SóProvas


ID
1462810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca da história do estado de Rondônia.

Em 1866, por decreto do governo do Império do Brasil, os rios Amazonas e Madeira, bem como os seus afluentes, foram abertos, em toda a sua extensão, à navegação mercante internacional.

Alternativas
Comentários
  • Em 1866 foi revogada a lei 1.037 que concedia o monopolio da navegação do rio amazonas ao Barão de Mauá, permitindo-se a navegação estrangeira em dezembro daquele ano.

  • foi aberto em ALGUNS TRECHOS, e não em toda sua extensão.

  • Veja que pelo texto de Sua Magestade D. Pedro havia limites de navegação:

    DECRETO 3.749/1866

    Abrindo os rios Amazonas, Tocantins, Tapajós, Madeira, Negro e S. Francisco á navegação dos navios mercantes de todas as nações.

    No intuito de promover o engrandecimento do Imperio, facilitando cada vez mais as suas relações internacionaes, e animando a navegação e o commercio do rio Amazonas e seus affluentes, dos rios Tocantins e S. Francisco, ouvido o Meu Conselho de Estado, Hei por bem Decretar o seguinte:

        Art. 1º Ficará aberta, desde o dia 7 de Setembro de 1867, aos navios mercantes de todas as nações, a navegação do rio Amazonas até á fronteira do Brasil, do rio Tocantins até Cametá, do Tapajós até Santarem, do Madeira até Borba, e do rio Negro até Manáos.

  • O Rio Madeira não constava no decreto

  • O erro da questão está onde:  foram abertos, em toda a sua extensão.

  • Gabarito errado