SóProvas


ID
1468423
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz Gustavo é o gerente de um grupo de 6 integrantes que vêm exteriorizando desacordos extremos sobre as metas e critérios de desempenho dos membros da equipe. O grupo está em risco de entrar em colapso e encontra-se dividido entre as lideranças de dois membros do grupo, de Antônio, de um lado, e de Tereza, de outro. Há diferenças irreconciliáveis, resultando em interferências e oposições. Ao procurar tratar o conflito, Luiz Gustavo deverá considerar as afirmações apresentadas abaixo.

I. Conflitos são sempre nefastos ao ambiente interno da organização.
II. Um grupo sem conflitos se mantém viável, autocrítico e criativo.
III. Os níveis dos conflitos podem ser reduzidos por meio de ferramentas como é o caso da “conciliação”.
IV. Gerentes e todos os membros das equipes devem ter mentalidade preventiva para evitar conflitos de quaisquer naturezas e intensidades.

Sobre as afirmações acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

Alternativas
Comentários
  • I - Esta era uma visão corroborada pelos autores antigos. A doutrina de Administração e de Desenvolvimento Pessoal não recepciona tal fundamento pois o conflito — quando bem administrado —  pode proporcionar vantagens para uma organização. 

    II - Durante um tempo essa paz acaba.  Se uma equipe ou um grupo presenciar essas característica pode ser acometida pelo estado de letargia.

    IV - O problema desse item está numa visão generalista que não leva em consideração, de fato, do conflito.

  • Gabarito letra D.

    Quando bem administrado, o conflito pode ser positivo para a organização!

    Esse tipo de conflito é chamado de conflito funcional (construtivo ou positivo). Quando o confliito é moderado, ele promove um maior esforço no trabalho, maior criatividade e cooperação. De acordo com pesquisas, um nível razoável de conflito no nível estratégico de uma organização pode levar à tomada de decisões mais acertadas.

     Quando o confliito é muito baixo ou muito intenso, ele é chamado de confliito disfuncional (destrutivo ou negativo). Se o conflito for muito baixo, pode ocorrer uma complacência, uma acomodação. Já se for muito intenso, poderá levar as pessoas a perder um tempo valioso, pois estarão envolvidas em conflitos e não no trabalho.

     

    Fonte: Prof:Rodrigo Rennó