SóProvas


ID
1467775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.

Embora o ambiente de controle da organização seja formado por pessoas cujas experiências e habilidades técnicas recebem influência do próprio ambiente de trabalho, a cultura organizacional não pode influenciar os padrões de controles internos definidos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o COSO (Committee of Sponsoring Organization), o ambiente de controle abrange a cultura de uma organização, a influência sobre a consciência de risco de seu pessoal, sendo a base para todos os outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura.

    Os fatores do ambiente interno compreendem a filosofia administrativa de uma organização no que diz respeito aos riscos; o seu apetite a risco; a supervisão do conselho de administração; a integridade, os valores éticos e a competência do pessoal da organização; e a forma pela qual a administração atribui alçadas e responsabilidades, bem como organiza e desenvolve o seu pessoal.

    GABARITO: Errada!


    DISPONÍVEL: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-controle-interno-prova-comentada/. Acesso em abril de 2015.


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    "Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"

  • O ambiente de controle relaciona-se ao pessoal e pelo ambiente da entidade. Base para os demais componentes, o ambiente de controle é afetado pela cultura organizacional e está relacionado aos controles informacionais. É detectado pela observação do ambiente, feita pela auditoria interna.

  • Outra questão ajuda a responder:

    Ano: 2015 /Banca: CESPE/ Órgão: MPU/ Prova: Analista do MPU - Finanças e Controle

    Em relação ao ambiente de controle e à avaliação de riscos na organização, julgue o próximo item.
    Um efetivo ambiente de controle é influenciado por fatores intangíveis, entre os quais se destacam os valores éticos das pessoas nele inseridas.

    RESPOSTA: CERTA

  • Errado.

     

     

    Comentários:

    Questão bastante simples. Se o ambiente de controle é um dos componentes dos controles internos, é
    claro que a cultura organizacional, que faz parte do ambiente de controle pode influenciar os padrões de controles internos definidos.

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Poder no sentido de "deve" não deve, mas no sentido de possibilidade, esta existe, questão obscura.

     

  • Não há absolutamente NADA interno que esteja livre da influência da Cultura.

  • aprendemos que o componente Ambiente de controle é a consciência de controle da entidade, abrange a cultura de uma organização, servindo de base para os demais componentes do gerenciamento de riscos corporativos.

              Dessa forma, a questão erra ao afirmar que a cultura organizacional não pode influenciar os controles internos, uma vez que o ambiente de controle é um dos componentes dos controles internos.

    Gabarito: ERRADO

  • Pelo contrário!

    O ambiente de controle abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade; o processo de atrair, desenvolver e reter talentos competentes; e o rigor em torno de medidas, incentivos e recompensas por performance. O ambiente de controle resultante tem impacto pervasivo sobre todo o sistema de controle interno.

    Ou seja, o ambiente de controle é influenciado e, muito, pela cultura organizacional. Há organizações que são mais inovadoras e correm mais riscos, outras são mais conservadoras e preferem correr menos riscos. Isso tudo é resultado da cultura organizacional, oq eu impacta no ambiente de controle. 

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Segundo  as  Normas  do  IIA  (Institute  of  Internal  Auditors),  o  ambiente  de controle  proporciona  a  disciplina  e  a  estrutura  para  se  atingir  os  principais  objetivos  do sistema de controle interno. O ambiente de controle inclui os seguintes elementos:  

    • ➠ Integridade e valores éticos;  
    • ➠ Filosofia e estilo operacional da administração;  
    • ➠ Estrutura organizacional;  
    • ➠ Atribuição de autoridade e responsabilidade;  
    • ➠ Políticas e práticas de recursos humanos e  
    • ➠ Competência do pessoal.   

    Além disso, segundo o COSO, o ambiente interno abrange a cultura de uma organização, a influência  sobre  a  consciência  de  risco  de  seu  pessoal,  sendo  a  base  para  todos  os  outros componentes do gerenciamento de riscos corporativos, possibilita disciplina e a estrutura. Os fatores do ambiente interno compreendem a filosofia administrativa de uma organização no que diz respeito aos riscos; o seu apetite a risco; a supervisão do conselho de administração; a integridade, os valores éticos e a competência do pessoal da organização; e a forma pela qual a administração atribui alçadas e responsabilidades, bem como organiza e desenvolve o seu  pessoal.  Então,  conclui-se  que  a  cultura  organizacional  pode  influenciar  os  padrões de controles internos definidos.