SóProvas


ID
1467793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que concerne a informação e comunicação e a monitoramento nos sistemas de controle interno, julgue o item subsecutivo.

Os sistemas de informação e comunicação internos de uma organização precisam ser pré-estabelecidos e formais, sendo inadmissíveis as informalidades na identificação de riscos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o COSO, os sistemas de informações podem ser formais ou informais. Conversas com clientes, fornecedores, órgãos reguladores e empregados da organização frequentemente provêm informações críticas necessárias à identificação de riscos e de oportunidades. Da mesma forma, a participação em seminários de profissionais ou da indústria, bem como o ingresso em associações comerciais e outras podem ser fontes valiosas de informações.

    GABARITO: Errada!


    DISPONÍVEL: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpu-controle-interno-prova-comentada/. Acesso em abril de 2015.


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

    "Aquele que quiser ser o 1º, sirva a todos - Marcos: 10;44"
  • Errado.

     

    Informação e Comunicação
     

    13. A organização obtém ou gera e utiliza informações relevantes e de qualidade para apoiar o funcionamento

    do controle interno.

    14. A organização comunica internamente informações, incluindo objetivos e responsabilidades em matéria de

    controle interno, necessário para apoiar o funcionamento do controle interno.

    15. A organização se comunica com partes externas sobre questões que afetam o funcionamento do controle interno.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Errado! E muito errado!

    Muitos aspectos do gerenciamento de riscos corporativos são informais e não estão documentados, mesmo assim, são executados com regularidade e altamente eficazes. Essas atividades podem ser testadas da mesma forma que as atividades documentadas. O fato dos elementos do gerenciamento de riscos corporativos não estarem documentados não significa que não sejam eficazes ou não possam ser avaliados. 

  • A identificação dos riscos não depende necessariamente de uma identificação formal.

    Sabe quando menino entra em casa correndo e a mãe grita: “Menino não corre que o chão tá molhado.”?

    Nesse caso, temos um exemplo de identificação do risco (risco de queda) e a comunicação desse riscos para as pessoas envolvidas sem qualquer tipo de formalidades. Isso também pode ocorrer dentro de uma organização.

    Vejamos o que o COSO diz a respeito desse tema:

    A quantidade de documentação do gerenciamento de riscos corporativos de uma organização varia de acordo com o tamanho, a complexidade e os fatores semelhantes. As grandes organizações geralmente possuem documentação escrita, como manuais de política, organogramas formais, descrições de cargo, instruções de operação, fluxogramas de sistemas e assim por diante. As organizações menores possuem uma documentação consideravelmente menor. Muitos aspectos do gerenciamento de riscos corporativos são informais e não estão documentados, apesar disso são executados com regularidade e altamente eficazes. Essas atividades podem ser testadas da mesma forma que as atividades documentadas. O fato dos elementos do gerenciamento de riscos corporativos não estarem documentados não significa que não sejam eficazes ou não possam ser avaliados. Contudo, um nível apropriado de documentação geralmente implica maior eficácia e eficiência às avaliações.

    Gabarito: ERRADO

  • Errado

    Sistemas de informações, incluindo os respectivos processos de negócios relevantes para a elaboração e divulgação de demonstrações contábeis, compõem-se dos procedimentos para capturar, processar e registrar uma operação, inclui rotinas para identificação de erros e inconsistências.

  • Segundo o COSO,

    Os sistemas de informações podem ser formais ou informais. Conversas com clientes, fornecedores, órgãos reguladores e empregados da organização frequentemente provêm informações críticas necessárias à identificação de riscos e de oportunidades. Da mesma forma, a participação em seminários de profissionais ou da indústria, bem como o ingresso em associações comerciais e outras podem ser fontes valiosas de informações.

    Resposta errado