SóProvas


ID
1466995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1948, marcou um novo tempo na proteção internacional dos indivíduos. Considerando o preâmbulo desse documento, julgue o item a seguir.

O reconhecimento da dignidade inerente a todas as pessoas, bem como dos seus direitos iguais e inalienáveis, é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto


    "Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo"

    http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf


  • Gabarito Correto:

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

     Preâmbulo

     "Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo".

  • GAB. CERTO

    É O QUE DIZ O PREÂMBULO

  • Tão fácil que eu até desconfio...

  • Preâmbulo

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.

    O preâmbulo da DUDH traz a dignidade da pessoa como elemento central, como fundamento de toda a comunidade internacional. A dignidade da pessoa é o núcleo do direito internacional dos direitos humanos, o que fica evidente no preâmbulo da DUDH.

    O princípio da dignidade da pessoa humana foi reconhecido pela Constituição Federal no art. 1º, como um fundamento da República:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 

    (...)

    III - a dignidade da pessoa humana; (...).

    Fonte: Prof. Ricardo Torques 

  • Questão fácil demais do CESPE, da até medo de responder :D

  • Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;

  • O preâmbulo da DUDH menciona no 1º considerando que:

       " Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo"    

     

    Comentário: O princípio da dignidade da pessoa humana foi reconhecido pela Constituição Federal no art. 1º. Segundo Alexandre de Moraes, “a dignidade da pessoa humana é um valor espiritual e moral inerente à pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminação consciente e responsável da própria vida e que traz consigo a pretensão ao respeito por parte das demais pessoas, construindo-se em um mínimo invulnerável que todo estatuto jurídico deve assegurar, de modo que apenas excepcionalmente possam ser feitas limitações ao exercício dos direitos fundamentais, mas sempre sem menosprezar a necessária estima que merecem todas as pessoas enquanto seres humanos”.

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos 

    Preâmbulo

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana
    e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no
    mundo;

     

    Gabarito Certo!

  • Certo!

    "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória". Pv 21:31

  • Artigo 1
    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

     

     

    " Se tem um sonho..., treine sua mente para conquistá-lo "

  • Lendo essa alternativa até vi a pomba branca da paz voando pra fora da tela

  • PREÂMBULO

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade , da justica e da paz do mundo.

     

    FOCO,FORÇA E FÉ !

  • Cespe = preâmbulo 

  • Preâmbulo

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da LIBERDADE, da JUSTIÇA e da PAZ no mundo,

     


    CERTA!

  • CERTO

     

    "Preâmbulo

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo;" 

     

    http://www.refugiados.net/cid_virtual_bkup/asilo1/dudh.html

     

    QUESTÃO 2018

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (IBFC/PM-SE/2018)

    Assinale a alternativa que não se apresenta em consonância com as justificativas delineadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:

    a) Os Estados Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades fundamentais do homem e a observância desses direitos e liberdades.

    b) É essencial que os direitos do homem sejam protegidos pelo império da lei, para que o homem possa ser compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão.

    c) O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.

    d) O desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade.

     

    “Não sinta medo de cair. Sinta medo de não tentar.

  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos - Res. n. 217-A(III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, possui um preâmbulo que indica os valores que nortearam a elaboração deste documento. O trecho trazido na questão corresponde ao primeiro parágrafo do preâmbulo: "Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo".

    Gabarito: a afirmativa está correta.

  • Gab Certa

    Preâmbulo:

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no Mundo.

  • Certo.

    A questão está de acordo com o item 1 do preâmbulo:

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo (...)

    Questão comentada pelo Prof. Luciano Monti Favaro

  • CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,

  • Nessa prova o cespe só cobrou o preâmbulo da DUDH!

  • ☠️ GABARITO CERTO ☠️

    DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

     Preâmbulo

     "Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo".

  • DIGNIDADE DA PESSOA ---->>>> Núcleo da DUDH

  • que linda essa questão

  • direitos iguais e inalienáveis = visão liberalista

  • Minha contribuição.

    DUDH

    Preâmbulo

    Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,

    Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultam em atos bárbaros que ultrajam a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum,

    Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão,

    Considerando essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações,

    Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,

    Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades,

    Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mais alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso,

    Abraço!!!

  • PPMG 2022