser adquirido com a experiência.

    inato (2)

    adjetivo

    que não nasceu.

     

    nato

    adjetivo

    1. nascido

    2. de nascença; congênito.

    3. que está necessariamente ligado à natureza ou às funções do próprio cargo.

     

    Ou seja, para designar uma característica que a pessoa tem de nascença (congênita) os dois termos podem ser usados. Mas para designar alguém que nasceu em algum lugar, só se usa nato.

  • Comentário:

    I – Correta. A Teoria dos Traços de Personalidade afirma que, para alguém ser líder, deve ter características pessoais próprias de líderes, que nascem com elas de forma inata.

    II – Errada. Pelo contrário, os líderes autocráticos conseguem alcançar um nível bem maior de produtividade, mas a longo prazo traz desmotivação aos trabalhadores, já que esses não participam das tomadas de decisão.

    III – Errada. Os estudos sobre os estilos de liderança descrevem que o estilo democrático, apesar de possuir pouca produtividade, é o que possui maior qualidade de decisões, pois este processo é feito em grupo, com ampla discussão sobre o tema e participação dos subordinados.

    Gabarito: A

  • Essa questão envolve conceitos da teoria dos traços e das teorias comportamentais.

    Vamos analisar as alternativas.

    I. Certo. De acordo com a teoria dos traços as pessoas nasciam líderes, ou seja, existiria um fator genético, uma espécie de “dom” inato que fazia com que determinados indivíduos possuíssem uma forte habilidade em influenciar outras pessoas.

    II. Errado. A liderança autocrática é caracterizada pela centralização da autoridade e do processo de tomada de decisão, pela determinação autoritária da forma e dos métodos de trabalho e pela baixa participação dos funcionários. Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior volume de trabalho, produzido com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

    III. Errado. Estilo laissez-faire (liberal) evidencia-se pela total liberdade dada aos funcionários para decidir e executar o trabalho da forma como acharem correto. A única função do líder é responder às dúvidas e disponibilizar os recursos necessários. Sob liderança liberal, os grupos não se saíram bem quanto à quantidade e à qualidade, com sinais de forte individualismo, desagregação do grupo, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.

    Alternativa A está correta.

    GABARITO: A

  • GABARITO: A

    I Correto! A teoria dos traços considera as características que os líderes possuem naturalmente.

    Os traços podem ser de três tipos:

    Fatores físicos: Como altura, aparência, etc.

    Habilidades: como inteligência, fluência, etc.

    Personalidade: extroversão, controle emocional etc.

    II e III. Errados. Estudos acerca dos estilos de liderança concluíram que não existe um estilo de liderança "superior" ou melhor que outro, pois isto dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.

    ________________________________________________________________________________

    Fonte Estratégia

    Qualquer erro podem avisar!

    Namastê