SóProvas


ID
1466065
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A seleção de pessoas é feita através de técnicas que permitam conhecer o perfil do candidato que melhor preencha os requisitos do cargo a ser ocupado. As técnicas mais utilizadas são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo RIBAS & SALIM (2014: p. 93) — Ferramentas de seleção
    O primeiro passo para a realização do processo seletivo ocorre por meio do perfil profissiográfico, baseado na coleta de informações sobre o cargo, que pode ser adquirida pelos seguintes procedimentos:
    • Descrição e análise do cargo: a descrição é o levantamento dos aspectos intrínsecos (tarefas, atribuições e responsabilidades do cargo) e a análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos (conhecimentos, habilidades, aptidões exigidas para o ocupante do cargo).
    • Técnica dos incidentes críticos: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.
    • Requisição de pessoal: formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo.
    • Análise do cargo no mercado: pesquisa de mercado feita em empresas semelhantes, com cargos que possam ser comparados.
    • Hipótese de trabalho: previsão aproximada do conteúdo do cargo. É utilizada quando nenhuma das alternativas anteriores serve, como nos casos dos cargos novos e que nunca foram pensados.

  • Eis algumas técnicas de seleção usadas para avaliar características técnicas, psicológicas e comportamentais das pessoas: 

    Entrevistas: As mais utilizadas no meio organizacional, há um contato direito com o candidato. É subjetivo pois lida com o ponto de vista do avaliador.
    Provas de conhecimento: Essa os concurseiros conhecem bem, usadas quando a empresa quer saber a proficiência de um candidato em algum assunto, são usado provas orais, escritas ou de realização.
    Testes psicológicos : procuram aferir as aptidões,"dom", do candidato de forma a prever seu comportamento no trabalho. Indicado para profissionais com pouca experiência.
    Técnicas de Simulação: São, essencialmente, dinâmicas de grupo. a proncipal técnica é o psicodrama. Testes de personalidade: Busca avaliar diversos traços definidos pelo caráter(adquiridos) e pelo temperamento(inatos). São caros e usados apenas em casos especias.

    BIZU: essas técnicas são utilizadas quando as pessoas já foram selecionadas para emprego, ou seja, já passaram pelo processo de recrutamento.


    fonte: Admção Geral p/ Concursos - Rodrigo Rennó.
  • Gabarito C: é a única que só contém técnicas de seleção. 

    As outras alternativas contém técnicas de recrutamento (como indicação de Headhunter), técnicas que poderiam ser consideradas como motivacionais - do ponto de vista do funcionário - ou de organização interna - do ponto de vista da organização (como transferências) e até uma técnica de demissão (outplacement)

    A repatriação pode ocorrer tanto internamente - quando equivaleria as transferências nas em empresas multinacionais com unidades em vários países - quanto externamente - principalmente para cargos executivos as empresas as vezes buscam profissionais que estão querendo voltar para seu país de origem mas não estão conseguindo dentro da própria organização (as vezes foram trabalhar em uma empresa que nem tem unidade em seu país de origem), nesse caso, abrir essa possibilidade seria uma técnica de recrutamento.