SóProvas


ID
1468105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito da administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.

O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto. Orçamento de desempenho =   Processo orçamentário que inova a orçamentação tradicional, por incluir, além da explicitação dos itens de gasto de cada unidade, uma dimensão programática, ou seja, a explicitação do programa de trabalho, que deve ser realizada com recursos que estão sendo destinados à unidade. A destinação dos recursos é prioritária em relação ao gasto em si.

  • Segundo o Prof. Fernando Gama (EVP):

    Na fase do orçamento tradicional, a peça orçamentária existente era conhecida como orçamento clássico ou tradicional, este orçamento caracterizava-se por ser um documento onde apenas constava a previsão da receita e a autorização da despesa, classificando estas últimas por objeto do gasto e distribuídas pelos diversos órgãos, para o período de um ano.

    Neste tipo de orçamento não havia nenhuma preocupação com as reais necessidades da administração ou da população e não se consideravam objetivos econômicos e sociais. É um planejamento dissociado do planejamento. Além disso, era corrigido monetariamente de acordo com o que se gastava no exercício anterior. Sua principal característica: dar ênfase aos objetos de gastos.

    Antes do advento da Lei 4.320/64, o orçamento utilizado pelo Governo Federal era o orçamento tradicional.

    O orçamento tradicional evoluiu para o orçamento de desempenho, também conhecido como orçamento de realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra.

    O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

    Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento.

  • Gabarito: CERTO

    ORÇAMENTO CLÁSSICO OU TRADICIONAL

    ·  Simples documento de previsão de receitas e autorização de despesas;

    ·  Não tinha objetivos

    ·  Não tinha indicadores de desempenho

    ·  Dissociado dos planos

    ·  Representava uma solicitação do executivo ao legislativo

    ·  Tinha foco no controle

    ·  “INSTRUMENTO DE CONTROLE”

    ·  “lista de compras”

    ·  “aquisição a fazer”

    ·  preocupação apenas com o objeto do gasto. / Ênfase naquilo que se compra.

    ·  ênfase nas necessidades das unidades organizacionais e nos aspectos contábeis

    ·  função principal é o controle político.

    ORÇAMENTO DE DESEMPENHO

    ·  objetivos a alcançar e não apenas objetivos a adquirir

    ·  já apresentava programas de trabalho

    ·  já buscava ligar os gastos aos objetivos

    ·  verificava o quê o governo fazia e não o que comprava

    ·  buscava a obtenção de resultados (ênfase nos resultados)

    ·  “lista de objetivos”

    ·  “INTRUMENTO DE ADMINISTRAÇÃO”

    ·  não era vinculado ao planejamento

    ·  preocupação com o objetivo do gasto / ênfase naquilo que se faz.

    ORÇAMENTO-PROGRAMA

    ·  indicadores de desempenho

    ·  integração planejamento-orçamento

    ·  quantificação de objetivos e fixação de metas

    ·  indicadores de metas para medir as realizações

    ·  ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta

    ·  INTRUMENTO DE PLANEJAMENTO

    ·  as ações governamentais são planejadas e estruturadas através de programas, pois a preocupação maior do Estado não é saber simplesmente o objeto do gasto público, mas sim o objetivo do gasto, os trabalhos desenvolvidos em prol da população, ou seja, os produtos ou serviços oferecidos à sociedade.


  • Orçamento Tradicional ou Clássico

    "A falta de planejamento da ação governamental é uma das principais características do orçamento tradicional."

    Orçamento de Desempenho ou Por Realizações

    "(...) enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional. Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto de gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas."

    Fonte: MENDES, Sérgio. Administração financeira e orçamentária. 4. ed. Editora Método, São Paulo. P. 213.

  • Orçamento Clássico/Tradicional - Tem haver com os gastos com o pessoal.


    Orçamento Desempenho - Somente, focado em resultados, não se preocupando com os gastos.
  • CORRETO
    O orçamento de desempenho ou por realizações enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional. Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto do gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas. Nesse modelo orçamentário inexiste um instrumento central de planejamento das ações do Governo vinculado à peça orçamentária.

    (CESPE/ANALISTA/SAD-PE/2010) O orçamento por desempenho caracteriza-se pela forte vinculação ao sistema de planejamento. E

    (CESPE/TÉCNICO/STM/2011) O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. E
     
    (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) O orçamento de desempenho está dirigido mais para os produtos gerados pela administração pública que pelos resultados propriamente ditos. E

    (CESPE/CONTADOR/IPAJM-ES/2010) No orçamento de desempenho, em
    sua concepção mais recente, os produtos obtidos pela ação governamental são muito mais relevantes que os resultados econômicos e sociais alcançados. E

    VAMO!!!!!!!!FOCOOO!!!TREINO!!!!!
    Sergio Mendes

  • Galera , apenas contribuindo...

    Orçamento de Desempenho ou de Realizações

    * a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si.

    Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, entenda-se que o Orçamento de Desempenho não deve ser classificado como orçamento-programa, pois lhe falta uma característica principal, qual seja, a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.

    Fonte: 

    Administração, Orçamento e Contabilidade Pública — Sergio Jund


  • CERTO

    --------------

    O Orçamento de Desempenho prioriza mais o desempenho dos gastos do que o próprio gasto em si.

  • Orçamento de desempenho (ou por realizações) - Enfatiza o RESULTADOS dos gastos e não apenas o gasto em si. O gestor começa a se preocupar com os benefícios dos diversos gastos e não apenas com seu objeto. 
    - Orçamento tradicional (ou clássico) - Demonstra uma despreocupação do gestor público com o atendimento das necessidades da população, pois considera apenas as NECESSIDADES FINANCEIRAS das unidades organizacionais


  • a minha duvida foi somente no fato dele afirmar que há programas no orçamento por desempenho...

  • E eu aqui pensando que por ser a evolução, não se distinguiría rsrs

     

    Segue o jogo

  • O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico... CERTO

    O orçamento de desempenho (ou funcional) não se limita a analisar os objetos de gasto (não dá ênfase à despesa apenas). Os resultados alcançados por meio desses gastos também são considerados. Isso é o que se chama de análise de eficácia, que é o maior ou menor grau de alcance dos resultados a que se propuseram os responsáveis pelo orçamento. 

  • GABARITO: CERTO

    .

    Evolução do orçamento público:

    .

    1°) Clássico ou Tradicional - se caracterizava por ser um documento apenas de previsão de receita e autorização de despesa. Classificava as despesas por objetos de gastos. Não cogitava em atender as necessidades da administração e da coletividade, nem considerava objetos econômicos e sociais. Era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior.

    .

    2°) Orçamento de Desempenho ou de Realizações - verificava o que o governo fazia e não apenas o que gastava. Buscava ligar os gastos aos objetivos. Apesar dos objetivos previstos, não era vinculado ao planejamento.

    .

    3°) Orçamento Programa (utilizado atualmente) - expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários a sua execução.

    .
    Vantagens do orçamento programa:

    .
    - melhor planejamento das ações;
    - mais precisão na elaboração dos orçamentos;
    maior oportunidade para redução dos custos;
    - facilidade na identificação de duplicidade de funções;
    - melhor controle na execução do programa;
    - ênfase no que a instituição realiza e não no que ela gasta;

    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: CERTO
    .

    - O orçamento por desempenho enfatiza o desempenho organizacional, preocupando-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si, pois não é mais apenas um documento de previsão de receita e autorização de despesas. De fato, ele foi uma evolução se o compararmos com o orçamento tradicional, mas ainda lhe falta vinculação entre planejamento e orçamento.
    .
    - O Orçamento de Desempenho ou de Realizações constitui-se numa evolução em relação ao orçamento tradicional. Nele evidencia-se a preocupação com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Buscava-se a definição dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se faziam necessários, ou seja, a preocupação era saber "as coisas que o governo faz, e não as coisas que o governo adquire", enfatizando, dessa forma, as realizações governamentais em cada programa. Apesar de ter sido um passo importante em direção à racionalidade orçamentária, falta-lhe ainda uma característica importantíssima: a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações do governo.
    .
    - O orçamento de desempenho consiste numa das primeiras modalidades de orçamentação moderna (comparada com o orçamento tradicional), posteriormente identificado como a expressão inicial do que viria a ser chamado de orçamento programa ( embora, pela falta de vínculo ao planejamento, não possa ser considerado ainda o orçamento programa).
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: CERTO
    .

    .

    ORÇAMENTO DESEMPENHO

    .

    .

    Q90853 - CESPE 2011 - O orçamento de desempenho é a mais recente evolução do orçamento-programa, fruto das pressões sociais por serviços públicos de melhor qualidade e por mais transparência na gestão pública. ERRADO
    .
    Q18172 – CESPE 2009 - O orçamento de desempenho, também identificado como orçamento moderno, é aquele elaborado com base nos programas de trabalho de governo que serão executados durante o exercício financeiro. ERRADO
    .
    Q58202 – CESPE 2010 - O orçamento de desempenho, voltado para a definição dos propósitos e objetivos próprios dos créditos orçamentários, corresponde ao que, nos dias de hoje, se convencionou chamar de orçamento-programa. ERRADO: Não se trata de uma convenção, pois no orçamento de desempenho não havia planejamento.
    .
    Q298611 – CESPE 2013 - O orçamento de desempenho pode ser considerado uma importante evolução no processo de integração entre orçamento e planejamento. Uma de suas principais características é a apresentação dos propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários. CERTO
    .
    Q489366 - CESPE 2015 - O orçamento de desempenho, por considerar o resultado dos gastos e os níveis organizacionais responsáveis pela execução dos programas, distingue-se do orçamento clássico ou tradicional. CERTO
    .
    Q331159 – CESPE 2013 - Como técnica orçamentária, o orçamento de desempenho negligencia os propósitos e objetivos dos créditos, priorizando a construção de indicadores que permitam a aferição dos resultados a partir de medidas simples e objetivas de desempenho. ERRADO.
    .
    Q627575 – CESPE 2013 - No orçamento de desempenho, consideram-se os seguintes fatores para a mensuração da atuação: economia de custos ou insumos, eficiência técnica na obtenção dos produtos e eficácia dos resultados pretendidos pelas políticas governamentais. CERTO.
    .
    Q359677 – CESPE 2009 - No orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios. ERRADO.
    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará a sua aprovação!!

