SóProvas


ID
1468294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em relação ao controle interno administrativo no âmbito do Poder Executivo federal, julgue o item a seguir.

Os princípios de controle interno administrativo incluem a previsão para que os funcionários gozem férias regularmente e a redução de rodízio entre as funções, a fim de melhorar a eficiência dos profissionais em relação aos serviços prestados.

Alternativas
Comentários
  • AUMENTO do rodízio, e não redução!

  • 4.5.1 Princípios de controle interno administrativo Constituem-se no conjunto de regras, diretrizes e sistemas que visam ao atingimento de objetivos específicos, tais como: 

    — relação custo/benefício - consiste na avaliação do custo de um controle em relação aos benefícios que ele possa proporcionar; 

    — qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários - a eficácia dos controles internos administrativos está diretamente relacionada com a competência, formação profissional e integridade do pessoal. É imprescindível haver uma política de pessoal que contemple: 

    — seleção e treinamento de forma criteriosa e sistematizada, buscando melhor rendimento e menores custos; 

    — rodízio de funções, com vistas a reduzir/eliminar possibilidades de fraudes; e 

    —obrigatoriedade de funcionários gozarem férias regularmente, como forma, inclusive, de evitar a dissimulação de irregularidades. 

    FONTE: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/uuid/dDocName%3A1042081

  • E

  • O gozo de férias regularmente e o rodízio de funções também fazem parte dos princípios e diretrizes gerais do controle administrativo. O erro da questão está na afirmação de REDUÇÃO de rodízio entre as funções, contrariando a norma, que estimula tais rodízios.

  • Rodízio e segregação diminuem os riscos.