-
A e B - a virgula separa o sujeito do verbo.
C - o termo após a preposição não é o sujeito da oração, por isso admite-se a contração da preposição com o artigo.
" Apesar da internet, ainda envio carta pelo correio."
D - Tenho dúvida. Mas, possivelmente, o erro está na ordem dos objetos após o verbo impingir que, neste caso, tem bitransitividade.
" Apesar de a internet ter impingido novas formas de ler aos leitores..."
E - Idem C.
Se alguém puder esclarecer melhor ou me corrigir se eu estiver errado, agradeço.
Bons estudos :)
-
também acho que o erro estaria no emprego da preposição na letra d, acho que o correto seria "impingido OS leitores A novas formas de ler", considerando o sentido de "obrigar alguém a aceitar algo".
-
O erro da D não estaria no "de a"? Pq impingir é VTD e I, então está certa correta a oração com um OD e outro OI.
-
Acredito que o erro da D seja de sentido: a frase da forma como foi construída não faz sentido. A primeira oração faz uma ressalva quanto às novas formas de ler atribuídas à internet, logo, a segunda oração deveria contrapor-se a essa idéia, o que não acontece.
Apesar de a internet ter impingido aos leitores novas formas de ler, os internautas mobilizam estratégias diversificadas de leitura.
-
Letra D - Apesar de a internet ter impingido aos leitores novas formas de ler, os internautas mobilizam estratégias diversificadas de leitura. (Errada)
Vejamos:
Impingir significa forçar. No contexto, o uso de "apesar de" não estabelece uma relação lógica, pois a relação é de causa-efeito, a saber: Visto a internet ter forçado aos leitores novas formas de ler, os internautas mobilizam/mobilizaram estratégias diversificadas de leitura.
-
Só vamos se atentar que a questão pede COERÊNCIA... tem erros claros de português mas a pergunta nada disse quanto a ortografia!
-
GABARITO: E
Apesar da internet, os livros impressos continuarão a ser produzidos.
***Basta inverter a frase e verificar a coerência: Os livros impressos continuarão a ser produzidos, apesar da internet.
-
Or Subord. Adverbial CONCESSIVA antecipada, VÍRGULA OBRIGATÓRIA.
Bons estudos.