SóProvas


ID
1466533
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na seção de economia da revista, o jornalista escreve: “Oportunidade para alavancar as vendas e agregar valor ao produto, o licenciamento de marcas é, apesar de ainda pequeno no Brasil, uma ferramenta de marketing capaz de driblar crises."

Seguem-se interpretações sobre a formação das palavras “alavancar", “agregar" e “driblar" (as duas primeiras são vernáculas; a terceira é oriunda do inglês).

I) A palavra “alavancar" é formada por parassíntese e segue o mesmo modelo de “abotoar e arrendar".

II) Comparando-se “agregar, congregar e segregar", chega-se à conclusão de que essas palavras têm o mesmo radical.

III) A derivação usada em “driblar" mostra que a palavra original inglesa seguiu as regras de formação do português.

Quantas dessas três explicações estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I- Vernáculopróprio de um país, nação, região.

     

    II- Radical: é o elemento comum de palavras cognatas, também chamadas de palavras da mesma família. É responsável pelo significado básico da palavra.

    Ex.: terra, terreno, terreiro, terrinha, enterrar, terrestre...

     

     

    GAB.B

  • A parassíntese é uma forma de derivação muito específica que ocorre quando uma palavra, geralmente um verbo, é formada a partir de um nome ou de um adje{#c|}tivo, pela associação simultânea de um sufixo e de um prefixo. Exemplifico, com base na Gramática da Língua Portuguesa, de Mira Mateus e outras, pág. 952, com, respectivamente, ensonado (en son(o) +ado) e enfraquecer (en + frac(o) + ecer).

    Se se retirar o prefixo, ou o sufixo, a estas duas palavras, não se obtém uma palavra reconhecida como tal na língua portuguesa: *sonado; *ensono; *fraquecer; *enfraco.

    É este aspecto que distingue a parassíntese da derivação por prefixação e por sufixação vista de forma genérica e que ocorre em palavras como infelizmente, a qual, se despojada de sufixo ou de prefixo, continua a constituir uma palavra facilmente identificada como tal: infelizfelizmente. Digamos que a parassíntese equivale a um subgrupo de palavras derivadas por prefixação e por sufixação.