SóProvas


ID
1459015
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos sobre objetivos institucionais, organizacionais e pessoais, assim como a análise da influência entre as organizações e o ambiente no qual atuam, levaram alguns autores a formular teorias acerca da liderança.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. O enfoque situacional da liderança afirma que um líder que vai bem em determinadas condições pode não conseguir liderar um outro grupo sob outras condições ou em tarefas distintas.
II. A liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera, das relações intergrupais em suas relações e da situação interna e externa.
III. A troca interpessoal é um elemento de forte significado na consolidação da liderança e o grupo avalia a capacidade do líder em compreender seus objetivos como elemento de aceitação e manutenção de sua condição de liderança.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    DOUTRINA [RENNÓ-2013]

    Liderança
    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.1 O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.
    Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.
    Liderar é, basicamente, mostrar o caminho a ser seguido. É incentivar a equipe em direção às metas que devem ser atingidas. Mas liderar pessoas não é fácil. Cada indivíduo tem uma maneira de pensar diferente, experiências diversas, traumas etc.
    Dessa maneira, a capacidade de liderança demanda diversas habilidades diferentes, como saber se comunicar, ter paciência, manter o equilíbrio emocional etc.
    Portanto, a liderança é dinâmica. É um aspecto que envolve o relacionamento humano e aborda o uso do poder para que as metas sejam atingidas. Para Daft,2 a liderança pode ser definida como:
    “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.”
    Já Chiavenato3 define liderança como:
    um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
    Um aspecto muito cobrado em concursos é a relação entre a liderança e os cargos de chefia ou gerência. É muito comum que as pessoas liguem a liderança de certas pessoas ao cargo de chefe (como um gerente, um general, um governante etc.).
    Entretanto, não é necessária a ocupação de um cargo para que uma pessoa tenha um papel de liderança em um grupo. E o contrário também é verdade. Não é sempre que um chefe faz esse papel (liderar) nas organizações.
    Muitas pessoas ocupam cargos de chefia, mas não têm perfil para liderar pessoas, não sabem se comunicar, não sabem incentivar as pessoas etc. Dessa forma, são gerentes, mas não são líderes.

  • ". A liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera, "


    Não dá pra concordar com esse gabarito.

  • Função social da pessoa que lidera caracteriza - também - como aspecto voltado à liderança. Sobretudo as teorias comportamentais, e traços de personalidade do líder. O líder deve ater a um estilo de comportamento  ( característica: diretivo, apoio, participativo, realização etc) a fim de ser eficiente e eficaz em cada situação.

    Agora se a questão mencionasse somente função social da pessoa que lidera como característica, estaria errada.

  • Dizer  que a liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera. Está correta sim. Pois o fenômeno social ocorre entre a relação do grupo e o líder, ou seja, social. E sobre a afirmação das características do lider está de acordo com a teoria do traços. Segundo Maximiano " O estudo do líder como pessoa tenta entender quais comportamentos, traços de personalidade, habilidades, atitudes e outras características pessoais são determinantes do desempenho eficaz do líder".

  • Alguem pode explicar a I?

     

    Grato.

  • Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. Hersey e Blanchard, estudiosos que desenvolveram a teoria da Liderança Situacional, identificaram que o líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional e aliando esses fatores ao contexto.

  • Comentário:

    Importante questão para conhecermos mais características da liderança. 

    I – Correta, já que a teoria situacional afirma que a liderança vai depender do caso concreto, do contexto em que o líder se encontra.

    II – Correta. Esse fenômeno dependente de muitos fatores, como as características pessoais do líder, motivações e necessidades dos liderados, relações entre líder-liderados, estrutura da tarefa, contexto organizacional interno e externo, etc. Ou seja, depende da situação em que o líder se encontra.

    III – Correta. Como falamos, a liderança é um fenômeno SOCIAL, exercido através das relações interpessoais. Para obter a confiança dos seguidores, o líder deve demonstrar empatia por suas necessidades e compreensão de objetivos.

    Gabarito: E