SóProvas


ID
1468507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria

Julgue o próximo item, referente a estrutura organizacional, objetivos e componentes que fundamentam o controle interno.

Na avaliação de riscos, que é uma categoria de objetivos do controle interno, uma condição prévia é apurar o nível de impacto de possíveis mudanças no resultado decorrente dos componentes, já que os insumos se originam em diferentes níveis da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de Risco é componente e não categoria de objetivos.

    Categoria de Objetivos: 1- Eficiência e Efetividade Operacional, 2- Confiança nos registros, 3- Conformidade

    Componentes: 1- Ambiente de Controle, 2- Avaliação de Risco, 3- Atividades de Controle, 4- Informação e Comunicação, 5- Atividades de Monitoramento.

  • Segundo a estrutura integrada COSO I, existe uma relação direta entre os objetivos, os componentes e a estrutura da organização; e essa relação é representada por um cubo tridimensional:

    - as 3 categorias de objetivos (operacional, divulgação e conformidade) representadas pelas colunas;

    - os 5 componentes (ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação & comunicação, e atividades de monitoramento) representados pelas linhas; e

    - a estrutura organizacional (nível de entidade, divisão, unidade operacional, função) representada na 3ª dimensão.

  • desatento perde fácil essa!


    eu perdi


    categoria != componente

  • várias questões tentado confundir os termos "COMPONENTE"  e "objetivo"

    Lembrem-se, e pode marcar sem medo sempre:

    componente # objetivo

    bons estudos!

  • Complementando sobre as 3 Categorias de objetivos do Controle Interno:

    • Operacional – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.

    • Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade.

    • Conformidade – Esses objetivos relacionam-se ao cumprimento de leis e regulamentações às quais a entidade está sujeita.

  • essa questão é sobre auditoria interna, da matéria de auditoria... e não "controle externo"

  • “Na avaliação de riscos, que é uma categoria de objetivos do controle interno” . Uepa!!

    Avaliação de riscos é componente do controle interno e não categoria de objetivo. Vamos relembrar as categorias de objetivos:

    Gabarito: ERRADO

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Segundo o COSO II (Gerenciamento de Riscos Corporativos - Estrutura Integrada), são 4 (quatro)  as  categorias  de  objetivos  (estratégicos,  operacionais,  de  comunicação  e conformidade). 

    De cara, o item erra ao dizer que a avaliação de riscos é uma categoria de objetivos. A avaliação de riscos é, na verdade, um dos componentes do gerenciamento de riscos corporativos.

    Além  disso,  na  Avaliação  de  Riscos  –  os  riscos  identificados  são  analisados  com  a finalidade de determinar a forma como serão administrados e, depois, serão associados aos objetivos que podem influenciar.