SóProvas


ID
1466098
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Modelo de Excelência na Gestão Pública, também chamado de GESPÚBLICA, é sustentado por fundamentos que servem de orientação aos gestores para a prestação de um serviço público de qualidade. Um deles é a geração de valor, que significa

Alternativas
Comentários
  • A gespública é um programa instituído pelo decreto 5378/05, que busca melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. A questão, entretanto, faz menção e quer saber a respeito dos 13 fundamentos de excelência gerencial. Vamos avaliar os itens:



    A) liderança e constância de propósitos


    B) Aprendizado organizacional


    C) correta.


    D) Cultura da inovação

  • os princípios e fundamentos da GesPúblicaSustentação do Modelo de Excelência em Gestão Pública;

    Princípios constitucionais da administração pública (LIMPE):
    Legalidade;
    Impessoalidade;
    Moralidade;
    Publicidade;
     eEficiência;
    Fundamentos de excelência gerencial:
    Pensamento sistêmico;
    Aprendizado organizacional;
    Cultura da Inovação;
    Liderança e constância de propósitos;
    Orientação por processos e informações
    ;Visão de Futuro;
    Geração de Valor;
    Comprometimento com as pessoas;
    Foco no cidadão e na sociedade;
    Desenvolvimento de parcerias;
    Responsabilidade social;
    Controle Social; 
    Gestão participativa.







  • Geração de Valor

     Alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

     Como este conceito é colocado em prática

     Gerar valor para todas as partes interessadas visa aprimorar relações de qualidade e assegurar o desenvolvimento da organização. 

    Ao agir desta forma a organização enfatiza o acompanhamento dos resultados em relação às suas finalidades e às suas metas, a comparação destes com referenciais pertinentes e o monitoramento da satisfação de todas as partes interessadas, obtendo sucesso de forma sustentada e adicionando valor para todas elas. 

    A geração de valor depende cada vez mais dos ativos intangíveis, que atualmente representam a maior parte do valor dos órgãos e entidades - 17 - públicos. Isto implica visão estratégica das lideranças para possibilitar à sociedade a percepção da utilidade e da credibilidade da própria organização.  

  • a) Liderança e constância de propósitos: a liderança é fundamental para a orientação, estímulo e comprometimento das pessoas com os resultados. Ela deve ser aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas,

     

    b) Aprendizado organizacional: trata-se de um fundamento que consiste em buscar e alcançar continuamente novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de
    informações e experiências.

     

    c) Geração de valor: a organização deve buscar gerar valor para todas as partes interessadas para que possa se desenvolver e possuir relações de qualidade. Ela deve ser acompanhada através do monitoramento dos resultados em relação aos referenciais, finalidades e metas. Além disso, a satisfação das partes interessadas também deve ser monitorada para que se possa garantir a geração de valor. 

     

    d) Cultura da Inovação: a inovação deve ser parte da cultura organizacional, para que produtos e serviços sejam continuamente aprimorados. Este fundamento está intimamente ligado à aprendizagem organizacional. Ela se dá através da promoção de um ambiente voltado à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a organização.

     

  • a) o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento com o alcance e a melhoria dos resultados organizacionais, atuando de forma inspiradora e motivadora para as pessoas. (liderança e constancia de proposito)

     

     b) a busca contínua e o alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências. (aprendizagem)

     

     c) o alcance de resultados consistentes que assegurem o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.(certa)

     

     d) a criação de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização. inovação

  • PARA REVISAR

    a) o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento com o alcance e a melhoria dos resultados organizacionais, atuando de forma inspiradora motivadora para as pessoas. (liderança e constancia de proposito)

     

     b) a busca contínua e o alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências. (aprendizagem)

     

     c) o alcance de resultados consistentes que assegurem o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.(certa)

     

     d) a criação de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização. inovação

     

  •  

     

    Segundo Paludo (2013), o modelo de Excelência na Gestão Pública encontra-se alicerçado no binômio: 

     

    1. Princípios constitucionais da administração pública (LIMPE)

     

    1.1. Legalidade;

    1.2.  Impessoalidade;

    1.3.  Moralidade;

    1.4. Publicidade;

    1.5. Eficiência;

     

    2. Fundamentos de excelência gerencial

     

    2.1. Pensamento sistêmico;

     

    2.2. Aprendizado organizacional - (b) a busca contínua e o alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências;

     

    2.3. Cultura da Inovação - (d) a criação de um ambiente favorável à criatividade, à experimentação e à implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização;

     

    2.4. Liderança e constância de propósitos - (a) o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento com o alcance e a melhoria dos resultados organizacionais, atuando de forma inspiradora motivadora para as pessoas. (liderança e constancia de proposito);

     

    2.5. Orientação por processos e informações;

     

    2.6. Visão de Futuro;

     

    2.7. Geração de Valor - (c) o alcance de resultados consistentes que assegurem o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.(certa);

     

    2.8. Comprometimento com as pessoas;

     

    2.9. Foco no cidadão e na sociedade;

     

    2.10. Desenvolvimento de parcerias;

     

    2.11. Responsabilidade social;

     

    2.12. Controle Social;

     

    2.13. Gestão participativa.

     

  • Pessoal,  atentem-se para um detalhe: o programa GESPÚBLICA - instituído pelo decreto 5.378/05 foi revogado a partir da criação do decreto 9.094/17. Quem quiser aprofundar-se um pouco mais no assunto, dê uma conferida nesse novo decreto.

     

    A) LIDERANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS - A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais; e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção
    do interesse público. É exercida pela alta administração, entendida como o mais alto nível gerencial, e pela assessoria da organização.

     

    B) APRENDIZADO ORGANIZACIONAL - Busca contínua e alcance de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.

     

    C) GERAÇÃO DE VALOR - Alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

     

    D) CULTURA DA INOVAÇÃO - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial para a atuação da organização.

     

    GABARITO C

  • 2015

    O conceito de geração de valor, na perspectiva adotada pelo modelo de excelência em gestão da FNQ − Fundação Nacional da Qualidade,

    A é uma métrica adotada pela Fundação para identificar o grau de atingimento dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico da organização.

    B corresponde a um dos critérios de excelência adotados pela Fundação, que permite às organizações a identificação de seu estágio de qualidade.

    C precede o processo de certificação aplicado pela Fundação à organização e constitui pressuposto necessário para o mesmo.

    D consiste em um dos fundamentos do modelo e diz respeito ao aumento de valores tangíveis e intangíveis, de forma sustentada.

    E é a tradução objetiva, medida em pontos, atribuída a cada um dos critérios de excelência adotados pela Fundação.