-
Transparência = Disclosure.
GAB.: C
-
entendia que Accountability era transparencia, além de responsabilidade... viajei?
-
Accountability = prestação de contas, Elisa RS.
-
Princípios Básicos da Governança Corporativa segundo o IBGC:
1) Disclosure - Transparência
2) Fairness - Equidade
3) Accountability - Prestação de Contas
4) Responsabilidade Corporativa
-
Questão de inglês! Rs
-
LETRA C
Borgerth (2007) cita os quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa, como sendo a transparência, a equidade, a prestação de contas (accountability) e a conformidade (compliance).
> A transparência (disclosure) é expressa pelo desejo de prover informação relevante e não confidencial de forma clara, tempestiva e precisa, incluindo as de caráter não-financeiro.
> A equidade (fairness) assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários e estrangeiros. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, imediatamente.
> A prestação de contas (accountability) estabelece que os agentes de Governança Corporativa devem prestar contas de seus atos administrativos, a fim de justificarem sua escolha, remuneração e desempenho.
> A conformidade (compliance) garante que as informações preparadas pelas empresas obedeçam às leis e aos regulamentos corporativos.
Além desses princípios, podemos citar mais dois complementares, que são a ética (ethics), abordado pela literatura, e a responsabilidade corporativa, incluído no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do IBGC (2004).
Fonte: Claudenir Brito/Estratégia Concursos
-
Obrigado Cassiano, excelente complemento para quem esta começando a estudar
-
Princípios:
Accountability (Prestação de Contas) – assumam as consequências dos seus atos
Responsabilidade corporativa (Compliance) – zelar pela sustentabilidade, viabilidade econômico-financ das organiz.
Transparência (Disclosure)– informação para gerar confiança interna e externa
Equidade (Fairness)– tratamento justo e igualitário entre todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders)
-
Letra C
Temos que prestar atenção (PA) na própria pergunta dá a dica,
DISCELOSURE = Transparência de Informações,
-
GAB C
Disclosure, ou divulgação de informações financeiras, é um termo contábil usado para descrever o processo de fornecimento do acesso público a informações financeiras de uma empresa com o objetivo de dar transparência a esses dados.
https://googleweblight.com/i?u=https://www.contabeis.com.br/noticias/23226/o-que-e-disclosure-na-contabilidade/&hl=pt-BR
-
Princípios Básicos de Governança Corporativa
Os princípios básicos de governança corporativa permeiam, em maior ou menor grau, todas as práticas do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, e sua adequada adoção resulta em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros.
TRANSPARÊNCIA (DISCLOSURE): Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
EQUIDADE (FAIRNESS): Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
PRESTAÇÃO DE CONTAS (ACCOUNTABILITY): Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA (COMPLIANCE): Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.
____________________________________________________________________________________________________
Lembrando que Stakeholder é um termo da língua inglesa que tem como significado "grupo de interesse". Um dos criadores do termo foi o filósofo Robert Edward Freeman. Ele definia a palavra stakeholder como os grupos que podiam afetar ou serem afetados pelos objetivos da organização.
Fonte: Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa
-
GABARITO: C
Dos Princípios da Governança (fundamento / essência):
- COMPLIANCE/CONFORMIDADE = cumprir normas (sentido amplo)
- FAINESS (justiça) / EQUIDADE = senso de justiça - iguais como iguais e diferenças como diferentes
- DISCLOSURE (Divulgação) / TRANSPARENCIA = divulgação - contabilidade
- ACCONTABILITY = prestação de contas e responsabilização
- HORIZONTAL - TC e esferas de governo dos poderes; Ações entre iguais ou autônomos - Pesos e contrapesos;
- VERTICAL = diferentes níveis; cidadão através do voto; referendo; ação popular;
- SOCIAL/SOCIETAL: sociedade civil; associações, sindicatos, ONGs cobrando do gestor publico responsabilidade pelas contas sociais;
-
"Peguinha" recorrente em provas, tentar te confundir quanto aos conceitos de "disclosure" e "accountability". As estatísticas de erros são altíssimas! Pra acabar de vez com a confusão:
- Disclosure: transparência
- Accountability: prestação de contas responsável
Falou de transparência, como nessa questão, marque "Disclosure" e vá pro abraço!
GABARITO: C)