    .

    Luiz Claudio

  • GABARITO: CERTO

    .

    .

    ORÇAMENTO CLÁSSICO ou TRADICIONAL

    .

    .

    Q603030 – CESPE 2016 - O orçamento tradicional ou clássico adotava linguagem contábil-financeira e se caracterizava como um documento de previsão de receita e de autorização de despesas, sem a preocupação de planejamento das ações do governo. CERTO

    .

    Q199238 – CESPE 2011 - A vinculação ao planejamento constitui a principal característica do orçamento tradicional transferida ao orçamento-programa. ERRADO

    .

    Q65754 – CESPE 2010 - Uma das diferenças essenciais entre o orçamento tradicional e orçamento-programa diz respeito ao planejamento. Enquanto o orçamento tradicional é o elo entre o planejamento e as funções executivas da organização, no orçamento-programa, os processos de planejamento e programação são dissociados. ERRADO

    .

    Q47246 – CESPE 2009 - Uma das vantagens do orçamento-programa em relação ao orçamento tradicional é a possibilidade de se conjugar a formulação do orçamento ao planejamento governamental. CERTO

    .

    Q286958 – CESPE 2012 - A alocação dos recursos visa, no orçamento tradicional, à aquisição de meios e, no orçamento-programa, ao atendimento de metas e objetivos previamente definidos. CERTO

    .

    Q699475 – CESPE 2016 - A técnica orçamentária na qual a estrutura do orçamento dá ênfase aos aspectos contábeis de gestão é a do orçamento tradicional. CERTO

    .

    Q104049 – CESPE 2011 - Os processos de planejamento e de programação são dissociados no orçamento tradicional; já as técnicas utilizadas na elaboração do orçamento-programa primam pelo orçamento como elo entre o planejamento e as funções executivas da organização. CERTO

    .

    Q627578 – CESPE 2013 - No orçamento tradicional, utilizam-se indicadores e padrões de medição para a avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de governo. ERRADO

    .

    Bons estudos! Com fé e dedicação com certeza alcançará sua aprovação!

    .

    Luiz Claudio

  • Orçamento com base no desempenho organizacional significa que as unidades gestoras são contempladas com recursos orçamentários, conforme o desempenho do exercício anterior. Nesse tipo de orçamento a ênfase recaía nas ações do governo, ou seja, o foco estava básicamente nos resultados, com desvinculação entre planejamento e orçamento.

    FONTE: Alfacon

  • Orçamento desempenho:
    - duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas (toda ênfase reside no desempenho organizacional).
    - orçamento funcional.

    - instrumentaliza a ação gerencial – propósitos e objetivos.
    - custos dos programas propostos e se consideram dados quantitativos que meçam realizações
    - não possui ainda a vinculação a um instrumento central de planejamento das ações de governo

    GAB CERTO

  • O orçamento de desempenho ou por realizações enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional. Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto do gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas. Nesse modelo orçamentário inexiste um instrumento central de planejamento das ações do Governo vinculado à peça orçamentária.
    CERTO

  • Questão perfeita! Foi isso mesmo que nós vimos!

    O orçamento de desempenho enfatiza o resultado dos gastos (o desempenho organizacional) e não apenas o gasto em si, não apenas o objeto do gasto. Quem fazia isso era o orçamento clássico. Por isso, ele distingue-se mesmo do orçamento clássico.

    Gabarito: Certo

  • O orçamento de desempenho ou por realizações (ou ainda, orçamento funcional) enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A ênfase reside no desempenho organizacional. Caracteriza-se pela apresentação de dois quesitos: o objeto de gasto (secundário) e um programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas.

    Gabarito Certo

    Fonte Estratégia Concursos

  • Gab: CERTO

    Orçamento de Desempenho: durante a evolução do orçamento tradicional para o orçamento programa houve o orçamento de desempenho, ou por realizações. Sua maior característica é, ainda, a desvinculação com o planejamento, ele procura saber o que o governo faz e não o que compra. A ênfase é no RESULTADO.

    ---------------

    FONTE: Meu resumo de AFO, pág. 15. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe o seu!

  • O orçamento desempenho ou realizações tem um objetivo pro gasto + programa com ações a serem desenvolvidas (não há vinculação obrigatória entre planejamento e execução) enquanto o orçamento clássico é somente para controle com foco no gasto em si, sem objetivo.

    Questão correta.