SóProvas


ID
1459030
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Porter, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas, identificou três estratégias genéricas que são adotadas pelas empresas. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto as estratégias de “enfoque” e “diferenciação” operam no âmbito de toda a indústria, a posição de “baixo custo” se concentra em determinado segmento do mercado.
II. A estratégia de baixo custo demanda forte investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir a liderança pretendida.
III. A estratégia de diferenciação contempla mais fortemente a avaliação e os incentivos subjetivos às metas quantitativas.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    As estratégias competitivas são:

    Custo: A empresa que possui estratégia em custos, deve produzir em grande volume para minimizar gastos de todo o processo de fabricação, divulgação e distribuição do produto, tendo como principal atrativo o preço.

    Diferenciação: A opção de estratégia por diferenciação faz com que a empresa tenha obrigação de investir na imagem e marca a fim de realizar uma grande diferenciação do seu produto ou serviço diante dos concorrentes. Para isso, a pesquisa de mercado é essencial, bem como uma distribuição diferenciada dos produtos oferecidos. O objetivo principal desta estratégia é oferecer produtos diferenciados.

    Foco: A estratégia de foco de uma empresa resume-se em escolher segmentos ou nichos específicos por meio da diferenciação ou dos custos.

  • I. Enquanto as estratégias de “enfoque” e “diferenciação” operam no âmbito de toda a indústria, a posição de “baixo custo” se concentra em determinado segmento do mercado. (FALSO. O "enfoque" que se concentra em determinado nicho de mercado.) 
    II. A estratégia de baixo custo demanda forte investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir a liderança pretendida. (FALSO. A diferenciação que demanda investimento em P&D.)  
    III. A estratégia de diferenciação contempla mais fortemente a avaliação e os incentivos subjetivos às metas quantitativas. ( VERDADEIRO. A intenção não é vender muito, mas sim fazer com que o cliente tenha uma percepção de alto valor agregado do produto)


  • Será que ninguém percebeu que o item III está errado?

    A banca se equivocou e depois sustentou o gabarito, pois não havia a opção "todas incorretas".

    Para não ser obrigada a anular, preferiu cometer uma injustiça!

    Para ficar correto, o item III teria que estar assim: "A estratégia de diferenciação contempla mais fortemente a avaliação e os incentivos subjetivos do que as metas quantitativas". Ou "A estratégia de diferenciação prefere a avaliação e os incentivos subjetivos às metas quantitativas ("às" com sentido de "em detrimento das").

  • Forte investismento em pesquisa é diferenciação e enfoque.

    O item I está as avesas.

     

  • (F) I. Enquanto as estratégias de “enfoquee diferenciação” operam no âmbito de toda a indústria, a posição de “baixo custose concentra em determinado segmento do mercado. Somente o enfoque ou foco estratégico se concentra em determinado segmento de mercado.

     


    (F) II. A estratégia de baixo custo demanda forte investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir a liderança pretendida. A estratégia de baixo custo demanda baixo investimento.

  • na verdade, a estratégia de baixo custo diminui o investimento em P&D.