-
Correto. Os testes substantivos são compostos pelos testes de transações e saldos e pelos procedimentos de revisão analítica.
FONTE: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-cge-pi-prova-comentada/
-
A revisão analítica consiste no exame minucioso de todo o fluxo de controles internos e das operações de determinada natureza ou de certo período do ano. Portanto, constitui uma forma essencial do teste substantivo.
Teste substantivo é o tipo empregado elo auditor para obter evidências sobre os saldos e transações apresentadas pela empresa.
Fonte: Testes em auditoria: uma revisão conceitual aplicável na prática. Prof. MSc. Cláudio Marcelo Rodrigues Cordeiro
-
O link abaixo traz 114 slides com um excelente resumo sobre auditoria, inclusive os tipos de teste (substantivos e em detalhes) e suas dimensões (exatidão, ocorrência, integridade, corte, classificação e assim por diante). Resume bem a parte do TCU/2015.
http://pt.slideshare.net/fabioavela/auditoria-de-inventrios
-
Os Testes e Procedimentos de Auditoria se dividem em: TESTE DE CONTROLE ou TESTE SUBSTANTIVO
- TESTE DE CONTROLE ( = TESTE DE OBSERVÂNCIA)
Tem como objetivo obter razoável segurança de que o CONTROLE INTERNO funciona corretamente, mede a eficácia deste controle.
- TESTE SUBSTANTIVO
Tem como objetivo obter evidências de que os valores constantes nos sistema contábil são suficiente, válidos e exatos. Ou seja, objetiva detectar se há distorções relevantes.
É composto por dois procedimentos: teste de detalhes (teste de transações e saldos) e procedimento substantivo analítico (procedimento de revisão analítica).
O TESTE DE DETALHES fornece evidências quanto à adequação dos registros de fatos contábeis.
O PROCEDIMENTO SUBSTANTIVO ANALÍTICO verifica o comportamento de valores significativos.
-
teste substantivo = TTS + PRA
legenda:
TTS = testes de transações e saldos
PRA = procedimentos de revisão analítica
bons estudos!
-
Gabarito: Correto
Enquanto os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento, os testes substantivos visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade, dividindo-se em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
Fonte: Estratégia Concursos - Auditoria - Apostila 03, Pag 4 - Professor Rodrigo Fontenelle
-
Os testes substantivos tem o maior volume nos trabalhos de auditoria, justamente devido as análises e revisões analíticas nos documentos e processos.
-
Atenção, pois a revisão analítica também poderá ser utilizada nos testes de observância. O nível de tolerância pode ser um valor monetário, um valor percentual ou a combinação de ambos. Realmente os procedimentos de revisão analítica são realizados durante a aplicação dos testes substantivos. por ocasião dos testes de observância também. Se o enunciado trouxesse " SOMENTE durante a aplicação dos testes substantivos",estaria ERRADO.