SóProvas


ID
1463722
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O principal objetivo da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é fornecer uma alimentação segura que possa garantir os principais nutrientes necessários para manter ou recuperar a saúde de todos aqueles que usufruem do seu serviço. Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Considera-se que o cardápio é a principal “ferramenta” de trabalho do nutricionista. A partir dele, pode-se articular somente a adequação da ingestão de nutrientes e favorecer os aspectos ergonômicos, dimensionamento físico, equipamentos e escalas de trabalho.
II. O receituário padrão, conhecido também como “Manual de Receitas”, permite unir todas as fichas técnicas utilizadas na unidade. A partir dele, os cozinheiros poderão fazer consultas quando não se lembrarem de todas as etapas para elaboração de uma preparação ou em um momento em que o nutricionista não estiver na unidade, ou ainda para sua consulta no momento de confeccionar o pedido de compras.
III. No gerenciamento de uma UAN, o desperdício é um fator de grande relevância, uma vez que está ligado diretamente aos custos do estabelecimento.
IV. No que diz respeito ao aspecto econômico ou formação, os custos classificam-se em fixos e variáveis. Os custos cujo comportamento em relação aos gastos com produção é sempre o mesmo são chamados de fixos ou estruturais. Em contraposição, os custos que variam em relação à quantidade produzida são chamados de variáveis ou operacionais.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O cardápio é considerado uma importante ferramenta de trabalho para o nutricionista que atua em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), e, em seu planejamento, deve-se considerar vários aspectos, com destaque para os sensoriais (combinação, tipo de alimentos e técnicas de processamento, cores, sabores, texturas). Este estudo apresenta a proposta do Método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC), que permite analisar qualitativamente a composição do cardápio, considerando as preparações que o compõem quanto a cores e técnicas de preparo, as repetições e combinações, as oferta de determinados alimentos como folhosos, frutas ou tipo de carnes, além do teor de enxofre dos alimentos. O resultado da aplicação do método oferece parâmetros para avaliação global do cardápio. Assim, busca-se colaborar para a elaboração de um cardápio que contemple as exigências nutricionais, agrade os clientes, permaneça dentro do custo estimado e possa ser utilizado para modificação dos hábitos alimentares e promoção da saúde, considerando-se que esta deve ser uma das metas do nutricionista.