SóProvas


ID
1467295
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a possibilidade de que forças militares estrangeiras transitem no território nacional, nos termos da Constituição Federal, está correto o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B; Vf88...

    Art. 21. Compete à União:

    ...

    IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;

    Bons estudos! ;)

  • Apenas complementando:

    CF Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    II  -  autorizar  o  Presidente  da  República  a  declarar  guerra,  a  celebrar  a  paz,  a  permitir  que  forças

    estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos

    previstos em lei complementar;


  • Questão mal feita. Não pergunta de quem é a competência....

  • Nem precisava de mto conhecimento pra acertar. Bastava refletir assim:  

    Vc acha que uma questão tão séria como essa, de permitir que forças militares estrangeiras transitem no território nacional, seria concedida através Decreto, MP ou LO?

    - Claro que nao, pessoal.

    Seguinte galera: tudo (ou qse tudo) que vc perceber que for resultar em algo grave ou seríssimo fecha os olhos e vai de  Lei Complementar. ;)

    Bons estudos
    Fé e Disciplina!

     

  • Lei complementar! Embora a doutrina afirme que não existe hierarquia entre a lei complementar e a lei ordinária, as pautas da LC são sempre mais "importantes". 

  • Art. 49: É da competência exclusiva do CN

    II - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementarArt. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:XXII - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;
  • Só uma pergunta pessoal essa banana dessa Funrilixo não cobrou o art. 21 e nem 49 no edital e aí pode isso???

  • Não seriam as ações de competência exclusiva do CN feitas por Decreto Legislativo?

  • Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos.

  • Assertivas muito mal formuladas!

    Art.49 CF: É de competência exclusiva do Congresso Nacional:

    (........);

    II- Autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz e permitir que forças estrangeiras transitem em território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em Lei Complementar.

    O examinador não levou em consideração a palavra "ressalva" e isso mudou completamente o sentido da assertiva considerada como certa.

  • Conforme art. 21 da CF/88,

    Compete à UNIÃO:

    IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;

    GAB - B

     

  • Conforme art. 21 da CF/88,

    Compete à UNIÃO:

     

    IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente;

     

    GAB - B

  • Questão fora do termo do edital...

  • Estudar tanto pra isso !

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre competência da União.

    A- Incorreta. Não é o que dispõe o CRFB/88 sobre o tema, pois os casos devem estar previstos na lei complementar, vide alternativa B.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 21: "Compete à União: (...) IV - permitir, nos casos previstos em lei complementar, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente; (...)".

    C- Incorreta. Não é o que dispõe o CRFB/88 sobre o tema, pois os casos devem estar previstos na lei complementar, vide alternativa B.

    D- Incorreta. Não é o que dispõe o CRFB/88 sobre o tema, pois os casos devem estar previstos na lei complementar, vide alternativa B.

    E- Incorreta. Não é o que dispõe o CRFB/88 sobre o tema, pois os casos devem estar previstos na lei complementar, vide alternativa B.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.