SóProvas


ID
1464700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em uma via pública, uma ambulância que estava sendo usada em socorro emergencial, transportava um trabalhador vítima de acidente de trabalho para unidade hospitalar, quando envolveu-se em um acidente de trânsito.

A partir dessa situação hipotética e considerando a legislação pertinente a segurança, saúde e acidente do trabalho, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética adicional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O trabalhador que estava sendo transportado havia fraturado o pé direito em serviço e, devido ao acidente de trânsito que envolveu a ambulância, ele fraturou o fêmur da perna direita. Nessa situação, o fato de o trabalhador ter sofrido nova lesão devido ao acidente de trânsito não caracterizou uma agravação ou complicação do acidente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O fato do trabalhador que havia sofrido um acidente de trabalho, lesionando o pé direito, ter sofrido um novo acidente, desta vez de transito, fraturando o fêmur da perna direita, não caracteriza uma complicação do acidente trabalho e sim, um novo acidente, com uma nova lesão. Esses dois acidentes não tem correlação.

    Alternativa correta: CERTO


  • Gabarito: certo.

    Lei nº 8.213/1991:

    " Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:

    ..............

    § 2º Não é considerada agravação ou complicação de acidente do trabalho a lesão que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha às conseqüências do anterior. "