SóProvas


ID
1460128
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na estrutura burocrática estão prescritos os deveres e competências atribuídos a cada cargo na hierarquia organizacional, sendo que as atividades devem ser desempenhadas segundo padrões, normas e procedimentos claramente definidos, nos quais cada conjunto de ações está funcionalmente relacionado com a eficiência do trabalho e o alcance dos propósitos da organização. De acordo com essa concepção, analise as proposições abaixo.

1) Padrões, normas e procedimentos são racionais porque são coerentes com os objetivos visados pela organização.
2) A distribuição de atividades obedece ao caráter impessoal da burocracia, de modo que os procedimentos adotados são direcionados aos cargos e às funções da estrutura e não às pessoas envolvidas.
3) A estrutura burocrática, com seu caráter prescritivo, determina que o comportamento humano seja sempre o mesmo, embora algumas disfunções sejam permitidas para que se obtenha o desempenho necessário à execução das tarefas.
4) A estrutura burocrática preconiza que o atendimento ao público por parte dos funcionários seja feito com base nas regras de impessoalidade e da discricionariedade administrativa.
5) A estrutura burocrática funciona com base em regras que permitem à gestão atingir a eficiência, por meio de um modelo organizacional bem definido em termos de cargos, hierarquia, previsibilidade e racionalidade administrativa.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura burocrática estão prescritos os deveres e competências atribuídos a cada cargo na hierarquia organizacional, sendo que as atividades devem ser desempenhadas segundo padrões, normas e procedimentos claramente definidos, nos quais cada conjunto de ações está funcionalmente relacionado com a eficiência do trabalho e o alcance dos propósitos da organização. De acordo com essa concepção, analise as proposições abaixo. 

    1) Padrões, normas e procedimentos são racionais porque são coerentes com os objetivos visados pela organização. CORRETA
    2) A distribuição de atividades obedece ao caráter impessoal da burocracia, de modo que os procedimentos adotados são direcionados aos cargos e às funções da estrutura e não às pessoas envolvidas. CORRETA
    3) A estrutura burocrática, com seu caráter prescritivo, determina que o comportamento humano seja sempre o mesmo, embora algumas disfunções sejam permitidas para que se obtenha o desempenho necessário à execução das tarefas. ERRADAA burocracia é bem previsível, as disfunções acontecem e não são permitidas. São consequências imprevistas.
    Como descrito por Chiavenato (2003, p. 268), o tipo ideal de burocracia weberiana tinha como uma das características a previsibilidade do seu funcionamento contribuindo para a obtenção de maior eficiência organizacional. Porém, autores como Merton, encontraram limitações na obra de Weber (...). Para Merton não existe uma organização completamente racional (...) Merton notou que a burocracia leva também a consequências imprevistas que conduzem a ineficiências e imperfeições, e estas, por sua vez, são enfatizadas e exageradas pelos leigos. A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público.
    4) A estrutura burocrática preconiza que o atendimento ao público por parte dos funcionários seja feito com base nas regras de impessoalidade e da discricionariedade administrativa. ERRADAA burocracia é impessoal e rígida. Acredito que discricionariedade não se aplica na burocracia. O atendimento é feito sem muita avaliação de oportunidade de conveniência. O atendimento deve ser feito. Discricionariedade é a escolha entre duas ou mais alternativas válidas entre várias hipóteses legais e constitucionalmente possíveis ao caso concreto. Essa escolha se faz segundo critérios próprios como oportunidade e conveniência.
    5) A estrutura burocrática funciona com base em regras que permitem à gestão atingir a eficiência, por meio de um modelo organizacional bem definido em termos de cargos, hierarquia, previsibilidade e racionalidade administrativa. CORRETA

  • BUROCRACIA: descritiva/explicativa

    Abordagem descritiva e explicativa: o modelo burocrático preocupa-se em descrever, analisar e explicar as organizações, a fim de que o administrador escolha a maneira apropriada de lidar com elas, levando em conta suas natureza, tarefas, participantes, problemas, situação, restrições, etc. aspectos que variam intensamente. Apesar das críticas, a teoria da burocracia trouxe uma nova colocação à teoria administrativa, que começou a voltar-se à descrição e à explicação dos fatos, e não à intervenção baseada em normas e prescrições.

     

    CHIAVENATO, TGA VOLUME 2

  • Estamos nos referindo ao termo cunhado pelo sociólogo, cientista político e economista Max Weber (1864-1920)...Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações.

    FONTE: https://www.infoescola.com/administracao_/teoria-burocratica-da-administracao/

  • gab. C - 1, 2 e 5.