-
[...], pois a auditoria interna tem a responsabilidade de avaliar a adequação do ambiente de controle.
GABARITO: Errada!
DISPONÍVEL: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-controle-interno-prova-comentada/.
Acesso em abril de 2015.
Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.
"Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos:
10;44"
-
O ambiente de controle relaciona-se ao pessoal e pelo ambiente da entidade. Base para os demais componentes, o ambiente de controle é afetado pela cultura organizacional e está relacionado aos controles informacionais. É detectado pela observação do ambiente, feita pela auditoria interna.
-
A auditoria interna auxilia a administração no cumprimento de seus objetivos.
Então "INDEPENDE" está errado.
-
ERRADO
Considerando que uma das atribuições da Auditoria Interna é a verificação dos controles internos da entidade, para emitirem uma opinião sobre se estão implementados e se são eficientes, e que o ambiente de controle é um dos componentes dos controles internos, fica claro que o ambiente de controle depende da atuação da Auditoria Interna.
Prof. Claudenir Brito/Estratégia Concursos
-
Errado.
Comentários:
Considerando que uma das atribuições da Auditoria Interna é a verificação dos controles internos da entidade, para emitirem uma
opinião sobre se estão implementados e se são eficientes, e que o ambiente de controle é um dos componentes dos controles
internos, fica claro que o ambiente de controle depende da atuação da Auditoria Interna.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito
-
QUESTÃO ERRADA,
A questão sugere que a alta administração é a única responsável pela Governança da entidade, quando na verdade a Governança é compreendida como um sistema de relacionamentos entre as diversas partes relacionadas, ex: Alta administração, acionistas, Conselho Administrativo, Conselho fiscal, Auditoria interna, auditoria independente.
Na concepção de Governança pública, inclusive, a responsabilidade das instâncias de governança atuam na avaliação, orientação e monitoramento da gestão (Alta administração), com vistas a garantir o maior atendimento das necessidades dos cidadãos nas prestações dos serviços, e efetividade das ações públicas.
A auditoria interna atua provendo subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e do CONTROLE da organização, no auxilio ao seus objetivos. Ja a auditoria externa aumenta a confiabilidade e regularidade das informações a todos, proporcionando um melhor controle aos envolvidos.
-
Afirmação 1: A alta administração, que exerce a função de governança da entidade, é responsável pela definição de um adequado ambiente de controle. CORRETO
Afirmação 2: Um adequado ambiente de controle independe da atuação de auditoria interna ou externa. ERRADO
-
Item errado. Segundo o COSO, a administração estabelece uma filosofia quanto ao tratamento de riscos e estabelece um limite de apetite a risco. O ambiente interno determina os conceitos básicos sobre a forma como os riscos e os controles serão vistos e abordados pelos empregados da organização. Logo, é a auditoria interna que tem a responsabilidade de avaliar a adequação do ambiente de controle, uma vez que esse ambiente (de controle) é um dos oito componentes que compõe o controle interno.
-
questão sem sentido. É uma das atribuições da Auditoria Interna a verificação dos controles internos da entidade, emitindo uma opinião sobre se estão implementados e se são eficientes. Uma vez que o ambiente de controle é um dos componentes do controle interno, fica claro que o ambiente de controle depende da atuação da auditoria interna.
Gabarito: ERRADO
-
A governança é responsável pela implementação dos controles internos, entretanto, a auditoria interna atua no monitoramento dos controles, logo é parte importante do sistema de controle.
A auditoria externa, embora não atue no monitoramento dos controles para agregar valor à administração, poderá, no curso de seu trabalho, detectar deficiências nos controles, devendo comunicar à administração da entidade. Logo é errado afirmarmos que as auditorias externas e internas não influenciam.
Resposta errado
-
De fato, a governança da entidade é responsável por um adequado ambiente de controle. No entanto, a auditoria interna e a auditoria interna são instâncias de apoio a governança e, justamente por sua função, auxiliam a governança a estrutura um ambiente de controle adequado.
Imagine se uma organização pública não fosse auditada. Isso poderia levar os funcionários a serem mais negligentes no trabalho e a maiores desperdícios de recursos públicos. No entanto, o simples fato de que, a qualquer momento, uma auditoria pode ser deflagrada na organização, já fa com que os funcionários sejam mais cuidados e zelosos com o trabalho. Ou seja, a atuação da auditoria interna ou externa contribui, e muito, para a existência de um ambiente de controle adequado.
Portando, questão errada, já o ambiente de controle depende, sim, da atuação da auditoria.
-
Apesar de a alta administração ser a principal responsável por estabelecer as estruturas de governança, bem como a filosofia quanto ao tratamento de riscos, essa função não é feita de isolada. A auditoria interna e externa fornecem subsídios para aperfeiçoamento dos sistema de controle interno (ambiente de controle), que é um dos componentes da gestão de riscos.
Gabarito: ERRADO
-
errada
A verificação dos controles internos da entidade com emissão de opinião é uma das atribuições da Auditoria Interna. O ambiente de controle é parte do controle interno, ou seja, o ambiente de controle depende da atuação da auditoria interna.