SóProvas


ID
146872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode ser definida como um processador, no
qual os insumos - pessoas, informação, conhecimento, espaço,
tempo, dinheiro e instalações - são geridos de modo a atingir,
da melhor forma possível, os objetivos que lhe são próprios.
E, mediante o alcance desses objetivos, os fornecedores daqueles
insumos são remunerados, o que os faz fornecer, novamente, os
insumos para a transformação social. Dentro desse contexto de
organizações, julgue os itens seguintes.

A teoria da liderança situacional procura definir qual estilo de liderança se ajusta melhor a cada situação organizacional. Para atingir-se esse propósito, deve-se, preliminarmente, diagnosticar a situação existente.

Alternativas
Comentários
  • Teoria Contingencial ou Situacional
    Esta teoria procura identificar qual dos fatores situacionais é mais importante e prever o estilo de liderança que será mais eficaz em determinada circunstância. Os teóricos da contingência defendem a noção de que não existem estilos de liderança universalmente adequados.
    O princípio fundamental das teorias situacionais de liderança é que a eficácia do líder reside na sua capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situação.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-de-lideranca/22664/
  • Os que defendem a tese da liderança situacional advogam que o comportamento do líder é o previsto na curva de maturidade, isto é, o comportamento do líder deve variar conforme a maturidade dos liderados. A forma ideal de atuação do gerente pode ser resumida na maneira como ele deve agir em relação aos subordinados para obter resultados.

    Se os subordinados têm maturidade muito baixa o estilo do gerente deve ser o que Reddin define como dedicado. A forma mais eficaz para obter resultados dos subordinados será por meios de ordens. Assim o gerente deve determinar ou ordenar.

    À medida que aumenta o nível de maturidadedos subordinados não adianta ordenar, será preciso que os subordinados compreendam a razão das ordens. Deverá, portanto, persuadir. Este estilo de gestão estaria próximo ao que Reddin denomina integrado.

    Aumentando ainda mais a maturidade dos subordinados o gerente não deveria decidir sozinho, mas compartilhar a decisão. Este estilo estaria próximo do estilo que Reddin define como relacionado.

    Finalmente, quando os subordinados têm alta maturidade a melhor forma de obter resultados seria estabelecer aonde se deseja chegar e deixar aos subordinados a escolha da maneira mais adequada. Ele deveria , portanto, delegar. Este estilo é o que Reddin chama de separado.

    Administração - Princípios e Tendências
    Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn
    2ª edição, Editora Saraiva
  • CERTO

     
    Liderança situacional é aquela que leva em consideração a situação (contexto, participantes, objetivos) para definir a melhor liderança a ser adotada. De acordo com essa teoria, não existe estilo de liderança ideal: cada situação tem características próprias e corresponde a um estilo de liderança adequado. O item enuncia um princípio clássico da administração e que se aplica a praticamente qualquer ferramenta ou processo organizacional: devemos diagnosticar (conhecer) a situação existente para saber como deverá agir a liderança.
  • Liderança situacional: É aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que eledetecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação.

  • Complementando...

    CORRETA. Conforme a teoria SITUACIONAL OU CONTINGENCIAL, não existe um estilo de líder ideal para as organização e sim aquele que se encaixa perfeitamente à situação. Obviamente, antes da escolha do estilo de líder, deve existir um diagnóstico da situação atual. 

  • Teoria situacional/contingencial.

    A liderança deve ser adequada a cada situação. 

  • CERTO

     

     

    VEJAM UM EXEMPLO DA TEORIA SITUACIONAL NA PRÁTICA:

     

     

     

     

    (CESPE - SEBRAE - ANALISTA TÉCNICO I – SETOR DE PESSOAL)

     

    Um exemplo de liderança situacional é a exercida pelo capitão de um time de futebol. Em dia de jogo, o capitão lidera a equipe e, em situação de treinamento, quem lidera os jogadores é o técnico do time. (CERTO)

  • maturidade 1 2 3 4