SóProvas


ID
1465684
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem diversas ferramentas para otimizar o processo de trabalho numa organização. A ferramenta de auxílio para a priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - O método GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis. É um trabalho em grupo e a priorização pode ser feita utilizando consenso ou multivotação. O consenso é obtido a partir de uma argumentação lógica acerca do grau de gravidade, urgência e tendência das questões/problemas em análise. Gerar consenso a partir de argumentação lógica não é tarefa simples, mas possibilita a participação democrática, considerando a opinião de todos os participantes, com o cuidado de não perder o foco, caindo em discussões inócuas e sem resultados. 

  • Letra (b)


    O método GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis. É um trabalho em grupo e a priorização pode ser feita utilizando consenso ou multivotação. O consenso é obtido a partir de uma argumentação lógica acerca do grau de gravidade, urgência e tendência das questões/problemas em análise. Gerar consenso a partir de argumentação lógica não é tarefa simples, mas possibilita a participação democrática, considerando a opinião de todos os participantes, com o cuidado de não perder o foco, caindo em discussões inócuas e sem resultados. 
  • GUT- GRAVIDADE, URGÊNCIA E TENDÊNCIA ( 1 A 5)

  • Ferramentas que auxiliam na priorização de ações: matriz GUT e Classificação ABC

  • A questão cobra conhecimento acerca da ferramenta conhecida como Matriz GUT ou Matriz de Priorização.

    Dentre as várias ferramentas que podem auxiliar na resolução de problemas, a matriz GUT surgiu como uma opção para estabelecer prioridades, de acordo com uma análise quantitativa dos problemas.

    Através da utilização dessa ferramenta, cada problema é classificado e uma nota (da maior notas para a menor: de 5 a 1) é atribuída a cada um deles, conforme os três critérios a seguir:

    • GRAVIDADE: caso o problema analisado não seja resolvido, qual impacto ele irá causar? Quais as suas consequências e danos no futuro?
    • URGÊNCIA: a urgência versa sobre o tempo disponível para a resolução de um problema. O problema em questão deve ser resolvido imediatamente? Ou a resolução do problema não tem tanta pressa assim?
    • TENDÊNCIA: refere-se à análise da probabilidade do comportamento do problema no futuro. Caso ele não seja tratado, ele tem potencial de crescer ou sumir?

     Agora traremos um exemplo com dois problemas:

    1. Uma máquina X apresenta um defeito e as peças produzidas estão saindo erradas. Foram atribuídas as seguintes notas: G=5, U=5, T=5. Aplicando na matriz GUT= (G) x(U) x (T)= 5 x 5 x 5 = 125
    2. Falta de capacitação dos funcionários. Foram atribuídas as seguintes notas G=5, U=4, T=4. Aplicando as notas na matriz GUT= (G) x(U) x (T)= 5 x 4 x 4 = 80

     Logo, nesse exemplo, o problema 1 é mais prioritário que o problema 2, pois 125> 80.

    Assim, funciona a matriz de priorização, considerada uma ferramenta simples e muito importante.

    Analisando as alternativas restantes:

    A- INCORRETA. Ferramenta para auxiliar a gerenciar o conhecimento gerando em trabalho de grupos.

    B- CORRETA. Vide explicação acima.

    C- INCORRETA.. Coleta de dados para utilização em avaliação de desempenho.

    D- INCORRETA.. Diagrama que visa mostrar o comportamento de um sistema.

    Logo, o único item apresentado nas alternativas que corresponde à ferramenta correta solicitada no enunciado é a Matriz GUT, vista na letra "b".

    Fonte: CARRANZA, Giovanna. Administração Geral e Pública. 3ª ed. Juspodium. 2017 (p. 324-325)

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B