SóProvas


ID
1467754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere a definição, objetivos e componentes do controle interno, julgue o item a seguir.

A salvaguarda dos ativos da entidade para evitar perdas ou uso prejudicial dos recursos é um objetivo da atuação do controle interno, sendo o componente relacionado ao ambiente de controle primordial na definição dos riscos para evitar ocorrências indesejáveis.

Alternativas
Comentários
  • A salvaguarda de ativos é um dos objetivos do controle interno.

    A segunda parte da questão também está correta, já que o ambiente de controle compreende o tom de uma organização e fornece a base pela qual os riscos são identificados e abordados pelo seu pessoal, inclusive a filosofia de gerenciamento de riscos, o apetite a risco, a integridade e os valores éticos, além do ambiente em que estes estão.

    GABARITO: Correta!


    DISPONÍVEL: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-controle-interno-prova-comentada/. Acesso em abril de 2015.


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    "Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"

  • Dá pra saber o que é pedido neessa questão?

     

  • A salvaguarda dos ativos da entidade para evitar perdas ou uso prejudicial dos recursos é um objetivo da atuação do controle interno, sendo o componente relacionado ao ambiente de controle primordial na definição dos riscos para evitar ocorrências indesejáveis. Resposta: Certo.

     

    Comentário: o gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes inter-relacionados pela qual a administração gerencia a organização, sendo a salvaguarda dos ativos um dos objetivos do ambiente de controle que abrange a cultura de uma organização, fatores de riscos, supervisão da administração, integridade, valores éticos e a competência do pessoal, alçadas e reponsabilidades, organização e desenvolvimento de seu pessoal.

  • Gabarito um tanto quanto questionável (foi dado correto pela banca)

    É questão sobre a COSO I - Controle interno.

    1) A salvaguarda de ativo é um dos objetivos da categoria de objetivos operacionais.

    2) E o componente a que ele está relacionado, ao meu ver seria avaliação de riscos, e não ambiente de controle.

    Segundo a COSO I , o controle interno teria 3 objetivos:

    1) Operacional: esses objetivos são relacionados com a eficiência e eficácia dos processos operacionais, incluindo o desempenho quanto ao alcance das metas financeiras e/ou operacionais e a salvaguarda dos ativos contra a ameaça de perdas.

    2) Comunicação ou Divulgação: esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade.

    3) Conformidade: esses objetivos dizem respeito à aderência a normas, leis e regulamentos em que a organização tem obrigação.

    E este controle interno seria composto de 5 componentes:

    Para o COSO, o processo de controles internos deve ser constituído de 5 componentes, que se inter-relacionam:

    1) Ambiente de controle;

    2) Avaliação de riscos;

    3) Atividades ou procedimentos de controle;

    4) Informação e comunicação;

    5) Monitoração ou monitoramento

    Na parte (2) de avaliação de riscos:

    A avaliação de riscos envolve um processo dinâmico e iterativo para IDENTIFICAR e AVALIAR os riscos à realização dos objetivos, definindo e especificando as respostas adequadas a esses riscos

  • Controle interno é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis da governança, administração e outros funcionários para fornecer segurança razoável quanto a realização dos objetivos de uma entidade no que se refere a confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis. Franco e Marra (2000) sintetizam muito bem e em poucas palavras um dos objetivos primordiais do controle interno e consolidam a diversidade da doutrina: “proteger o patrimônio da empresa”.

    A questão aborda ainda um dos componentes do controle interno: o ambiente de controle. O ambiente de controle é também conhecido como o “clima no topo”, pois é como a administração dissemina a cultura de controle na entidade.

    Resposta: certo

  • Segundo o COSO ICIF, os controles internos visam resguardar três categorias de objetivos: os operacionais, os de divulgação e os de conformidade. Os objetivos operacionais relacionam-se à eficácia e eficiência da organização e à salvaguarda de ativos, isto é, à proteção de objetivos da organização.

    Quando um ativo é salvaguardado, evita-se que perdas ou uso prejudicial desses recursos.

    Por sua vez, o ambiente de controle abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade; o processo de atrair, desenvolver e reter talentos competentes; e o rigor em torno de medidas, incentivos e recompensas por performance. O ambiente de controle resultante tem impacto pervasivo sobre todo o sistema de controle interno.

    Portanto, quanto melhor o ambiente de controle de uma organização, menos riscos ela correrá e, portanto, será mais capaz de evitar ocorrências indesejáveis.